Buscar

COMPETIÇÃO DE CORPO DE PROVA E CONCREBOL - V SAEC - Apresentação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPETIÇÃO DE CORPO DE PROVA E CONCREBOL 
INTRODUÇÃO
MATERIAIS E MÉTODOS
RESULTADOS ESPERADOS
A.M.O. MARTINS1, F.A.O. BARBOSA¹, J.A. MORAES¹, J.D.S. Silva2, J.F.S. FILHO¹, O.G. SILVA¹, T.L.S. BORGES1
  1Graduando(a) em Engenharia Civil, Faculdade Aldete Maria Alves – FAMA – Iturama – MG. 
2Metrando em Ciências Ambientais (universidade Brasil), Especialista em Engenharia Sanitária, graduado em Engenharia Civil, 
Docente do curso de Engenharia Civil, Faculdade Aldete Maria Alves, FAMA-Iturama/MG. 
CONCLUSÃO
	O concreto possui três principais propriedades mecânicas, que são resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. Ambas são medidas a partir de ensaios em laboratório que atendem a critérios estabelecidos pelas normas técnicas e em condições específicas. (TEIXEIRA, 2010). Sabendo que o concreto utilizado nas estruturas de construções civis deve ser produzido com vistas a obter o resultado de resistência a compressão para o qual foi projetado, a V Semana Acadêmica da Engenharia Civil propôs um desafio para demonstrar, na prática, como são realizados os ensaios de concreto, desde o cálculo do traço até a moldagem dos corpos de prova de concreto, com o objetivo de chegar, em 7 dias, à resistência de 25 MPa. Também foi confeccionada uma bola de concreto, denominada “Concrebol”, com o objetivo de testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos homogêneos com parâmetros de resistência, que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.
	 				
	 Para a preparação do Corpo de prova e do Concrebol serão utilizados: areia, cimento CPII-32, brita 1 e água, além de uma fôrma metálica e uma fôrma de isopor para modelagem do corpo de prova e do Concrebol, respectivamente.
	O primeiro passo realizado é a secagem da areia, que será utilizada, para encontrar o módulo de finura da mesma. Nesse processo obteve-se Módulo de Finura igual a 2,7. Em seguida, é calculado então o traço do concreto aumentando os resultados em 50%, uma vez que o mesmo concreto servirá para a modelagem do corpo de prova e do Concrebol.
	Aos 7 dias após a moldagem do corpo de prova e da Concrebol serão realizados todos os ensaios a fim de verificar a precisão de cada equipe competidora, desde o cálculo do traço utilizado até a habilidade dos integrantes das equipes em confeccionar os corpos de teste.
	O Concrebol será lançado a partir de uma rampa, onde espera-se que ele siga por um trajeto retilíneo até o fim da pista demarcada onde haverá um gol. Todos os aspectos referentes a essa bola de concreto serão avaliados posteriormente, tais como: forma final, trajeto percorrido, homogeneidade na mistura e o teste de resistência à compressão.
	Da mesma forma, para o corpo de prova também será realizado o teste de resistência à compressão, a fim de verificar se o traço da equipe competidora resiste aos 25 MPa propostos na competição.
	Apesar que a proposta feita pela V Semana Acadêmica da Engenharia Civil da Faculdade FAMA seja para uma competição de corpos de prova e Concrebol, notamos que isso levou os competidores a se unirem consideravelmente para trocarem ideias sobre qual a melhor forma de se moldarem suas peças. A equipe vencedora receberá uma premiação simbólica, mas todos os participantes estão sendo premiados com o conhecimento teórico-prático adquirido nessa competição.
Fonte: Google Imagens.
Fonte: Google Imagens.
REFERÊNCIAS
https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR. Fonte de pesquisa utilizada para coletar as imagens utilizadas.
TEIXEIRA, B. E. S. Relatório dos Ensaios de Concreto. p.1, Espírito Santo, 2010.
Fonte: Foto do Autor.
Fonte: Foto do Autor.

Continue navegando