A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
41 pág.
APOL Objetiva 2 (5X) LUTAS - NOTAS 90 E 100

Pré-visualização | Página 1 de 10

APOL Objetiva 2 (Regular) – LUTAS
Questão 1/10 - Lutas
Leia o trecho de texto:
“Essa é a área de conhecimento [nutrição] que ‘estuda as relações entre os hábitos e costumes alimentares, os alimentos ingeridos e a doença e o bem-estar [...]’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, R. J. S.; OLIVEIRA, S. R. de L. O ensino das manifestações de luta: utilizando o jogo como estratégia pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 208.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das manifestações de luta, assinale a alternativa que aponta corretamente um dos benefícios que os estudos da nutrição podem proporcionar para as práticas esportivas:
Nota: 10.0
	
	A
	Aprofundamento de regras.
	
	B
	Melhora no desempenho.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “o estudo da nutrição, especialmente das fontes energéticas e do papel que os diversos nutrientes desempenham na liberação e na transferência de energia, subsidiam a avaliação crítica sobre suplementos nutricionais e permite propor modificações voltadas à melhoria do desempenho físico [...]. A melhoria do desempenho atlético, a recuperação muscular e a prevenção de lesões também podem ser obtidas com uma nutrição adequada [...]” (livro-base, p. 208).
	
	C
	Ajuste da postura.
	
	D
	Aumento de lesões.
	
	E
	Piora da recuperação muscular.
Questão 2/10 - Lutas
Leia o trecho de texto: 
“De acordo com Souza et al. [...], as categorias são conceitos oriundos das ciências sociais que possibilitam a análise e a compreensão do fenômeno esportivo por meio de exemplos perceptíveis nessa realidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, R. J. S.; OLIVEIRA, S. R. de L. O ensino das manifestações de luta: utilizando o jogo como estratégia pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 196.
De acordo com o trecho de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das manifestações de luta, assinale a alternativa que cita corretamente uma das funções de uma categoria de análise:
Nota: 10.0
	
	A
	Criar barreiras.
	
	B
	 Acentuar a hostilidade.
	
	C
	Reflexão crítica.
Você acertou!
Esta alternativa é a correta, pois as categorias de análise surgem de “[...] 1. selecionar fatos públicos relacionados com a temática [...] 2. Elencar possibilidades de reflexão, utilizando o auxílio de categoria(s) [...]” (livro-base, p. 196).
	
	D
	Utilizar exemplos fictícios.
	
	E
	Causar agressividade.
Questão 3/10 - Lutas
Leia a passagem de texto:
“Atualmente utiliza-se somente o termo judô para identificar a prática criada por Jigoro Kano. O judô começou a se popularizar no Japão, sendo adotado pela Marinha, pelo Exército, pelas escolas e universidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, R. J. S.; OLIVEIRA, S. R. de L. O ensino das manifestações de luta: utilizando o jogo como estratégia pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 266-267.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das manifestações de luta, assinale a alternativa que indica corretamente as práticas que inspiraram Jigoro Kano a criar o judô:
Nota: 10.0
	
	A
	Treino bélico baseado em movimentos ginásticos.
	
	B
	Condicionamento físico baseado no wrestiling.
	
	C
	Arte marcial baseada em treinamento militar.
	
	D
	Dança folclórica baseada em jogos atléticos.
	
	E
	Autodefesa baseada em estilos de jujutsu.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Prosseguindo com os aspectos históricos, desde muito jovem, Kano realizou vários estudos sobre as lutas de autodefesa, principalmente aquelas relacionadas aos diferentes estilos de jujutsu. Em 1882, aos 22 anos de idade, ele criou seu próprio estilo de luta, que chamou de judô. Esse novo estilo de luta era baseado em diferentes estilos do jujutsu, dos quais fez uma síntese das melhores técnicas e escolheu os golpes mais eficazes e racionais. Procurou eliminar as práticas perigosas e incompatíveis com o que ele visava para a nova prática [...]” (livro-base, p. 266-267).
Questão 4/10 - Lutas
Leia a passagem de texto:
“[...] o judô é muito mais do que uma arte de ataque e defesa: é um modo de vida cujo propósito é o aperfeiçoamento do ser humano, de forma que ele contribua para a sociedade e adapte-se a seu tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, R. J. S.; OLIVEIRA, S. R. de L. O ensino das manifestações de luta: utilizando o jogo como estratégia pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 266.
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das manifestações de luta, assinale a alternativa que indica corretamente o significado do termo judô:
Nota: 10.0
	
	A
	Pequeno samurai.
	
	B
	Corpo e mente.
	
	C
	Arma branca.
	
	D
	Caminho suave.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] no que diz respeito ao significado, o termo judô, na tradução literal do japonês, significa ‘caminho suave’. Esse termo havia sido usado anteriormente na região de Izumo, onde havia um estilo de jujutsu chamado de Chokushin-ryu. Vale a pena ressaltar que esse estilo de jujutsu era muito diferente do judô criado por Jigoro Kano. No início, a proposição de Kano recebia o nome de judô Kodokan. Após o estabelecimento do judô Kodokan, em 1882, o termo geralmente usado (jujutsu) caiu em desuso, sendo substituído pelo termo judô [...]” (livro-base, p. 266).
	
	E
	Arte marcial.
Questão 5/10 - Lutas
Atente para a passagem de texto:
“Os fundamentos técnicos e táticos do judô são fundamentais para o praticante, uma vez que é com base neles que se iniciam ou terminam as técnicas aplicadas durante o confronto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, R. J. S.; OLIVEIRA, S. R. de L. O ensino das manifestações de luta: utilizando o jogo como estratégia pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 317.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das manifestações de luta, relacione fundamentos do judô às suas respectivas particularidades:
1. Deslocamento sobre o tatame (Shintai).
2. Amortecimento de quedas (Ukemi).
( ) Tem subdivisões de técnicas.
( ) Quando desequilibrado, realiza movimento protetivo do corpo.
( ) O pé não é retirado por completo do chão. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 2 – 1.
A sequência correta é: 2 – 2 – 1. Temos os seguintes fundamentos do judô: “[...][2]  Deslocamento sobre o tatame (Shintai): Movimentação sobre o tatame sem que se retire completamente o pé do chão. Pode ser realizado para locomoção de um lado para o outro – para os treinamentos, shiai (de competição) ou para apresentações de algumas formas de kata. [...] [2] Amortecimento de quedas (Ukemi): Movimento de proteção do corpo quando se é desequilibrado ou projetado. Há várias formas de amortecimento de quedas – tudo depende do tipo de técnica aplicada durante o combate. Para esses diferentes ukemi, criaram-se subdivisões para identificar os amortecimentos das quedas: mae-ukemi (queda no plano sagital anteroposterior), uchiro-ukemi (queda para trás), yoko-ukemi (queda lateral); zempo-kai-ten-ukemi (queda com rolamento para frente)” (livro-base, p. 317, 318).
	
	B
	1 – 1 – 2.
	
	C
	2 – 1 – 2.
	
	D
	1 – 2 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 1.
Questão 6/10 - Lutas
Leia o fragmento de texto:
“A luta olímpica é um esporte individual de combate entre duas pessoas. [...] Há dois estilos distintos de luta olímpica: estilo greco-romano (clássico) e o estilo livre”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, R. J. S.; OLIVEIRA, S. R. de L. O ensino das manifestações de luta: utilizando o jogo como estratégia pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 271.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das manifestações de luta, relacione corretamente os estilos greco-romano e o livre de luta olímpica às suas