Buscar

avaliação IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Estudo Transversal IV (17602)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:649161) ( peso.:10,00)
	Prova:
	23281224
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O ser humano é um ser relacional, não é um ser que vive isolado a vida inteira, por isso a vida é repleta de relações interpessoais. As competências sociais explicitam a maneira pela qual nos relacionamos com as outras pessoas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois pressupostos das competências sociais:
	 a)
	Habilidades sociais e autoconsciência.
	 b)
	Empatia e autorregulação.
	 c)
	Alteridade e empatia.
	 d)
	Empatia e habilidades sociais.
	2.
	A falta de inteligência emocional pode acarretar diversos dispêndios ou malefícios a si mesmo e/ou aos demais. Começando pelo fato de que pessoas que necessitam desenvolver sua inteligência emocional com urgência estão fadadas a dilacerar suas relações pessoais em qualquer uma das esferas. Sobre as formas de se agir durante discussões, analise as sentenças a seguir:
I- Demonstre estar prestando atenção a ele, responda de forma longa e complexa para comprovar que está presente na discussão.
II- Se for possível adiar a continuação do diálogo para outro dia, quando ambos estiverem mais serenos, é melhor.
III- Deixe claro que respeita a opinião que diverge da sua, ainda que você não concorde com ela.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	Segundo a perspectiva do psicólogo Daniel Goleman, o indivíduo possui "duas mentes", ou seja, nosso cérebro é formado por uma parte mais emocional (sistema límbico) e por uma parte mais racional (neocórtex). Goleman propõe cinco aptidões para desenvolver a Inteligência Emocional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as cinco aptidões propostas por Goleman:
	 a)
	Conhecer as próprias emoções (reconhecer-se); lidar com as emoções (confortar-se); motivar-se (autocontrole emocional); reconhecer emoções nos outros (empatia); lidar com relacionamentos (relacionar-se).
	 b)
	Reconhecer emoções nos outros (empatia); saber lidar com as próprias emoções (reconhecer-se); ter relações saudáveis (relacionar-se); confiar em si (confiança).
	 c)
	Conhecer a si mesmo; ser autossuficiente; lidar com as emoções; se colocar no lugar do outro; ter disposição.
	 d)
	Conhecer as próprias emoções (reconhecer-se); saber lidar com as emoções; compreender as situações adversas; ser resiliente; ter confiança em si.
	4.
	Todo indivíduo deveria buscar uma evolução em seu controle emocional, pois acarreta melhorias tanto em sua vida pessoal quanto profissional. No entanto, essa evolução não ocorre como um passe de mágica; é necessário esforço contínuo nesse processo. De acordo com Goleman, há cinco domínios principais para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Sobre esses cinco domínios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conhecer as próprias emoções.
II- Lidar com as emoções.
III- Motivar-se.
IV- Lidar com relacionamentos.
V- Reconhecer emoções nos outros.
(    ) É a capacidade de confortar-se e se livrar da ansiedade, tristeza ou irritabilidade que nos incapacitam frente às situações.
(    ) Pessoas que são mais seguras com relação aos seus sentimentos têm maior consciência de como se sentem ao tomar uma decisão.
(    ) É a capacidade de colocar as emoções em prol de uma meta, é essencial para centrar a atenção, automotivar-se, controlar-se e elevar a criatividade.
(    ) É a capacidade do não julgamento e de compreender melhor as emoções do outro, é a escuta atenta.
(    ) É a arte de se relacionar, que está relacionada em grande parte com a aptidão de lidar com as emoções do outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.oficinadepsicologia.com/os-5-dominios-da-inteligencia-emocional/. Acesso em: 26 mar. 2020.
	 a)
	II - V - IV - III - I.
	 b)
	II - I - III - V - IV.
	 c)
	I - III - IV - V - II.
	 d)
	V - III - I - IV - II.
	5.
	O desenvolvimento das competências pessoais contribui para melhorar nossa relação intrapessoal e os relacionamentos interpessoais no contexto do trabalho, da família, da escola etc. As competências pessoais pressupõem a consciência de si, a autorregulação e a motivação. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o processo de autorregulação:
	 a)
	Trata-se da construção do conhecimento, para o saber, e é individual. Isso inclui o sentir e o saber sobre as próprias emoções, estados de ânimo e sentimentos.
	 b)
	O processo de autorregulação é o núcleo do planejamento de ações, abrangendo também a organização e a administração das ações desencadeadas pelas emoções.
	 c)
	Trata-se do autocontrole emocional, que está associado ao autorreforço e autoeficácia. A autorregulação é um processo psicológico individual que contribui bastante com o desempenho profissional, já que influencia e agencia as ações.
	 d)
	A principal característica do processo de autorregulação se dá pelo interesse e satisfação pela atividade em si, ou seja, o envolvimento livre e voluntário, não necessitando de recompensas ou punições.
	6.
	As pesquisas sobre competências emocionais surgiram a partir dos estudos sobre Inteligências Múltiplas. O próprio termo "Inteligência Emocional" foi utilizado pela primeira vez somente em 1990. Até então, o que se enfatizava era a supremacia da inteligência cognitiva. Sobre o significado de 'supremacia da inteligência cognitiva', assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi a quantidade massiva de pesquisas que diziam respeito à inteligência e se concentrava nas esferas emocionais, que envolvia a relação intrapessoal, a capacidade de lidar com o próximo e de comandar os impulsos.
	 b)
	Foi a quantidade massiva de pesquisas que diziam respeito à inteligência e se concentrava nas esferas intelectuais, que envolvia lógica, razão, habilidades de memorizar e analisar proposições.
	 c)
	Foi o período no qual não se buscava conhecimento científico sobre os tipos de inteligência, mas se criavam explicações de cunho metafórico para as síndromes emocionais.
	 d)
	Foi o período no qual se valorizava a ideia de que a inteligência e o comportamento eram totalmente desconectados um do outro, sem influência mútua, e no qual a inteligência era o único valor tido como importante.
	7.
	Para o psicólogo e professor Daniel Goleman, a emoção é um sentimento que está relacionado a pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos e uma série de tendências para agir. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta emoções básicas:
	 a)
	Culpa; alegria; mágoa; remorso; arrependimento; ingratidão e sabedoria.
	 b)
	Ira; alegria; tristeza; medo; prazer; amor; surpresa; nojo e vergonha.
	 c)
	Ira; tristeza; espanto; satisfação; euforia; repugnância; medo; coragem e preguiça.
	 d)
	Humilhação; confiança; amnésia; repulsa; afinidade; paixão e aversão.
	8.
	Algumas emoções nos acometem de modo totalmente inesperado, em situações que não esperamos. Em alguns momentos, nos deparamos com situações que ficamos sem saber como reagir, ou agimos por impulso em resposta a elas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função do sistema límbico:
	 a)
	O sistema líbico são todas as regiões cerebrais responsáveis pela coordenação de distintas informações obtidas pelas vias sensitivas e sensoriais do corpo humano. É o núcleo do planejamento de ações.
	 b)
	O sistema límbico é responsável pelas decisões precipitadas que tomamos. Ele atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, fazendo a mesma função de neocórtex.
	 c)
	O sistema límbico assume o controle antes que a parte do cérebro pensante (neocórtex) tenha tomado consciência de nossa emoção (sentimento)e tenha elaborado uma decisão.
	 d)
	O sistema límbico atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, organizando e administrando as ações desencadeadas pelas emoções.
	9.
	Existem pessoas que não conseguem se ajustar adequadamente as suas emoções. Com isso, elas passam o tempo todo sendo controladas pelo que sentem. O fato de se entregar às emoções sem tentar tomar as rédeas da situação gera grandes chances de a pessoa acabar em ruínas. Sobre as maneiras de se desenvolver competências pessoais, analise as sentenças a seguir:
I- Erros não podem ser aceitos, já que causam um retrocesso no desenvolvimento de competências.
II- Faça o máximo possível para consertar as complicações que seus erros causaram.
III- Procure ampliar seu campo de visão.
IV- Focalize somente nos problemas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	As competências pessoais definem a maneira pela qual uma pessoa se conecta com suas emoções e sentimentos individuais e sobre como ela estabelece relações com o que sente. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três pressupostos das competências pessoais:
	 a)
	Autorregulação; empatia e respeito.
	 b)
	Consciência de si; autorregulação e motivação.
	 c)
	Consciência de si; autoestima e motivação.
	 d)
	Amor próprio; determinação e coragem.

Outros materiais