Buscar

AFASTAMENTO CAUTELAR DO SERVIDOR PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AFASTAMENTO CAUTELAR DO SERVIDOR PÚBLICO
O afastamento do servidor público é uma cautelar que pode ser representada:
- Pelo MP;
- Ou pelo Delegado de polícia
Em situações onde: 
- Seja ele mesmo praticando esse crime; 
- Ou compondo uma organização criminosa, valendo-se do cargo para a atuação. 
A fundamentação ERA o art. 17-D que dizia: 
Em caso de indiciamento de servidor público, este será afastado, sem prejuízo de remuneração e demais direitos previstos em lei, até que o juiz competente autorize, em decisão fundamentada, o seu retorno.
OBS: O servidor não pode mais ser afastado de maneira automática com base no indiciamento, pois estaria antecipando sua culpa, sendo afastado o princípio da presunção de inocência. (ADI 4911 declarou inconstitucional o art.17-d)
Há também a possibilidade de afastamento cautelar do funcionário público para fins de investigação e instrução processual na Lei n. 12.850/13. Essa possibilidade existe para evitar que o servidor influencie de alguma forma as investigações e a produção de provas. Por tratar- se de um afastamento cautelar, sua remuneração é mantida durante o período, pois ele
não foi condenado.
Art. 2, § 5º Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.
Art. 319, do CPP – Possibilidade do poder geral de cautela do juiz.
· A lei de abuso de autoridade dispõe sobre o afastamento do servidor público, mais especificamente no artigo 5º, II, sobre uma pena restritiva de direito. A qual cita sobre a suspensão do exercício da função pelo funcionário público, com o prejuízo da sua remuneração. Quando se fala de cautelar, não engloba a pena, está antecipando os efeitos da referida. (NESSE CASO, NÃO PODE SER FUNDAMENTO DE CAUTELAR).
O Pedido de afastamento de servidor público usará SEMPRE o artigo 319, do CPP, entretanto se for um crime da Lei n. 12.850/2013, combinará com o artigo 5º da já citada lei:
REGRA: art. 319, cpp.
EXCEÇÃO: Quando se tratar de Organização criminosa - art. 319, cpp + Art. 2, § 5, LEI 12850/13
OBS: NÃO USAR O ART 5 DA LEI 13869/13 (LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE) como fundamento, uma vez que esse artigo se refere a PRD (pena restritiva de direito) e antes de haver condenação não pode haver pena.
ESTRUTURA DA PEÇA
1. Endereçamento: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara da Comarca ____
2. Preâmbulo: A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, neste ato representado pelo seu Delegado de Polícia subscritor, matrícula X, vem, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, com fulcro no art. 319 do CPP c/c art. 2º, par. 5º da Lei 12850/13 REPRESENTAR pelo AFASTAMENTO CAUTELAR DO SERVIDOR PÚBLICO pelos fatos e fundamentos que se seguem. 
3. DOS FATOS
4. DOS FUNDAMENTOS
- Fumus Comissi Delicti: nos indícios de autoria e prova de materialidade que o servidor X, cometera os crimes DE LAVAGEM (CITAR ART. 1 DA LEI 9613) ou integra organização criminosa (citar ou art. 1 ou 2 da Lei 12850)
- Periculum In Mora: indiciamento, necessidade (medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual na 12.850, pois se o SERVIDOR CONTINUAR NO CARGO: Pode continuar cometendo crime; contaminar as provas; embaraçar a investigação.
5. PEDIDOS
Ante o exposto, representa, portanto, pelo afastamento cautelar do servidor público _______, sem prejuízo de remuneração, com base no poder geral de cautela do juiz, art. 319, cpp e caso se trate de Organização criminosa, inserir o art. 5 da LEI 12850/13
6. FECHAMENTO
Local Data
Delegado de Polícia

Outros materiais