Buscar

aula_2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 2
Prof. Marcos Kucera
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CONTABILIDADE BÁSICA
CONTABILIDADE BÁSICA
*
OBJETIVOS DA AULA DE HOJE:
Conceituar e caracterizar a Evidenciação;
Conceituar os principais demonstrativos padronizados;
Apresentar os principais demonstrativos contábeis;
Descrever as funções dos principais demonstrativos contábeis;
Comparar as funções dos demonstrativos contábeis.
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
 EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL:
A Ciência Contábil tem como finalidade principal informar sobre seu objeto de estudo (o Patrimônio e suas variações) aos diversos tipos de usuários. Essa informação é fornecida através da evidenciação de demonstrativos e relatórios padronizados ou não-padronizados.
Os usuários internos e externos das informações contábeis, necessitam que estas sejam produzidas com qualidade, velocidade e utilidade.
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
 EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL:
Informação confiável requer representatividade, ser passível de verificação independente e ser neutra.
 A comparabilidade é também uma qualidade importante da informação contábil, pois mede a evolução do patrimônio ao longo do tempo. 
A relevância e a confiabilidade contribuem para a utilidade da informação. 
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
Aspectos qualitativos da informação:
Compreensibilidade: uma das principais qualidades da informação contábil é que elas sejam prontamente entendidas pelos seus usuários, presumindo-se que estes possuam razoável conhecimento do negócio, de suas relações e de transações econômicas e de contabilidade, bem como capacidade de estudar e inferir com diligência sobre esses demonstrativos.
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
Aspectos qualitativos da informação:
b)	Relevância: informação relevante é aquela relacionada ao evento examinado. Em contabilidade, toda informação que possibilite a realização de estimativas ou permita confirmar outras anteriormente feitas, facilita a tomada de decisão. Sem o conhecimento do passado, retira-se a base para a previsão, e sem um interesse no futuro, investigar a história é um processo estéril.
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
Aspectos qualitativos da informação:
c) 	Sumarização: uma das principais características dos demonstrativos contábeis, amplamente vinculada à relevância e a compreensibilidade. Os demonstrativos contábeis são capazes de expressar um grande quantitativo de informações, sumarizando grandes quantidades de transações e situações com modelagem definida por regras sintáticas e semânticas, como uma verdadeira linguagem dos negócios, capaz de produzir elementos conclusivos, comparativos, confirmativos e preditivos, para uma diversidade de usuários. 
	
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
Aspectos qualitativos da informação:
Confiabilidade: informação contábil deve ser confiável, na medida em que seu usuário acredite que ela represente adequadamente os eventos, transações e condições econômicas e financeiras de uma entidade. Uma informação confiável deve representar o fenômeno de forma efetiva e passível de verificação, que assegurem ao usuário a ausência de viezes.
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
Aspectos qualitativos da informação:
e)	Comparabilidade: é composta de dois elementos - uniformidade e consistência. O primeiro indica que transações iguais serão contabilizadas do mesmo modo. O segundo se refere ao uso dos mesmos procedimentos e regras contábeis de um período para outro. O significado de qualquer informação, especialmente dados quantitativos, depende muito de podermos relacioná-los a uma outra variável ou critério. A informação contábil cresce em utilidade quando pode ser comparada com a de empresas similares ou com a de anos anteriores na mesma empresa.
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
Aspectos qualitativos da informação:
f) 	Materialidade: é exercida diariamente por aqueles que operam na área contábil e pelos auditores que efetuam julgamentos sobre a correção dos relatórios financeiros. As avaliações no campo da materialidade são basicamente de natureza quantitativa. O problema é que a natureza da transação quase sempre afeta a resposta, ou seja, um item pode ser de valor insignificante no meio de transações rotineiras, porém importante se estiver ocorrendo pela primeira vez em circunstâncias anormais.
AULA 2
CONTABILIDADE BÁSICA
*
DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS 
Os principais demonstrativos exigidos pela Lei das Sociedades por Ações e Normas da Comissão de Valores Mobiliários são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração de Mutações no Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Notas Explicativas e Parecer dos Auditores Independentes. 
AULA 2
CONTABILIDADE
*
DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS 
Recentemente, a Lei 6.404/76 sofreu algumas alterações, em função das novas tendências de uniformização das práticas internacionais de contabilidade. Estas medidas causaram significativas modificações na estrutura e nos procedimentos contábeis adotados até dezembro/2007. 
Existem outros demonstrativos publicados pelas corporações, evidenciando outros aspectos como: planos de investimentos, participação e evolução setorial, contratos efetuados, riscos inerentes ao negócio, seguros, e outros aspectos relevantes, constantes do Relatório da Administração, publicados junto aos demonstrativos obrigatórios. 
AULA 2
CONTABILIDADE
*
Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 
São os dois principais demonstrativos padronizados derivados do Sistema Contábil. 
O Balanço Patrimonial demonstra a situação econômico-financeira do empreendimento de forma estática numa determinada data e a evolução do patrimônio, representado por bens, direitos e obrigações acumulados ao longo dos exercícios (normalmente os exercícios coincidem com o ano calendário – 01 de janeiro a 31 de dezembro). 
AULA 2
CONTABILIDADE
*
Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 
O DRE demonstra a dinâmica dos resultados obtidos nas operações ao longo de um período, como Receitas, devoluções, abatimentos, impostos compensáveis, custos dos produtos e serviços, despesas, participações, lucro por ação, entre outros. 
Os demais demonstrativos são derivados destes dois citados exibindo fontes para interpretação de outros aspectos da situação econômica e financeira do empreendimento, tais como, fluxos de caixa, valor agregado, lucros ou prejuízos acumulados, variações no patrimônio líquido, etc. 
AULA 2
CONTABILIDADE
*
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
	Este apresenta as movimentações ocorridas nas contas relacionadas a Lucros ou Prejuízos Acumulados, legalmente obrigatória por todas as sociedades, devendo apresentar o saldo da referida conta no final do exercício anterior, suas movimentações e o saldo no final do período levantado.
AULA 2
CONTABILIDADE
*
Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
	Este demonstrativo incorpora a DLPA na sua estrutura, pois é mais abrangente, evidenciando todas as transações que afetaram o Patrimônio Líquido inclusive Lucros ou Prejuízos Acumulados, podendo a sociedade optar pela sua publicação ou não. No caso de publicá-la a DLPA é substituída pela DMPL. 
AULA 2
CONTABILIDADE
*
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) 
Este demonstrativo evidencia os fluxos de caixa gerados pelo empreendimento. Na verdade considera-se caixa um subgrupo de ativos de alta liquidez (capacidade de ser rapidamente transformado em dinheiro), chamado de Disponível que envolve o Caixa, Bancos Conta Movimento e Aplicações Financeiras de Curtíssimo Prazo (até três meses de para realização, normalmente utilizados para maximizar a eficiência de recursos que não vão ser utilizados imediatamente). 
AULA 2
CONTABILIDADE
*
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) 
	
Sua elaboração parte de dois métodos, direto e indireto. 
A função dele é demonstrar os fluxos gerados nas atividades operacionais, nas atividades de financiamento e de investimento.
AULA 2
CONTABILIDADE
*
Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
	Pode-se dizer que a DVA expressa os valores que a entidade agregou e distribuiu nas relações com a sociedade, é como se fosse o PIB da organização. Tem como base as informações do DRE e as especificações das receitas sobre suas diversas formas, insumos, depreciações, outros gastos e impostos, etc, discriminados sob a forma de recursos distribuídos ao meio social: salários, impostos, juros, dividendos distribuídos, aluguéis, lucros retidos, etc. 
AULA 2
*
NOTAS EXPLICATIVAS – Esta peça é obrigatória, pois evidencia os critérios e métodos adotados na elaboração dos demonstrativos contábeis, bem como outros quadros analíticos e demonstrativos complementares, necessários ao pleno entendimento dos demonstrativos no seu todo.
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO (DIRETORIA) – Esta peça inclui planos de investimento, objetivos da administração, projetos de expansão, programas, políticas e estratégias institucionais, quadros analíticos de desempenho e projeções individuais e setoriais, e outros aspectos relevantes que ajudem na avaliação. 
AULA 2
CONTABILIDADE
*
PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES – Esta peça tem a função de aumentar a fidedignidade e conseqüente a credibilidade dos demonstrativos contábeis publicados, sendo obrigatória para as companhias abertas, seguradoras e instituições financeiras. Antes da publicação auditores independentes certificados pela CVM, examinam os demonstrativos a serem publicados e dão parecer sobre o seu conteúdo e adequacidade aos princípios contábeis vigentes, bem como se a situação econômica e financeira expressa na realidade evidenciada pelos demonstrativos. 
AULA 2
CONTABILIDADE
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais