Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. 
A educação em arte deve fornecer aos estudantes da educação básica aspectos estéticos e artísticos em seu processo de ensino-aprendizagem, o que exige do professor planejamento e preparação de suas aulas. Sobre os fundamentos da educação em arte, pode-se afirmar que:
I – Para que sejam contemplados os fundamentos estéticos e artísticos, os professores devem desenvolver atividades que visem o conhecimento, o estudo do contexto da obra e de seu autor e a possibilidade de expressão dos estudantes.
PORQUE
II – Dessa forma, os alunos desenvolverão sua percepção, sensibilidade e criticidade, que os preparará para se manifestarem, por meio das linguagens artísticas, sobre os temas que lhes convier, de acordo com suas preferências.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
B. 
As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
Por que esta resposta é a correta?
Ao educar em arte, o professor deve aliar os aspectos estéticos e artísticos, conduzindo suas práticas de maneira inter-relacionada. Assim, os alunos desenvolvem tanto sua sensibilidade e julgamento estético, quanto sua habilidade artística; por isso, conhecer o contexto social e do autor ajuda a apreciar e compreender as motivações do autor ao realizar suas produções.
2. 
“Só podemos ver coisas para as quais possuímos imagens identificáveis, assim como só podemos ler em uma língua cuja sintaxe, gramática e vocabulário já conhecemos” (MANGUEL, 2001, p.27).
A partir da citação do autor e dos seus estudos nesta Unidade de Aprendizagem, sobre o processo de ensino de arte na educação básica e seus fundamentos, é possível afirmar que:
D. 
a arte, assim como uma outra língua, precisa ser conhecida e contextualizada para que os alunos aprendam a partir de seu repertório de imagens.
Por que esta resposta é a correta?
O autor faz uma analogia da aprendizagem da Língua Portuguesa com a aprendizagem da arte, sugerindo que os estudantes precisam ter contato com as manifestações artísticas, no caso aqui consideradas as imagens, para que ampliem seu repertório e, dessa forma, possam realizar a leitura das obras, propondo seus julgamentos estéticos. Todas as manifestações artísticas: teatro, dança, música e artes visuais, apresentam igual importância para a educação em arte na atualidade, segundo as políticas públicas educacionais vigentes.
3. 
Os componentes do processo artístico devem ser explorados pelos professores, para que seus alunos se desenvolvam estética e artisticamente. Analise os componentes do processo artístico e associe a primeira à segunda coluna, de forma a estabelecer a correta relação entre elas.
I – Autores
II – Obras de arte
III – Divulgação
IV – Público
 (   ) São aqueles que realizam a fruição das manifestações artísticas, seus espectadores ou consumidores.
(   ) São os produtos artísticos que resultam do trabalho de pensar e fazer do autor, o que envolve suas representações, dadas pela cultura.
(   ) Refere-se à forma como a arte é difundida; como ela é comunicada para chegar até o público.
(   ) São aqueles que se dedicam à produção da obra de arte em si, por meio de seu senso estético e artístico.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das frases em relação aos números.
E. 
IV; II; III; I.
Por que esta resposta é a correta?
Os componentes do processo artístico são: autores – que produzem as obras de arte, resultadas de sua inserção na cultura de cada época, suas representações estéticas e técnicas artísticas utilizadas; obras de arte – que resultam do trabalho do artista, de suas habilidades técnicas e de sua sensibilidade ao trabalhar determinados temas e exprimir-se; a divulgação – formas como a arte é difundida a seus públicos; e o público – pessoas em geral que apreciam e fazem gosto pelas manifestações da arte em suas várias linguagens.
4. 
Para Ferraz e Fusari (2010), o fazer artístico sempre traz consigo os aspectos cognitivos e emocionais.
Baseado nisso e em seus estudos nesta UA, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta.
B. 
As autoras consideram, dentro do fazer artístico, tanto o caráter técnico, quanto os aspectos da estética que os autores trazem consigo.
Por que esta resposta é a correta?
As autoras Ferraz e Fusari (2010) compreendem o fazer artístico já como uma comunhão dos aspectos estéticos do artista e de sua arte. Dessa forma, ambos os aspectos, cognitivos e emocionais, presentes no autor (e no público) são importantes, ao educarmos em arte; pois contribuem para entender a cultura da sociedade e suas representações históricas.
5. 
Pedro é professor regente de uma turma do ensino fundamental e, em suas aulas de arte, procura sempre propor aos estudantes que realizem atividades mais dinâmicas: dramatizações, danças ou músicas de vários ritmos. Porém, não utiliza as produções associadas às artes visuais para não sujar a sala.
Analise criticamente a maneira como Pedro está desenvolvendo suas aulas e, das afirmativas abaixo, marque aquela que apresenta uma interpretação mais elaborada sobre essa conduta.
B. 
Pedro tem boa iniciativa e se preocupa com as atividades da turma, porém está deixando de lado os aspectos do conhecimento e das técnicas que devem fazer parte do fazer artístico; sendo assim, deveria envolver em suas aulas também as artes visuais.
Por que esta resposta é a correta?
O professor Pedro está imbuído de suas tarefas como educador em arte, porém deve corrigir alguns aspectos. Em primeiro lugar, caso não queira sujar a sala, deve buscar outro espaço para que os alunos experienciem sua autoria, também, nas artes visuais, pintando e esculpindo. Além disso, deve equilibrar o caráter técnico e estético, trabalhando os conhecimentos dos autores e de suas técnicas junto aos alunos, assim, estimulando a visão estética e a sensibilidade dos estudantes, antes da realização de suas próprias produções artísticas.

Mais conteúdos dessa disciplina