Buscar

Atividade de Pesquisa - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO
Aluno (a): IGOR PEREIRA DE OLIVEIRA
Data: 09 / 08 / 2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1)	Quais são as principais características de um empreendedor? 
 Iniciativa. 
Persistência.
Ter um planejamento.
Autoconfiança. 
Liderança.
Busca de informações.
Visão empreendedora. 
Capacitação.
2)	Elabore a sua definição de empreendedor.
Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro.
3)	De que maneira empreendedores podem contribuir para a melhoria da situação socioeconômica do País?
o empreendedorismo contribui positivamente para o desenvolvimento econômico, pois introduz inovação tanto pela inovação de produtos ou de processos de produção, ou seja, leva a competividade e ao aumento da eficiência econômica.
4)	O que significa estabelecimento de metas e objetivos para o sucesso de um empreendimento? 
O estabelecimento de metas de curto, médio ou longo prazo vai ajudar uma corporação a planejar as estratégias mais adequadas para seu crescimento. ... Unindo visões positivas, dados específicos do que se deseja atingir e prazos finais predeterminados, fica mais simples traçar rotas para o sucesso.
5)	Selecione algumas ideias de negócios e peça a opinião de outras pessoas sobre a possibilidade de transformar essa ideia em negócio. Procure adotar uma posição neutra, apenas registrando as opiniões, as para usar como pistas em um processo de busca de informações e planejamento.
1. Manutenção de bens
Com a crise, os brasileiros estão freando o consumo e utilizando por mais tempo bens mais caros, como carros, celulares e computadores. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo estão paradas desde maio de 2014. Em setembro de 2015, por exemplo, o volume de vendas caiu 3,3 % em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Assim, investir na área de reparos e consertos é um bom caminho para quem quer empreender em 2016. Afinal, se os consumidores não estão adquirindo novos produtos, fatalmente acabarão precisando de manutenção quando seus equipamentos quebrarem. E como atendimento ao consumidor no Brasil não costuma atender às expectativas da maioria, investir em um atendimento de excelência pode ser um bom primeiro passo. Alguns exemplos de negócios nesse ramo são:
2. Alimentação e conveniência
Comida é algo que as pessoas simplesmente não param de consumir, mesmo com a crise. A diferença é que, com menos dinheiro e/ou tempo, o consumidor tende a comer mais em casa do que gastar dinheiro com restaurantes, por exemplo. Ou seja, estabelecimentos que vendem comida muito sofisticada, a altos custos, tendem a perder espaço, dando lugares a negócios de refeições prontas e mais baratas.
Uma opção interessante para o empreendedor que deseja entrar nesse setor é investir em delivery de marmita. Isso mesmo, você não leu errado. Esse tipo de negócio vem crescendo bastante pela praticidade e preços baixos, como são os casos do LightChef ou do Marmotex.
Quem não tem tempo para preparar comida em casa – mas também não está podendo sair pra comer – é o público desse serviço.
Lanches saudáveis com um modelo de assinatura, como são os casos do FarofaLá e do BestBerry, também tendem a atrair clientes pela praticidade e acessibilidade.
Mas você deve estar pensando, e os famosos foodtrucks, será que ainda valem a pena? Bem, apesar de já estarem saturados em algumas cidades brasileiras, a ideia continua sendo uma opção barata de investimento para o empreendedor, especialmente se ele quiser atuar em cidades em que a febre dos carrinhos de comida ainda não chegou. Aqui a chave é fazer uma boa pesquisa de mercado para não errar na hora de começar o negócio.
3. Bebidas funcionais
Uma ideia de negócio que ainda é pouco explorada no Brasil é a de bebidas funcionais. Quanto mais trabalham, menos tempo e mais estressadas as pessoas ficam. A solução encontrada por alguns empreendedores lá fora, especialmente nos Estados Unidos, foi a fabricação e venda das tais bebidas funcionais. Esses drinks naturais prometem auxiliar o organismo a conquistar determinado objetivo, que pode variar entre dormir melhor ou desenvolver um pouco mais sua musculatura. São os casos dos produtos da Vitaminwater ou da Slow Cow, ou da famosa casa de sucos Jamba Juice.
Outra opção para quem não tem tanta familiaridade em trabalhar com produtos naturais, mas deseja entrar no mercado, é investir no modelo de franquia. Por já vir com o modelo de negócio pronto, o processo de vendas fica mais simples e dinâmico. Como esse mercado ainda está começando a crescer no Brasil, a concorrência é baixa e as empresas que souberem explorar suas oportunidades poderão se tornar referência.
4. Beleza e estética
Outra ideia de negócio em uma área que permanece aquecida é a dos salões de beleza, clínicas de estética e venda de cosméticos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cresce de maneira estável desde 1996, sem sinais de frenagem por conta da crise. A venda de cosméticos rendeu em 2014, por exemplo, cerca de R$ 43,2 bilhões.
Além disso, procedimentos como design de sobrancelhas e alongamento de cílios, entre outros, vêm ganhando popularidade e cada vez mais estabelecimentos especializados ampliam suas operações. Ou seja, para quem tem afinidade por esse tipo de negócio, o investimento continua valendo a pena.
6)	Qual a importância de realizar uma analise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
A importância da análise de risco é um fator-chave no mundo dos negócios. Sua execução correta ajuda a tranquilizar colaboradores, funcionários e até mesmo investidores, que estarão mais seguros ao lado de um empreendedor capaz de prever as possíveis falhas em seu empreendimento.
7)	O que é plano de trabalho? Qual é sua relevância para o negócio? 
Um plano de trabalho é um documento em que se registram as atividades, os objetivos e as tarefas necessárias para a performance de um profissional. Sua importância está diretamente relacionada com o alcance de propósitos.
8)	O que é grau de excelência, no contexto estudado?
As pessoas deveriam aferir o seu grau de excelência em todas as atividades em que está envolvida , seja fritar um ovo , realizar uma neurocirurgia ou implementar um projeto de milhões. Não existe meio termo quando nos referimos á excelência, ou você faz as coisas bem feitas, dando o máximo de si, ou não faça.
Para aferir o seu grau de excelência você deve avaliar os seus pontos fortes em relação aos outros, ou seja, aquilo que você realmente se destaca dentro do seu grupo, lembrando-se de que assim aumenta o risco de se tornar prepotente ao estilo do ditado em terra de cego quem tem um olho é rei, pois ao mudar de cenário seus pontos fortes podem perder destaque, especialmente se nele as pessoas possuírem ambos os olhos.
Para não correr esse risco também compare seus pontos fortes com alguém que seja uma referencia neste quesito, pode ser até um personagem fictício. Com isso você poderá determinar seu grau de excelência e sempre se manter em eterno desenvolvimento.
Seja mais do que um apaixonado pelo o que faz. Acima de tudo AME o que faz isso aumenta exponencialmente o seu grau de excelência, aumentando assim a sua chance de ser bem sucedido.
9)	Qual é sua compreensão sobre brainstorming? 
Brainstorming é uma técnica que visa desinibir os participantes de uma reunião/equipe para que deem o maior número possívelde ideias, encorajando o pensamento criativo de todos. Todas as ideias geradas pela equipe são potencialmente válidas e cada participante deve estar certo de que pode dar sua contribuição.
10)	No que se refere à liderança, faça uma pesquisa sobre as principais modelos e escolha um para descrever sobre ele.
	LIDERANÇA COACHING: UMA GRANDE PROMESSA
A liderança coaching se refere ao estilo de liderança mais recente em relação aos citados até agora. Aqui, o diferencial está no foco de trabalho do líder: a habilidade de cada colaborador da equipe. Dessa forma, o líder focará na individualidade de cada membro da equipe, analisando seus pontos fracos e fortes dentro do ambiente organizacional. Então, atuará como uma espécie de incentivador, auxiliando os profissionais a liberarem todo o potencial que guardam em si. O trabalho de um profissional com perfil de liderança coaching é alinhar o potencial individual dos colaboradores às expectativas e metas da empresa. Para tal, fornece ferramentas de autoavaliação e seu próprio parecer (feedback), fazendo do bom desempenho sua principal estratégia. A variação dos tipos de liderança apresentados pelo mercado não é, nem de longe, algo que deva ser visto como um ponto negativo. Ao contrário, cada tipo de organização envolve ambientes com demandas distintas de estilos de liderança.
Atividade de Pesquisa: Empreendedorismos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes