Buscar

Avaliação III Discursiva - Educação Física Em Foco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação III Dissertativa - Individual Educação Física em Foco (BEF08)
1 - Conforme Cuppari (2009, p. 45), a "Hipertensão arterial, resistência à glicose e dislipidemia em crianças e adolescentes estão relacionadas com estilos de vida não saudáveis, como dietas com excessivo conteúdo de gordura, colesterol e sal, inadequação no consumo de fibras e potássio, falta de exercício físico e aumento do tempo assistindo à televisão ou em frente ao computador". Diante do exposto, explique como o profissional de educação física pode contribuir na promoção da saúde de crianças e adolescentes.
FONTE: CUPPARI, Lilian (Comp.). Nutrição: nas doenças crônicas não transmissíveis. Barueri: Manole, 2009.
Resposta esperada
*Nas aulas de educação física ou em escolinhas de esporte, o profissional de educação física pode abordar temáticas relacionadas à saúde de forma crítica e problematizadora; *provocar nos alunos a conscientização e a reflexão sobre os seus hábitos de vida; estimular brincadeiras ao ar livre; *incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes. *Em ambiente escolar poderão ser realizados projetos interdisciplinares abordando a temática.
2 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) têm por função geral orientar os atores dos processos de ensino e aprendizagem para que atinjam a qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. No entanto, para cada área do saber existem orientações específicas. Neste sentido, qual a função dos PCNs com relação à Educação Física?
Resposta esperada
Têm a função de direcionar as práticas pedagógicas aos professores de Educação Física na esfera federal, flexibilizando para adaptações regionais, fazendo com que se possa adequar aos contextos locais em que cada escola está inserida.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes