A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
AV2 - Organização da Administração Publica e Prestação

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Pergunta 1
/0,6
Qual é a técnica para distribuir competências entre as pessoas políticas que integram a federação brasileira?
Ocultar opções de resposta 
1. 
A Constituição de 1978 adotou a repartição constitucional de competências.
2. 
A Constituição de 1988 adotou a repartição infraconstitucional de competências.
3. 
A Constituição de 1998 adotou a repartição constitucional de competências.
4. 
A Constituição de 1988 adotou a repartição constitucional de competências.
Resposta correta
5. 
A Constituição de 1998 adotou a repartição infraconstitucional de competências.
2. Pergunta 2
/0,6
Qual é a definição de concessão do serviço público?
Ocultar opções de resposta 
1. 
A definição de concessão do serviço público está contida no art. 2º, II, Lei nº 12.007/2009 – “concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado”.
2. 
A definição de concessão do serviço público está contida no art. 2º, II, Lei nº 13.460/2017 – “concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado”.
3. 
A definição de concessão do serviço público está contida no art. 3º da Lei nº 8.987/1995 (Lei Geral das Concessões).
4. 
A definição de concessão do serviço público está contida no art. 2º, II, Lei nº 12.527/2011 – “concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado”.
5. 
A definição de concessão do serviço público está contida no art. 2º, II, Lei nº 8.987/1995 (Lei Geral das Concessões) – “concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado”.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/0,6
No que consiste o ato de intervenção?
Ocultar opções de resposta 
1. 
O ato de intervenção deve manter em dia o inventário e o registro dos bens vinculados à concessão.
2. 
O ato de intervenção deve zelar pela integridade dos bens vinculados à prestação do serviço, bem como segurá-los adequadamente.
3. 
O poder concedente poderá intervir na concessão com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes, conforme a redação do artigo 32 da Lei nº 8.987/1995.
Resposta correta
4. 
O ato de intervenção deve promover as desapropriações e constituir servidões autorizadas pelo poder concedente, conforme previsto no edital e no contrato.
5. 
O ato de intervenção deve captar, aplicar e gerir os recursos financeiros necessários à prestação do serviço.
4. Pergunta 4
/0,6
Como é praticado o controle dos serviços públicos?
Ocultar opções de resposta 
1. 
O controle dos serviços públicos deve ser exercido pela população em geral.
2. 
O controle dos serviços públicos deve ser exercido tanto pela Administração Pública direta e indireta quanto pelas instituições democráticas criadas para exercer a efetivação de direitos difusos e coletivos (como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunais de Contas, órgãos de defesa do consumidor etc.), além da população em geral.
Resposta correta
3. 
O controle dos serviços públicos deve ser exercido pela Administração Pública indireta.
4. Incorreta: 
O controle dos serviços públicos deve ser exercido pelas instituições democráticas criadas para exercer a efetivação de direitos difusos e coletivos (como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunais de Contas, órgãos de defesa do consumidor etc.), além da população em geral.
5. 
O controle dos serviços públicos deve ser exercido pela Administração Pública direta.
5. Pergunta 5
/0,6
O que é contrato de gestão?
Ocultar opções de resposta 
1. 
O contrato de gestão é o instrumento por meio do qual o Poder Público firma com a entidade qualificada como organização social a parceria para fomento e execução de atividades. Nos termos da Lei n.º 9.610/1998, o contrato de gestão é elaborado de comum acordo entre o órgão ou entidade supervisora e a organização social com a discriminação das principais atribuições, responsabilidades e obrigações do Poder Público e da organização social (art. 6º).
2. 
O contrato de gestão é o instrumento por meio do qual o Poder Público firma com a entidade qualificada como organização social a parceria para fomento e execução de atividades. Nos termos da Lei n.º 9.637/1998, o contrato de gestão é elaborado de comum acordo entre o órgão ou entidade supervisora e a organização social com a discriminação das principais atribuições, responsabilidades e obrigações do Poder Público e da organização social (art. 6º).
Resposta correta
3. 
O contrato de gestão é o instrumento por meio do qual o Poder Público firma com a entidade qualificada como organização social a parceria para fomento e execução de atividades. Nos termos da Lei n.º 9.610/1998, o contrato de gestão é elaborado de comum acordo entre o órgão ou entidade supervisora e a organização social com a discriminação das principais atribuições, responsabilidades e obrigações do Poder Público (art. 3º).
4. 
O contrato de gestão é o instrumento por meio do qual o Poder Público firma com a entidade qualificada como organização social a parceria para fomento e execução de atividades. Nos termos da Lei n.º 9.279/1996, o contrato de gestão é elaborado de comum acordo entre o órgão ou entidade supervisora e a organização social com a discriminação das principais atribuições, responsabilidades e obrigações do Poder Público e da organização social (art. 6º).
5. 
O contrato de gestão é o instrumento por meio do qual o Poder Executivo firma com a entidade qualificada como organização social a parceria para fomento e execução de atividades. Nos termos da Lei n.º 9.637/1998, o contrato de gestão é elaborado de comum acordo entre o executivo ou entidade supervisora e a organização social com a discriminação das principais atribuições, responsabilidades e obrigações do Poder Público e da organização social (art. 5º).
6. Pergunta 6
/0,6
Qual o mérito do ato administrativo?
Ocultar opções de resposta 
1. 
É o exercício do poder regulamentar que depende de previsão de lei.
2. 
É o escopo de liberdade que a lei confere a determinados atos administrativos para que os agentes, ao praticarem, tenham alguma liberdade de atuação ante a situação concreta; seus requisitos são os juízos de conveniência e oportunidade.
Resposta correta
3. 
É consistir na prerrogativa, dada a chefes do Poder Executivo, de expedir atos administrativos gerais e abstratos, editados para dar fiel execução à lei.
4. 
É destinado a disciplinar as principais questões internas de funcionamento da Administração (por exemplo: art. 84, inciso VI, alínea “a”, da CF).
5. 
São legislar, limitar, consentir, fiscalizar e sancionar particulares.
7. Pergunta 7
/0,6
Qual é o mais importante direito dos usuários de serviço público?
Ocultar opções de resposta 
1. 
O mais importante é o direito de receber a prestação adequada do serviço público.
Resposta correta
2. 
O mais importante é o de comunicar às autoridades competentes os atos ilícitos praticados pela concessionária.
3. 
O mais importante é o de ter à disposição, no mínimo, seis datas no mês para escolher o dia do vencimento dos débitos.
4. 
O mais importante é o direito de levar ao conhecimento da concedente e da concessionária as irregularidades de que se tenha conhecimento.
5. 
O mais importante é o direito de contribuir para a permanência das