Buscar

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Historicamente os homens cuidam menos de sua saúde em relação às mulheres. Compreenda e explique a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do homem [PNAISH] em relação ao índice de AVCs com desfechos ruins em relação ao gênero, comparando-o com as mulheres.
Resposta:
A PNAISH tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.
Seu objetivo geral é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina adulta [20 a 59 anos]. Essa política possui 5 eixos:
1- Acesso e acolhimento
2- Saúde sexual e reprodutiva
3- Paternidade e cuidado
4- Doenças prevalentes na população masculina
5- Prevenção de violências e acidentes
Para AVC, a prevalência pontual foi estimada, pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2013, em 1,6% para os homens e 1,4% para as mulheres, e a incapacidade associada a essa enfermidade em 29,5% para os homens e em 21,5% para as mulheres.
De acordo com o Vigitel, 2016, os homens apresentam mais fatores comportamentais de risco do que as mulheres – como maior consumo de bebida alcoólica e tabaco, estar mais acima do peso e ter uma alimentação inadequada –, o que pode resultar em maior mortalidade por AVC para eles que para elas. 
REFERêNCIAS
- BRASIL. Ministério da Saúde. Glossário temático: saúde do homem. Brasília- DF. 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_tematico_saude_homem.pdf. Acesso em: 06 mai. 2020.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem [PNAISH]. 2017. Disponível em: https://www.saude.gov.br/artigos/811-saude-do-homem/40636-saude-do-homem. Acesso em: 06 mai. 2020.

Outros materiais