A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
QUESTIONÁRIO I - GEOMETRIA PLANA FAVENI

Pré-visualização | Página 1 de 2

➜ QUESTIONÁRIO I – GEOMETRIA PLANA
· A BNCC estava prevista desde 1988, chegando de fato à consolidação em 2017, quando foi apresentada a sua versão final, após cuidadoso estudo e formulação. Qual alternativa mais se adapta ao tipo de aprendizagem que a ​​​​​​​BNCC propõe?
Resposta Marcada :
Aprendizagem significativa, contemplando sua região e o todo nacional.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· A BNCC propõe para todos os segmentos de ensino competências gerais e específicas para cada componente em seu nível ne ensino. Nesse sentido, é possível afirmar que:
Resposta Marcada :
As competências específicas de cada área, quando apreendidas e articuladas, permitem que o aluno adquira as competências gerais.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· A BNCC é o resultado de um movimento de organização da educação nacional que remonta ao período de reorganização social pós-ditadura. Como base curricular e instrumento social e historicamente construída, qual alternativa melhor representa a natureza da BNCC?
Resposta Marcada :
Base curricular, prescrita, com participação social ativa, desvinculada de iniciativas político-partidárias.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Competências gerais e competências específicas são propostas pela BNCC em todos os segmentos de ensino, para cada componente em seu nível de ensino. No interior dos níveis de ensino são articuladas habilidades dentro das unidades temáticas. No que toca ao ensino fundamental, é correto afirmar que:
Resposta Marcada :
As habilidades não são fixadas por ano do ensino fundamental. Então, desde que respeitadas as unidades temáticas, o professor é livre para articulá-las com relação às competências dentro dos anos do ensino fundamental.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· A BNCC propõe cinco competências específicas para matemática e suas tecnologias no ensino médio. Dentro desse nível de ensino essas competências são constituídas a partir de uma lista de habilidades vinculadas às competências em si e a quatro unidades temáticas condensadas. No que toca à BNCC aplicada ao ensino médio, é correto afirmar que:
Resposta Marcada :
As unidades temáticas não têm fronteiras fixas, podendo o currículo ser organizado com base nas competências a serem desenvolvidas, visto que as habilidades não são indicadas como pertencentes a um ano específico, ou ainda dentro das unidades temáticas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Os PCNs foram elaborados com o intuito de orientar e garantir a coerência dos investimentos em educação, socializar discussões, fomentar pesquisas e fornecer recomendações que contribuam para a prática docente. Trata-se de uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição de ensino. Em se tratando dos PCNs, pode-se afirmar que:
Resposta Marcada :
Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular de estados e municípios, servindo como material de reflexão para a prática docente.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Os documentos que compõem os PCNs são uma referência nacional que contém os diferentes elementos curriculares, como a caracterização das áreas, os objetivos, a organização dos conteúdos, os critérios de avaliação e as orientações didáticas, em cada ciclo de aprendizagem e por área do conhecimento. Tais documentos orientam o planejamento escolar como um todo e, especificamente, a prática docente. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir e assinale a resposta correta:
​​​​​​​I – As questões sociais são incorporadas nos PCNs por meio dos temas transversais.
II – Os PCNs de matemática têm como propósito exclusivamente a formalização de conceitos matemáticos que devem ser explorados em cada ciclo de ensino.
III – Em 1980, iniciou-se um período de renovação que ficou conhecido como matemática moderna, em que a resolução de problemas ganhou destaque no ensino de matemática.
IV – A matemática não se restringe à quantificação do real (contagem, medição) e ao desenvolvimento de técnicas de cálculos com números e grandezas.
Resposta Marcada :
Apenas I e IV estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· O período de elaboração dos PCNs ocorreu de 1995 a 2002, e eles foram pensados para os diferentes níveis de ensino, abrangendo os ensinos fundamental e médio. Foi um processo que gerou e ainda gera bastante discussão e que contou com diversos professores e especialistas para sua elaboração. No que diz respeito aos PCNs para a área de matemática, analise as afirmações a seguir e assinale a resposta correta:
​​​​​​​I – De acordo com os PCNs, os ensinos da probabilidade e da estatística devem ser incorporados somente no ensino médio.
II – Os PCNs destacam que não existe um caminho único para o ensino de matemática.
III – As histórias da matemática, assim como outros recursos didáticos e metodológicos, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem nessa área do conhecimento.
IV – A matemática deve ser um instrumental para que os estudantes compreendam o mundo que os cerca e consigam tomar decisões mais acertadas por meio das conexões estabelecidas com seus conhecimentos escolares. ​​​​​​
Resposta Marcada :
II, III e IV estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· É muito importante que o professor considere os conhecimentos prévios dos alunos e a sua bagagem matemática para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. A matemática deve ser abordada de modo a estimular o senso crítico dos estudantes, instigando questionamentos e a busca por explicações e soluções para problemas do cotidiano. Nos PCNs do terceiro e do quarto ciclo do ensino fundamental, os conteúdos propostos para o ensino de matemática foram organizados em blocos. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir e assinale a resposta correta:
I – Os blocos são: números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação.
II – Os blocos são: números; trigonometria; medidas; estatística.
III – No bloco, números e operações do terceiro ciclo, deve-se estimular os alunos a aperfeiçoar o cálculo aritmético, por meio da memorização de regras e algoritmos.
IV – No bloco espaço e forma do terceiro ciclo, convém ensinar procedimentos de construção com régua, compasso e outros instrumentos, estabelecendo relação com as propriedades geométricas.
V – No bloco grandezas e medidas do terceiro ciclo, estudam-se medidas de comprimento, massa, capacidade, superfície, tempo e temperatura. Nesse ciclo, não se deve avançar para outras medidas.
Resposta Marcada :
Apenas I e IV estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Os PCNs também foram elaborados para o ensino médio, considerando que estamos todos inseridos em uma sociedade da informação, globalizada. Portanto, a educação precisa direcionar-se para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, resolução de problemas e tomada de decisão e para o trabalho cooperativo. O desenvolvimento dos conceitos e procedimentos matemáticos ajuda os estudantes a tirarem suas próprias conclusões, argumentarem e tornarem-se reflexivos e prudentes ao tomar decisões. No que se refere aos PCNEMs, analise as afirmações a seguir e assinale a resposta correta:
I – Na matemática, os PCNEMs têm caráter unicamente formativo.
II – A preocupação para a atividade profissional não é destacada pelos PCNEMs, uma vez que é foco de ensino técnico profissionalizante.
III – No ensino médio, novos conhecimentos são adquiridos, e aqueles estudados no ensino fundamental não são continuados, pois, se trata de um novo ciclo de ensino.
IV – O uso de tecnologias ligadas à matemática é essencial, pois têm impacto direto na vida dos indivíduos. ​​​​​​​
V – Os três eixos ou temas estruturadores apresentados pelos PCNEMs são: álgebra — números e funções; geometria e medidas; análise de dados.
Resposta Marcada :
Apenas IV e V estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Total14 / 20
?
 
QUESTIONÁRIO I 
–
 
GEOMETRIA PLANA
 
·
 
A BNCC
 
estava prevista desde 1988, chegando de fato à consolidação em 2017, 
quando foi apresentada a sua versão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.