Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
MÓDULO 2 - AVALIAÇÃO - PÓS DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO - PUC MG

Pré-visualização|Página 1 de 1

MÓDULO 2 - DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO I

PÓS EM DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO - PUC MG

AVALIAÇÃO


Pergunta 1: Sobre a caracterização do grupo econômico trabalhista e o entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre o assunto é correto afirmar:

a.  Uma vez caracterizado acarreta a responsabilidade solidária de todas as empresas do grupo pelo adimplemento das verbas trabalhistas, desde que o obreiro tenha prestado serviços para todas elas. 

b.  Uma vez caracterizado acarreta a responsabilidade direta da empresa empregadora e a responsabilidade subsidiária das demais empresas do grupo quanto ao pagamento das verbas trabalhistas. 

c.  Reclama, para sua caracterização, a existência de uma empresa controladora (geralmente denominada holding). 

d.  Uma vez caracterizado acarreta a responsabilidade solidária de todas as empresas do grupo pelo adimplemento das verbas trabalhistas. 

 

Pergunta 2: Sobre o fenômeno do teletrabalho e a sua regulamentação jurídica, é correto afirmar:

a.  Os empregados em regime de teletrabalho estão inseridos no regime protetivo de duração do trabalho previsto na CLT. 

b.  No teletrabalho, a subordinação permanece anulada momentaneamente, tendo em vista que o empregado não está sob controle patronal direto e imediato. 

c.  A CLT considera teletrabalho a prestação de serviços, necessariamente, no domicílio do empregado, figura denominada usualmente de home office.

d.  Poderá ser realizada alteração contratual entre regime de trabalho presencial e regime de teletrabalho, desde que haja mútuo acordo entre as partes e registro em aditivo contratual. 

 

Pergunta 3: A CLT caracteriza o empregador em seu artigo 2o. A partir desse dispositivo e de sua adequada interpretação é incorreto o que se afirma em:

a.  Os profissionais liberais são equiparados a empregadores quando venham a admitir empregados. 

b.  O advogado será equiparado a empregador quando admitir, assalariar e dirigir a prestação pessoal de serviços. 

c.  As instituições sem fins lucrativos também são equiparadas a empregador quando admitirem empregados. 

d.  A CLT qualifica como empregador a empresa individual ou coletiva, não havendo possibilidade dessa caracterização nas sociedades simples. 

 

Pergunta 4: O empregado doméstico recebeu tratamento da CR/1988 no parágrafo único do artigo 7. Com a Emenda Constitucional nº 72/2013, houve a ampliação dos direitos do doméstico e foi nítida a tentativa de lhe garantir tratamento isonômico em relação aos empregados urbanos e rurais.

Sobre a relação de emprego doméstico e a proteção conferida pela CR/1988, é incorreto afirmar:

a.  A jornada de trabalho do empregado doméstico será de 8 horas diárias e 44 horas semanais. 

b.  Com a Emenda Constitucional nº 72/2013 o empregado doméstico passa a ter direito ao adicional noturno e ao adicional de insalubridade. 

c.  Na relação de emprego doméstico, o empregado presta serviço de natureza contínua a pessoa ou família no âmbito residencial desta. 

d.  Com a Emenda Constitucional nº 72/2013, o empregado doméstico passa a ter direito ao adicional noturno e ao adicional de horas extras. 

 

Pergunta 5: João é policial militar, regularmente aprovado em concurso público, e realiza “bicos” nas horas de folga, trabalhando como segurança de festas e boates. Atualmente está trabalhando para um único estabelecimento, aproximadamente 3 vezes por semana, recebendo 100 reais por dia de trabalho. João deseja pleitear o reconhecimento do vínculo empregatício com o estabelecimento.

Nesse contexto é correto afirmar, à luz da jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho sobre o tema:

a.  João não conseguirá reconhecer o vínculo de emprego diante do impedimento acarretado pelo exercício do cargo público. 

b.  João será expulso da polícia militar e não conseguirá reconhecer o vínculo empregatício. 

c.  João não conseguirá reconhecer o vínculo de emprego diante da ilicitude da atividade. 

d.  João conseguirá reconhecer o vínculo de emprego sendo-lhe devidos os direitos trabalhistas pertinentes. 

 

Pergunta 6: O poder empregatício possui justificativa contratual e no elemento da subordinação, presente na relação de emprego. Sobre o poder empregatício, é incorreto o que se afirma em:

a.  O empregado que descumprir com suas obrigações contratuais poderá sofrer as punições de advertência e suspensão disciplinar. 

b.  O poder empregatício garante ao empregador as prerrogativas de dirigir, regulamentar e fiscalizar a prestação de serviços do empregado. 

c.  A jurisprudência trabalhista vem reconhecendo o direito de o empregador fiscalizar o conteúdo dos e-mails veiculados pelos empregados, quando se tratar de e-mail corporativo. 

d.  O período máximo da suspensão disciplinar, de acordo com a CLT, é de 15 (quinze) dias. 

 

Pergunta 7: Roger realizou entrevista de emprego e, passados alguns dias, foi convocado para entregar na sede da empresa a sua CTPS, o atestado médico admissional e cópia dos documentos pessoais. Os documentos foram entregues numa quarta-feira e Roger foi informado que começaria a esta lhe informa que não procederá com a contratação e lhe devolve os documentos. Nesse contexto, à luz do entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre a matéria:

a.  Roger pode postular indenização pelos danos morais suportados diante da frustração de sua legítima expectativa quanto a contratação. 

b.  Roger pode postular a contratação compulsória, diante da promessa fidedigna de emprego que lhe foi apresentada. 

c.  Roger não receberá qualquer tipo de indenização pelo ocorrido diante da inexistência de promessa fidedigna de contratação no caso em tela. 

d.  Roger não receberá qualquer tipo de indenização pelo ocorrido diante do poder discricionário da empresa de contratar ou não. 

 

Pergunta 8: José trabalha em uma empresa no regime contratual de turno ininterrupto de revezamento. O terceiro turno (chamado turno da madrugada) se inicia às 22h35min e se encerra às 06h35min e quando José labora nele recebe o adicional noturno. Nesse contexto, é correto afirmar:

a.  Se José for transferido para o turno diurno, a alteração não será considerada lesiva e o obreiro perderá o adicional noturno. 

b.  Se José for transferido para o turno diurno, a alteração não será considerada lesiva, desde que o obreiro continue recebendo o adicional noturno. 

c.  José não poderá ser transferido para o turno diurno por força do princípio da inalterabilidade contratual lesiva. 

d.  Se José for transferido para o turno diurno, a alteração será considerada lesiva, pois o obreiro perderá o adicional noturno. 

 

Pergunta 9: O empregador poderá se valer do poder disciplinar quando o empregado descumprir ordens e diretrizes fixadas pela empresa. Essas penalidades devem ser aplicadas com razoabilidade e imediatidade.

É correto afirmar sobre as penalidades possíveis de aplicação ao empregado urbano ou rural, que a CLT prevê, expressamente:

a.  A advertência verbal ou escrita, a suspensão e a dispensa por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado. 

b.  A censura escrita, a suspensão e a dispensa por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado. 

c.  Somente a suspensão do contrato e a dispensa por justa causa como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado, sendo a advertência um costume de muitas empresas, como medida menos prejudicial ao obreiro. 

d.  A advertência verbal, a censura escrita e a suspensão como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado. 

 

Pergunta 10: Sobre os elementos formais de validade do contrato de trabalho é incorreto afirmar:

a.  O objeto lícito se caracteriza como elemento de validade do contrato de trabalho. 

b.  A forma escrita, em alguns casos, representa elemento de validade do contrato de trabalho. 

c.  A manifestação idônea de vontade sempre será elemento para validade do contrato de trabalho. 

d.  A forma escrita e expressa sempre será elemento de validade do contrato de trabalho. 



Quer ver o material completo? Crie agora seu perfil grátis e acesse sem restrições!