A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Avaliação III Discursiva - Educação Física Em Foco

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação III Dissertativa - Individual Educação Física em Foco (BEF08)
1 - Conforme Cuppari (2009, p. 45), a "Hipertensão arterial, resistência à glicose e dislipidemia em crianças e adolescentes estão relacionadas com estilos de vida não saudáveis, como dietas com excessivo conteúdo de gordura, colesterol e sal, inadequação no consumo de fibras e potássio, falta de exercício físico e aumento do tempo assistindo à televisão ou em frente ao computador". Diante do exposto, explique como o profissional de educação física pode contribuir na promoção da saúde de crianças e adolescentes.
FONTE: CUPPARI, Lilian (Comp.). Nutrição: nas doenças crônicas não transmissíveis. Barueri: Manole, 2009.
Resposta esperada
*Nas aulas de educação física ou em escolinhas de esporte, o profissional de educação física pode abordar temáticas relacionadas à saúde de forma crítica e problematizadora; *provocar nos alunos a conscientização e a reflexão sobre os seus hábitos de vida; estimular brincadeiras ao ar livre; *incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes. *Em ambiente escolar poderão ser realizados projetos interdisciplinares abordando a temática.
2 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) têm por função geral orientar os atores dos processos de ensino e aprendizagem para que atinjam a qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. No entanto, para cada área do saber existem orientações específicas. Neste sentido, qual a função dos PCNs com relação à Educação Física?
Resposta esperada
Têm a função de direcionar as práticas pedagógicas aos professores de Educação Física na esfera federal, flexibilizando para adaptações regionais, fazendo com que se possa adequar aos contextos locais em que cada escola está inserida.