Buscar

Atividade 1-- Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1-) As conquistas políticas sociais historicamente ocorreram sempre de modo ativo, isto é, a partir do enfrentamento e posicionamento de homens e mulheres contra as desigualdades e discriminações sociais, qual o comportamento esperado de um aluno que cursou uma disciplina como a de Libras? Ou seja, a partir do que você aprendeu até o momento sobre a história da Libras em nosso país, de que modo isso somará na construção de uma sociedade mais justa, independente de você ser uma pessoa com surda ou não?
 	Acredito que quando um grupo de pessoas são esquecidas e por vezes até excluídas de possibilidades e de direitos, devido a algum tipo de deficiência (intelectual, mental ou física), em relação aos ditos “pessoas normais” que compõe a maioria da sociedade, devemos trazer a pauta de que esses cidadãos por séculos foram alvos de preconceitos e estigmas, foram subestimados e negligenciados por toda uma sociedade. Ainda hoje podemos perceber a indiferença com que são tratadas, pois na maioria das vezes são vistos como pessoas incapazes e limitadas as suas dificuldades. Entretanto, estes indivíduos possuem capacidade suficiente para descontruir esse pensamento arcaico e mostrar que são tão capazes do que qualquer outra pessoa “normal”. É necessário que haja estímulo, bem como iniciativas governamentais mais presentes e eficazes para impulsionar oportunidades de desenvolvimento e autossuficiência para estas pessoas. Quando uma minoria decide reivindicar seus direitos e inclusão para assumir seus potenciais e competências, aí há uma revolução social. O estado deve formular e colocar em ação Leis efetivas que façam assegurar os benefícios destinados a esta população. A inclusão social é um ato de evolução comportamental para um todo, que se faz necessário para o crescimento e desenvolvimento de habilidades do ensino de Libras nas escolas e faculdades, trazendo à tona uma forma de conscientizar sobre a importância e os anseios deste grupo, a fim de facilitar a comunicação e compreensão entre todos. 
A diretriz que traz o ensino de libras como segunda língua oficial do país, potencializa para que ela seja disseminada, a fim de que novos profissionais possam estar capacitados e desenvolverem habilidades fundamentais na hora de um atendimento mais humanizado, conjuntamente com uma abordagem mais natural possível com esta população. Logo assim poderemos garantir que a inclusão seja concretizada em todas as áreas respeitando a individualidade e particularidade de cada ser humano, sem distinção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes