Buscar

história do desihn A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Segundo a descrição de Meggs (2009, p. 318) sobre a poesia futurista: “O número de junho de 1913 publicou artigo de Marinetti que conclamava uma revolução tipográfica contra a tradição clássica. A harmonia era rejeitada como qualidade do design porque era indiferente aos ‘saltos e explosões’ de estilo que perpassavam a página. Numa página, três ou quatro cores de tinta e vinte tipos diferentes (itálicos para impressões rápidas, negritos para ruídos e sons violentos) podiam redobrar a força expressiva das palavras. Barulho e velocidade, duas condições dominantes da vida do século XX, eram expressos na poesia futurista. Marinetti escreveu que um homem que testemunhou uma explosão não se detém para conectar gramaticalmente suas orações, mas lança a seus ouvintes gritos e palavras estridentes. Ele conclamava os poetas a se libertarem da servidão à gramática e abrir novos mundos de expressão”.
	
	
	Os dois primeiros poemas utilizam as letras para contestar o servilismo à gramática e promover o movimento e o dinamismo típicos das máquinas e das grandes cidades.
	André Breton foi um dos idealizadores do surrealismo e escritor de alguns manifestos surrealistas, conhecido por sua tendência à teorização e à organização.
Segundo Ades, “Afirma Breton que a origem de seu interesse pelo automatismo foi Freud. Como estudante de medicina, trabalhara na Clínica Charcot sob a orientação do neurologista Babinski. Escrevendo no manifesto sobre os anos que antecederam a guerra, diz Breton: ‘Completamente ocupado com Freud, decidi obter de mim mesmo um monólogo pronunciado o mais rápido possível”.
 
I. Breton foi responsável por difundir o trabalho do surrealismo baseado na obra de Freud.
II. Breton fundamentou a teoria surrealista na obra de Freud.
	
	
	Muito bem! André Breton ajudou a difundir os estudos de Sigmund Freud na França e utilizou a teoria freudiana para produzir parte da teoria surrealista.
	A respeito das intenções da Deutscher Werkbund , Meggs afirma: “Os líderes do grupo, entre os quais Hermann Muthesius, Henry van de Velde e Behrens, eram influenciados por William Morris e o movimento inglês Arts and Crafts , mas com diferenças importantes: enquanto Morris sentia repulsa pelos produtos da era da máquina e defendia um retorno ao artesanato medieval em protesto romântico contra a Revolução Industrial, a
Werkbund reconhecia o valor das máquinas e advogava o design como meio para conferir forma e significado a todas as coisas feitas pelas máquinas, inclusive os edifícios. Propunham uma filosofia de Gesamkultur, isto é, uma nova cultura universal num ambiente artificial totalmente reformado. O design era visto como o motor que poderia impelir a sociedade adiante para alcançar a Gesamkultur. Logo depois de formada a Werkbund, surgiram duas facções”.
 
I. Herman Muthesius era um dos líderes que defendia o design adaptado à indústria.
III. Peter Behrens participava do grupo de Henry van de Velde e apoiava a inspiração artística, independentemente dos processos industriais.
IV. Herman Muthesius acreditava que a forma deveria ser determinada pela adaptação do design aos processos de produção.
	
	
	Muito bem! A resposta está correta. Herman Muthesius liderava a corrente que acreditava que o design tinha de ser pensado e adaptado à produção das máquinas; Henry van de Velde e Peter Behrens defendiam a independência da criação artística em relação à máquina.
	Segundo Torrent e Marín, a Deutscher Werkbund buscava articular o trabalho artesanal e o industrial para gerar o desenvolvimento da economia: “Com todos esses antecedentes e apoiada por políticas muito concretas, se constituiu a Deutscher Werkbund , que em seu programa de 1910 sintetizou algumas de suas ideias, expondo o seu desejo de fazer uma seleção das melhores forças da arte, da indústria, do artesanato e do comércio. Se apropriando do melhor trabalho artesanal, da sua qualidade e dedicação”.
 
Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base, qual era o principal objetivo político para que a Deutscher Werkbund se dedicasse à melhoria do artesanato e da indústria?
		
	Levar a Alemanha a se tornar uma potência industrial igual aos Estados Unidos e ao Reino Unido, competindo pelos principais mercados globais.
	
	O movimento foi patrocinado pelo Estado alemão como forma de aprimorar a qualidade dos produtos artesanais e industriais, com o objetivo de alavancar a competitividade da Alemanha no mercado mundial, igualando-a aos EUA e ao Reino Unido.
	A arquitetura do Estilo Internacional apresenta características peculiares, as quais se relacionavam especialmente aos materiais específicos da produção industrial. Com base nessas informações, observe com atenção as seguintes obras arquitetônicas do Estilo Internacional:
 
Considerando os conhecimentos adquiridos no texto-base a respeito das características do Estilo Internacional, aparentes nos modelos arquitetônicos apresentados, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Utilizavam o vidro e o concreto, pois são matérias-primas popularizadas pela industrialização.
II. Desconsideravam a ornamentação, pois não qualificava os aspectos funcionais da arquitetura.
 
	
	
	O Estilo Internacional prezava pelo uso de materiais industrializados como o vidro e o concreto e evitava a utilização de ornamentos.
	O Estilo Internacional buscava aproximar o processo de industrialização da arquitetura, como complementa Bhaskaran: “Caracterizado pelo emprego de materiais industriais, como o cristal e o aço, assim como pela aproximação utilitarista e descarada da arquitetura e do interiorismo, o estilo internacional alcançou seu apogeu máximo durante os anos 60. Na medida em que foi evoluindo, alguns designers como Eero Saarinen e Charles Eames o humanizaram, constratando formas geométricas e orgânicas, enquanto outros, como Kenzo Tange, o levaram ao extremo da desumanização dos materiais e superfícies, em um estilo chamado ‘estilo brutalista’ ”.
 
I. A utilização do espaço, em contraste com a solidez.
III. O foco no equilíbrio, e não na simetria da composição.
IV. O baseamento das técnicas de produção em massa.
 
	
	
	Muito bem! A resposta está correta. O Estilo Internacional prezava pelo uso de materiais industrializados, baseou-se nas técnicas de produção em massa e evitava a utilização de ornamentação.
	Gombrich, apresenta uma das questões que fundamentou o trabalho dos surrealistas: “Muitos surrealistas ficaram muito impressionados com os escritos de Sigmund Freud, que havia demonstrado que, quando as ideias que temos enquanto acordados se encontram entorpecidas, a criança e o selvagem que existem entre nós assumem o comando. Foi por essa razão que levou os surrealistas a proclamar que a arte não pode nunca ser produzida somente com base na razão plenamente desperta. Admitiam que a razão poderia criar a ciência, mas que somente a desrazão poderia criar a arte”.
 
	
	
	Salvador Dalí utiliza a justaposição de diferentes elementos, técnica que possibilita a criação de diferentes planos na mesma obra. Além disso, a mistura de diversos elementos oníricos que podem ser claros, confusos ou fundidos aos objetos reais cria uma representação de sonho, característica do surrealismo.
· 
	O Estilo Internacional surgido após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) tornou-se um movimento dominante ao redor do mundo até meados de 1965, conforme afirma Bhaskaran: “Quando a Bauhaus se dissolveu, no ano de 1933, professores da instituição emigraram para os Estados Unidos, muitos por meio do Reino Unido. Desde ali continuaram promovendo a filosofia da Bauhaus mediante exposições, comissões arquitetônicas e ocupando cargos de grande renome depois da guerra”.
 
Os que fizeram parte do Estilo Internacional foram:
 Walter Gropius e Ludwig Mies van der Rohe, entre outros.
	
	
	
· 
	Segundo Golding: “Em Les demoiselles temos, embora de maneira experimental e desajeitada, um novo enfoque do problema da representação de volumes tridimensionais numa superfície bidimensional. É aí que residea originalidade suprema desse quadro”.
 
Os cubistas utilizavam a representação facetada geométrica. De acordo com as informações expostas, e considerando os conhecimentos adquiridos no texto-base a respeito do uso das formas geométricas do cubismo, analise as afirmativas a seguir.
III. O cubismo  buscava a representação de um objeto por meio de vários pontos de vista diferentes.
 
	
	O cubismo buscava representar um mesmo objetivo de vários pontos de vista diferentes, utilizando, assim, formas geométricas para atingir essa planificação da perspectiva com maior facilidade.

Outros materiais