Buscar

CONTROLE RENAL DA TONICIDADE CORPORAL E DO VOLUME CIRCULATÓRIO EFETIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTROLE RENAL DA TONICIDADE CORPORAL E DO VOLUME CIRCULATÓRIO EFETIVO
PAPEL DA UREIA NA CONCENTRAÇÃO DA URINA
Quanto maior for a dieta proteica, maior será a concentração de ureia, tornando a urina mais concentrada. A ureia é produzida no fígado a partir da amônia, contudo, não possui um papel relevante, devendo ser excretada.
A ureia é filtrada, mas é secretada e absorvida várias vezes em segmentos distintos do néfron, por isso não pode ser usada para medir a taxa de filtração glomerular, mas é útil para medir a função renal, demonstrando a capacidade do rim em secretar e reabsorver a ureia.
Sua excreção é aumentada com o aumento do fluxo urinário. Essa substância é tóxica em altas concentrações, mas me baixas é útil, pois devido a sua reabsorção e secreção, cria-se um gradiente osmótico na alça de Henle, o que implica em maior reabsorção de água.
PAPEL DO ADH/VASOPRESSINA NA CONCENTRAÇÃO DA URINA
Corresponde a um hormônio produzido pelos neurônios magnocelulares dos núcleos supraventriculares e supra-ópticos do hipotálamo medial e que por meio do trato hipotálamo-hipófise, chega na neurohipófise para ser secretado na corrente sanguínea.
O principal estímulo para a secreção de ADH é a osmolaridade, ou seja, quando esta aumenta (principalmente pelo aumento de sódio), osmorreceptores periféricos (sensíveis a sódio) e células especializadas do hipotálamo captam esta variação.
Os receptores específicos para o ADH estão presentes nos túbulos corticais e ao interagirem com o ADH, sofrem uma mudança conformacional e produzem AMPc, que ativa uma transcrição gênica, produzindo a proteína AQUAPORINA, que serve como poro de passagem de água livre (isenta de íons), localizado na membrana luminal das células tubulares.
Baixos índices da secreção de ADH leva a uma poliúria “insossa”, ou seja, muito diluída e pouco concentrada. Estando relacionada a diabetes insipidus, que pode ser neurogênica, deficiência na síntese de ADH ou nefrogênica, resposta renal inapropriada à ação do ADH.
OBS.: A aldosterona e o ADH são os dois hormônios responsáveis por controlar, de maneira direta e em conjunto, a natremia (concentração plasmática de sódio ou Na⁺, no sangue) e volemia (quantidade de sangue circulando no corpo).
SISTEMA RENINA-ANGIOTENSINA-ALDOSTERONA (SRAA)
Quando ocorre diminuição do volume circulante (hipovolemia), a hipoperfusão renal estimula o aparelho justaglomerular a secretar renina, responsável por converter angiotensinogênio (produzido no fígado) em angiotensina I. Esta sofre conversão pela enzima conversora de angiotensina/ECA (pulmão), convertendo-a em angiotensina II.
· Estimula o centro da sede no hipotálamo para aumentar a volemia;
· Ao nível renal, diminui a excreção de sódio e de água, na tentativa de aumentar a pressão sanguínea e volemia;
· Estimula a adrenal, para sintetizar a aldosterona, também responsável por diminuir a excreção de sódio e água.
Obs.: Na hipertensão, se utiliza fármacos inibidores da ECA, diminuindo a volemia.
Em relação a ANGIOTENSINA II, suas funções:
· Estimular a liberação de aldosterona;
· Vasoconstrição renal e em outros vasos sistêmicos;
· Aumenta o controle túbulo-glomérulo, tornando a mácula densa mais sensível;
· Aumenta a função dos canais de sódio e do trocador sódio-hidrogênio para promover reabsorção de sódio;
· Induz hipertrofia renal;
· Estimula a sede e liberação de ADH por ação direta nos núcleos hipotalâmicos.
PEPTÍDEO NATIURÉTICO ATRIAL (ANP)
É um peptídeo ativo que influencia diretamente a volemia, este é sintetizado pelos miócitos atriais e liberados em resposta ao estímulo de distensão, responsável por promover a diurese, ou seja, estimula a excreção de sódio.
Sua principal função é a realização da vasodilatação renal, que aumenta o fluxo sanguíneo e aumenta a GFR, portanto mais sódio alcança a mácula densa e mais sódio é excretado. Sua ação pela dada pela inibição da liberação da renina e se opõe à ação da angiotensina.
CONTROLE DA VOLEMIA
Quando ocorre a diminuição do volume circulante efetivo, desencadeiam alterações no organismo, para regular.
· Nível Renal = Barorreceptores glomerulares ativam o aparelho justaglomerular, para desencadear o sistema renina-angiotensina-aldosterona;
· Barorreceptores localizados no arco aórtico, no seio carotídeo, no sistema nervoso central e em outras áreas do corpo, estimulam centros reguladores da pressão no encéfalo, ativando o SNA Simpático (vasoconstrição) e a hipófise secretar o ADH;
· Miócitos atriais especiais reconhecem a condição de hipovolemia e inibem a produção do ANP.
Isso tudo ocorre, com o objetivo de diminuir a excreção de sódio e anular os efeitos de hipovolemia.

Outros materiais