Buscar

Medicamentos antipsicóticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Medicamentos antipsicóticos
Os medicamentos antipsicóticos são uma classe de fármacos utilizados para o tratamento de psicoses, que são um grupo de transtornos psiquiátricos que causam dificuldades em distinguir o que é criado na própria mente do que é real. Os sintomas relacionados a psicose incluem os delírios (forte convicção em falsas crenças) e alucinações (percepções sensoriais de coisas que não existem, como ouvir vozes que não são ouvidas por outras pessoas). Esses medicamentos têm sido utilizados desde a década de 1950 e podem ser divididos em:
• Típicos (primeira geração): Clorpromazina, Haloperidol, Tioridazina;
• Atípicos (segunda geração): Clozapina, Olanzapina, Risperidona, Quetiapina, Ziprasidona.
          Eles agem principalmente, mas não apenas, inibindo um receptor de um neurotransmissor chamado de dopamina, que está relacionada a mecanismos de recompensa, ao controle de movimentos, ao aprendizado, ao humor, às emoções, à cognição e à memória.
Em quais doenças eles são utilizados?
          Apesar de possuírem o nome de antipsicóticos, eles podem tratar outros transtornos além da esquizofrenia, do transtorno delirante, do transtorno psicótico breve e da psicose pós-parto como, por exemplo, o transtorno do humor bipolar e o transtorno depressivo maior.
Quais são seus efeitos colaterais?
- Acatisia: o paciente sente uma grande dificuldade em permanecer parado, sentado ou imóvel;
- Rigidez;
- Bradicinesia: é a lentificação de movimentos voluntários;
- Tremor;
- Reações distônicas agudas: contrações musculares involuntárias que produzem posturas anormais e movimentos repetitivos;
- Discinesia tardia: são movimentos repetitivos involuntários da boca, língua, rosto, membros e tronco;
- Outros efeitos incluem ganho de peso, dislipidemia (aumento das “gorduras no sangue”), disfunção sexual, alterações cardíacas, sedação e aumento do risco de quedas.
          Vale destacar que eles podem causar a síndrome neuroléptica maligna, que é uma condição rara e potencialmente fatal. Por isso, caso o paciente sinta febre, rigidez muscular e alterações da consciência, ele deve procurar a emergência prontamente.
          Cada medicamento dessa classe tem suas particularidades, podendo causar mais de um efeito adverso do que de outro. A escolha por um deles, portanto, irá depender de diversos fatores e deve ser feita em conjunto entre o médico e o paciente. É importante lembrar também que os efeitos terapêuticos desses medicamentos superam os malefícios causados pelos efeitos colaterais. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Referências:
Michael D Jibson, MD, PhD. First-generation antipsychotic medications: Pharmacology, administration, and comparative side effects. Uptodate. May 24, 2018.
Michael D Jibson, MD, PhD. Second-generation antipsychotic medications: Pharmacology, administration, and side effects. Uptodate. Apr 11, 2019.

Outros materiais