Buscar

Planejando Tarefas Motivadoras na Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANEJANDO TAREFAS MOTIVADORAS
Conceitos de habilidade e comportamentos
Como a administração pode enriquecer o trabalho de um funcionário? As sugestões a seguir, baseadas no modelo de características do trabalho, especificam os tipos de mudança que têm maior probabilidade de levar à melhoria do potencial de motivação. 1
Combine tarefas. Os administradores devem buscar tarefas já existentes e fracionadas e combiná-las de maneira que formem um módulo de trabalho novo e mais amplo. Isso aumenta a variedade das habilidades e melhora a identidade da tarefa.
Crie unidades naturais de trabalho. A criação de unidades naturais de trabalho considera que as tarefas que o funcionário executa devem formar um todo identificável e com sentido. Isso aumenta a sensação de "propriedade" sobre o trabalho, bem como a probabilidade de o funcionário ver seu trabalho como importante e significativo, em vez de irrelevante e tedioso.
Estabeleça relações de clientela. O cliente é o usuário do produto ou serviço em que o funcionário trabalha (e, nesse sentido, o cliente pode ser interno ou alguém de fora da organização). Sempre que possível, o administrador deve tentar estabelecer relações diretas entre os trabalhadores e seus clientes. Isso aumenta a variedade de habilidades e melhora a autonomia e o feedback dos funcionários.
Expanda verticalmente as tarefas. A expansão vertical dá aos funcionários responsabilidade sobre aquilo que até então era reservado aos administradores. Além de ela acabar, em partes, com a lacuna existente entre os aspectos "fazer" e "controlar" do trabalho, aumenta a autonomia dos funcionários.
Abra canais de feedback. Aumentando o feedback, os funcionários podem não apenas saber se estão desempenhando bem suas tarefas, como também podem acompanhar seu desempenho — podem verificar se estão melhorando, piorando ou se mantendo constantes. Em termos ideais, esse feedback deve ser recebido à medida que o funcionário executa a tarefa, e não por meio da administração, ocasionalmente.
Prática
Você é proprietário e administrador da Sunrise Deliveries, uma pequena transportadora que faz entregas de produtos em domicílio. Sua empresa conta com nove funcionários — um assistente administrativo, dois encarregados pela armazenagem e seis motoristas.
A função dos motoristas não tem mistério. Eles chegam todos os dias às 7h30, pegam seu roteiro para o dia e dirigem seu caminhão previamente carregado, fazendo as entregas determinadas. Ocasionalmente, eles também retiram encomendas e as encaminham para o armazém da Sunrise, onde os caminhões são descarregados e a carga é redirecionada pelos funcionários encarregados.
Você está preocupado com a alta taxa de rotatividade entre seus motoristas. Dos atuais seis, apenas um está na empresa há mais de seis meses, sendo que dois deles estão trabalhando para você há menos de dois meses. Essa rotatividade é frustrante, já que você paga maiores salários do que a maioria das grandes transportadoras, como a UPS e a FedEx. Além disso, ela está se tornando cara, uma vez que você tem que estar constantemente procurando e treinando substitutos. Está também dificultando o desenvolvimento de um programa de qualidade no atendimento ao cliente, o qual está sempre vendo caras novas. Quando você pergunta aos demissionários o motivo de sua saída, as queixas mais comuns são: “Não há espaço para crescimento”, “O trabalho é entediante” e “Tudo que faço é dirigir”. Você sabe que alguma coisa precisa ser feita para resolver esse problema.
Atividades de reforço
Pense no pior trabalho que você já teve. Analise-o de acordo com as cinco dimensões identificadas no modelo de características do trabalho e replaneje-o para que se torne mais gratificante e motivador.
2. Observe por algumas horas os funcionários da cantina da sua faculdade. Quais ações específicas você recomendaria para tornar as tarefas que eles desempenham mais motivadoras?
1 J.R. Hackman, "Work design". In: J. R. Hackman e J. L. Suttle (orgs.), Improving life at work. Santa Monica: Goodyear, 1977, p. 132-133.

Outros materiais