Buscar

APX1 Espaços Sociais de Formação Humana 2020 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial X (AP1) – 2020.2
DATA LIMITE DE ENTREGA – 26/09 ATÉ ÀS 18h
Disciplina: Espaços Sociais de Formação Humana
Coordenadora: 
Aluno(a): 
Matr.: 
· Machado (2008) associa a prática da Pedagogia Social à busca pela construção de uma sociedade includente, humana, ética e justa, política e socialmente. Diante desta perspectiva, como se define o Educador Social e como este necessita atuar nos diversos espaços sociais de formação humana?
A Pedagogia Social é definida como prática e teoria, está relacionada à educação não-formal e a sócio comunitária, surgindo assim para que haja uma renovação, que por sua vez acaba diminuindo os conflitos políticos. Também está relcaionada a educação fora da escola, mais voltada para a sociedade. A atuação do Educador Social dependerá do contexto em que está inserido, ele precisa estar atento aos problemas sociais, prezando pela igualdade, democracia, além de sempre se manter atualizado.
 (3,0)
· Moura e Zuchetti (2006) nos trazem a concepção da Pedagogia Social, comparando com as práticas de educação não escolar presentes no Brasil. Esta aproximação nos ajuda a problematizar a educação como um processo mais amplo, que ocorre em diferentes tempos e espaços, e não somente na escola. Com base neste texto, aponte e problematize as possíveis convergências e/ou divergências existentes entre os pressupostos teórico-filosóficos e metodológicos da Pedagogia Social e das práticas de educação não escolar construídas e consolidadas no Brasil. 
No Brasil, as práticas pedagógicas que acontecem fora da escola são marcadas por ações pontuais, com recursos financeiros e materiais escassos, dessa forma é necessário uma atenção maior dos educadores, pois a atuação de voluntários de certa forma, desqualificam essas ações.
(3,5)
· Santana, Doninelli, Frosi e Koller (2004) apresentam uma pesquisa sobre instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua. A pesquisa aponta contradições entre os documentos das instituições e a realidade das mesmas. Muitos são os desafios apresentados por este trabalho para as(os) pedagogas(os) e outros profissionais que o realizam. A partir da leitura do texto, discuta o papel das instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua e a atuação da(o) pedagoga(o) nestes espaços.
A intenção é retirar essas pessoas das ruas e corrigi-las. Mas hoje, essas instituições ganharam o papel apenas de esconder essas pessoas da sociedade, pelo fato de retirá-las das portas dos comércios e das ruas. Mas o verdadeiro papel é promover a cidadania, capacitando-as para ingresso na sociedade. O Educador tem o papel de promover ações nesses espaços, evitando assim a descontinuidade do trabalho por exemplo.
(3,5)
REFERÊNCIAS 
MACHADO, Evelcy Monteiro. A pedagogia social: diálogos e fronteiras com a educação não formal e educação sócio comunitária. Cidade_seminformação, 2008. 
MOURA, Eliana e ZUCHETTI, Dinora Tereza. Explorando outros cenários: educação não escolar e pedagogia social. Educação Unisinos, vol. 10 (3): 228-236, set./dez, 2006.
 SANTANA, Juliana Prates; DONINELLI, Thaís Mesquita; FROSI, Raquel Valiente; KOLLER, Sílvia Helena. Instituições de atendimento a crianças e adolescentes de rua. Psicologia & Sociedade; 16 (2): 59-70; maio/ago. 2004.

Outros materiais