Buscar

Projeto Integrador Educação e Sociedade Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Projeto Integrador: Educação e Sociedade
Projeto Diagnóstico Educacional
Linha de Pesquisa: Educação, geração tecnológica e processo de formação para o trabalho
Identificar o local onde pode ser desenvolvido o projeto, locais onde o projeto integrado poderá ser proposto: Escolas Públicas e Privadas
- Justificar escolha da matéria
- Desenvolver os objetivos do Projeto
Podemos dizer que a pandemia prejudicou o Brasil e o mundo em vários pontos, e podemos citar a economia como o principal delas. Economia vem o desemprego, a fome, e a dificuldade de acesso as aulas online. 
Nem todos tiveram o acesso correto da tecnologia, foi simplesmente das carteiras escolares para as aulas totalmente online, da pobreza a falta dos estudos adequados. E nisso vieram dificuldades escolares como as alfabetizações, e processos de formação. Escolas públicas são as mais atingidas, na maior parte são crianças carentes e não tem nem um tipo de acesso a tecnologia, já as escolas particulares conseguiram se adaptar por aulas totalmente online com mais facilidades mesmo com o numero de matriculados caírem durante a pandemia. 
A educação foi atingida de modo em que levara anos para voltar totalmente ao normal novamente, no começo do ano de 2021 optaram no projeto aula remota assim tentar diminuir as dificuldades escolares, com poucos alunos em aulas presencias se revezando. 
- Referencial teórico 
A Educação a Distância é um aprendizado planejado, que normalmente ocorre em local diferente do ensino, por isso requer técnicas especiais na elaboração das aulas, métodos especiais de comunicação eletrônica e outras tecnologias, assim como uma organização especial e estratégias administrativas, é assim que deveria ter acontecido com todo um planejamento para que todas as crianças e professores não tivesse suas dificuldades que estão passando hoje. Com a chegada da pandemia rapidamente foi optado a educação a distância com nem se quer um único planejamento por falta de tempo e não prejudicar as aulas com seus atrasos na alfabetização e aprendizagem. 
Para Moran 2002: “Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente”. 
Os jornais têm noticiado alguns exemplos de escolas e professores que tentaram adotar o ensino. Em 19 de Abril, o Jornal “Brasil de Fato” citou o exemplo do Maranhão, do Centro de Ensino de tempo integral Dayse Galvao de Sousa. Onde, com apoio da secretaria de ensino, as atividades não pararam durante o período da quarentena. Por meio de plataformas digitais, como Classroom, Whatsapp e outras estratégias comunitárias mais de 92,4% dos alunos conseguiram receber conteúdo pedagógico e o retorno de tarefas completadas até aumentou em comparação às aulas presenciais (NICOLAV, 2020). 
Outro desafio encontrado, além do despreparo tecnológico, foi o das famílias que mesmo tendo fácil acesso, possuem dificuldades para repassar aos filhos os conteúdos passados pelas escolas na compreensão de que pais e responsáveis não são professores e não possuíam preparação e profissionalização para exercerem tal atividade.
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-pandemia#:~:text=Como%20medida%2C%20o%20Sistema%20Educacional,MINIST%C3%89RIO%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%2C%202020).
 
- Identificando – Analise da Problemática
Com tantos problemas e dificuldades, a educação entrou na lista dos mais atingidos durante a pandemia, dentre elas são: Falta de recursos tecnológicos, dificuldade dos pais ao ensinar em casa, dificuldade de aprendizagem dos alunos portadores de deficiência, impacto da saúde mental das crianças e jovens, dificuldades na alfabetização infantil, falta de comunicação e interação entre crianças e professores, falta de atenção ao assistir aulas e vídeos. 
- Propondo Melhorias
- Considerações Finais
Como podemos imaginar a volta das aulas presencias não será como antes, vai ter pressão dos alunos para que alguma coisa mude-se de repente, incluindo as dificuldades em novas adaptações, mesmo tendo as aulas online os alunos vão começar com uma dificuldade acima do normal.
Com a pós-pandemia terá turmas reduzidas, carteiras mais afastadas, janelas abertas, ambientes bem higienizados, todos de máscaras, incluindo alunos, professores e funcionários e nada de aglomerações, nem mesmo no intervalo e isso nem sempre terá bons resultados. 
Esse é o cenário esperado nas escolas brasileiras com a pós-pandemia durante algum tempo; e isso se tornara uma nova adaptação entre os alunos que terá que mudar novamente suas rotinas diárias e um grande desafio para os professores e funcionários. 
Nem todos concordaram com a volta as aulas presenciais, mais para alguns é fundamental a volta das aulas remotas, pois alunos estão tendo dificuldades e atrasos em seus estudos; E isso acaba prejudicando a alfabetização e uma formação adequada. 
Com a volta das aulas presenciais ou remotas, tem seus pontos positivos, um dos principais será o apoio dos colegas, e as trocas de experiências entre os docentes, novos desafios e novas experiências.
 Referências
Sites: - https://www.educabrasil.com.br/educacao-e-tecnologia/ 
- https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-pandemia#:~:text=Como%20medida%2C%20o%20Sistema%20Educacional,MINIST%C3%89RIO%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%2C%202020)

Outros materiais