A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Avaliação 01084_70 - EAD

Pré-visualização | Página 1 de 5

1. A gestão de pessoas deve fazer parte da construção do planejamento de uma organização. O primeiro passo de um planejamento é a elaboração da missão, da visão e dos valores da organização. Nesse contexto, o que pode se entender por missão, visão e valores?
· A missão estabelece o propósito do negócio. Os valores orientam os funcionários para fazerem aquilo que se espera deles dentro de uma empresa. A visão define aonde a empresa quer chegar daqui a algum tempo.
2. A responsabilidade de decidir sobre a gestão de pessoas cabe aos dirigentes de uma organização, e o departamento de Recursos Humanos deve executar as decisões tomadas pelos dirigentes. Os dirigentes decidirão como será o processo de manutenção dos funcionários. Qual é o foco do processo de manutenção numa organização?  
· O processo de manutenção deve estar focado em garantir que os funcionários estejam bem, porque isso é possível por meio de um ambiente adequado, com segurança, com boa relação entre os colegas, saúde e qualidade de vida.
3. As organizações geram expectativas em relação às pessoas ao contratá-las. O mesmo acontece com as pessoas ao serem contratadas pelas organizações. Ambas as partes ficam atentas aos resultados da relação que foi selada no momento da assinatura do contrato funcional. Quais são as expectativas da organização por meio do trabalho do seu funcionário? 
· Atingir a sustentabilidade do seu negócio, entre outros fatores, por meio das competências dos funcionários no desempenho de suas funções.
4. O alinhamento que existe entre a gestão de pessoas e a organização pode ser percebido quando esta reconhece que, para atingir seus objetivos, precisa das competências dos seus funcionários e apoia o seu desenvolvimento. Nesse contexto, é correto afirmar:
· O apoio para o desenvolvimento da pessoa pode vir da organização, mas a responsabilidade pelo desenvolvimento é do próprio funcionário.
5. A evolução da administração das pessoas ocorreu ao longo de muitos anos, não se limitando a novas estruturas organizacionais ou novos termos adotados ao se referir às pessoas que trabalham numa organização. Também houve mudança na maneira de entender e conduzir as pessoas. Qual das afirmativas a seguir está de acordo com a evolução da administração das pessoas?
· O tratamento das pessoas deixou de ser padronizado (eram consideradas apenas números) para ser um tratamento mais personalizado.
1. A Administração de Pessoal utiliza a Tecnologia da Informação para gerar informações para as organizações e para as pessoas. Marque a única alternativa correta que indica o motivo do uso da informação pelas organizações e pelas pessoas.
· As organizações utilizam a TI para fazer recrutamento interno e as pessoas utilizam para seu desenvolvimento profissional.
2. A Tecnologia da Informação na Administração de Pessoal veio para estreitar a relação entre os funcionários e a organização. O departamento pessoal passou a disponibilizar para os funcionários informações sobre os seus dados cadastrais e sobre a organização. Da mesma forma, a organização passou a obter informações sobre os seus funcionários. Marque a única alternativa que indique a importância da TI na Administração de Pessoal.
· A TI trouxe maior possibilidade de análise de dados e, consequentemente, maior disponibilização de informações para fazer a gestão de pessoas na organização.
3. O uso da Tecnologia da Informação na Administração de Pessoal possibilitou maior agilidade e confiabilidade nas informações, além de reduzir o trabalho repetitivo e suscetível a erros. Quais são os módulos de trabalho utilizados na Administração de Pessoal na geração de informações? Marque a alternativa correta.
· Serviço social, medicina do trabalho, benefícios, registros pessoais, segurança do trabalho, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção e remuneração.
4. As organizações obtiveram muitas vantagens ao utilizarem as tecnologias da informação nos seus processos de gestão. A Administração de Pessoal passou a oferecer informações mais precisas, rápidas e confiáveis com o objetivo de auxiliar nas tomadas de decisão. Marque a única alternativa correta que apresenta os impactos da Tecnologia da Informação na Administração de Pessoal nas organizações.
· Maior interação com as informações de outros setores da organização e maior utilização das redes sociais como fonte de informação num processo de seleção.
5. A Tecnologia da Informação deve garantir as informações necessárias para que os gestores consigam fazer a gestão de pessoas dentro da organização. Marque a única alternativa correta que se refere à utilização da Tecnologia da Informação na Administração de Pessoal.
· A TI possibilitou que a Administração de Pessoal pudesse disponibilizar informações confiáveis e atualizadas para que a organização consiga preparar a sucessão de novos líderes. ​​​​​​​
1. Você é responsável pelas rotinas de pessoal de uma empresa de consultoria. Nesse momento está realizando a admissão de um jovem de 18 anos, como assistente administrativo. Em que momento deverá solicitar a esse novo colaborador o exame médico?
· No momento da admissão, para comprovar sua saúde física e mental. Caso o funcionário permaneça mais anos na empresa, e não haja nenhuma alteração em sua atividade ou estado de saúde, a cada dois anos deverá ser solicitado que realize novo exame médico.
2. De que forma as organizações comunicam a admissão de um novo empregado ao Ministério do Trabalho e Emprego?​​​​​​​
· Por meio do envio do formulário do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
3. Assim como os empregadores têm direitos, os trabalhadores também. Dentre os itens relacionados abaixo, qual se refere a um direito do empregado?​​​​​​​
· Salário pago até o 5º. dia útil do mês seguinte
4. Você será o responsável por realizar o desligamento de um funcionário que furtou itens da organização. Qual será a dispensa que deverá ser realizada?​​​​​​​
· Dispensa por justa causa
5. Qual dos itens abaixo refere-se a um direito do empregado e do empregador, respectivamente?
· 30 dias de férias com acréscimo de 1/3 do salário; escolha do período de gozação de férias do funcionário.
1. O artigo 1º da Portaria nº 3.626/91 do Ministério do Trabalho, bem como o artigo 41 da CLT versam sobre a obrigatoriedade dos registros de empregados e das informações a respeito de sua vida laboral. De acordo com a lei, é obrigatório que seja registrado(a):
· o acidente do trabalho e doença profissional quando tiverem ocorrido.
2. A partir de 2018, as empresas brasileiras puderam contar com um sistema que reúne todas as informações relacionadas aos trabalhadores denominados:
· Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – e-Social.
3. A Portaria nº 1.510/2009 objetiva a anotação de horário de entrada e de saída dos trabalhadores por meio eletrônico. Para tanto, introduziu o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP), que conta com algumas exigências, como, por exemplo:
· informações de marcação de horários de entradas e saídas. 
4. A falta de informações de histórico profissional dos empregados pelo do empregador pode resultar em multa para a empresa. A forma de controle sobre se o empregador mandou ou não as informações se dão por meio:
· do envio de informações do empregador no Caged até o dia 7 do mês subsequente ao mês de referência para gerar estatísticas para o Ministério de Trabalho.
5. Quanto à determinação de registro eletrônico de ponto, o arquivo que contém os dados, chamado de AFD, deve ser gerado armazenado na Memória de Registro de Ponto (MRP). Assinale a alternativa que explica o porquê:
· Servirá de backup às movimentações e estará à disposição do auditor do trabalho.
1. Em relação às disposições gerais da jornada de trabalho em qualquer atividade privada, é correto afirmar que:
· O salário-hora do empregado diarista deve ser obtido dividindo-se o salário diário correspondente à duração do trabalho, pelo número de horas de efetivo trabalho.
2. Para compor e atribuir jornada de trabalho alinhada à legislação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.