Buscar

Atividade 01 geoprocessamento (blezio)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Instituto de Desenvolvimento Rural
Disciplina: Geoprocessamento PLEX
ATIVIDADE AULA 01
	
	Professora: Rafaella da Silva Nogueira
	Data: __/__/_____
	Nome: Blêzio Mendes Vieira
A atividade deve ser enviada para rafaellanogueira@unilab.edu.br até 28/08/2020 com a descrição do assuntoAtividade 1_NOME DO ALUNO
1. Descreva sobre o conceito e a importância do Geoprocessamento na área de Ciências Agrárias (10 a 20 linhas).
Geoprocessamento consiste na coletra e tratamento de dados com o objetivo da criação de mapas para diferentes usos, ele se faz essencial nas ciências agrárias, devido os diferentes usos que podem lês ser atribuídos, dez do mapeamento dos tipos de solo ou ate os índices de produção de cada local, quando se tem um conhecimento detalhado da região em que se trabalha pode se escolher tanto uma cultura mais adequada como também forma de manejo ideal, apesar de que a coleta e tratamento desses dados ter um custo, ela se faz necessário para aqueles que buscam autos retonos em suas produções, dados de relevo podem ser usados para escolher a técnica de cultivo mais adequada, mapa de analise de solos pode se utilizados dês do tipo de cultura a ser adotado como também na adubação e calagem do solo, um mapa hídrico tanto pode ser utilizado na hora de escolher os equipamentos para irrigação como poderá servi para manter as áreas de cultivo na distancia adequada de rios e nascentes. O geoprocessamento pode ser utilizado de outras maneiras dependera da necessidade do produtor.
2. Defina e exemplifique os tipos de estrutura de dados espaciais.
Vetores são linhas continuas ou polígonos em mapas, já dados matriciais são pontos específicos com valores diferenciados ou ate mesmos imagens de satélites são classificada dessa maneira.
3. Crie um cenário e descreva sobre o projeto de realização do mapa de caracterização de sua área de estudo, relatando os tipos de dados espaciais que você utilizou no seu mapa.
	Na cadeira de recuperação de áreas degradadas, minha equipe fez mapeamento de um local próximo o campo da aurosras onde com imagens de satélites demarcamos o local é depois separamos os locais que seriam plantadas as espécimes que reflorestariam o local. Primeiro se utilizou um raster que seria as imagens 
de satélite é depois vetores com a demarcação do local e a separação da área para cada espécie.
4. Você foi convidado para palestrar sobre a importância do sistema de informação geográfica nas ciências agrárias no Instituto de Pesquisas Espaciais. Relate como será sua palestra destacando a estrutura de dados espaciais e sua importância para a realização de pesquisas científicas (mínimo de 10 a 20 linhas).
O geoprocessamento se vê necessário na agricultura devido ao fato da necessidade levantamento de dados específicos de cada local tanto para se escolher a cultura mais adequada para região como também se é possível a mecanização do cultivo, mapeia-se também as doenças ali presentes para que se possa adotar medidas de contingência caso necessário.
Com mapa em mãos todos esses dados as chances de perdas no cultivo diminuem de forma significativa assim garantido uma segurança maior ao produtor, e um investimento que necessário para produtores que querem evitar qualquer surpresa desagradável durante sua produção, como também com os dados adquirido pode se decidir qual cultura será mais viável em suas próximas produções.

Outros materiais