Buscar

Didática e Metodologia do Ensino de Artes - Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Didática e Metodologia do Ensino de Artes (ART23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) – Individual FLEX (peso.:4,00) 
	Prova:
	00004302
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:    Resposta Certa     Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	
1A origem dos estudos relacionados à didática é muito antiga. Os gregos foram um dos primeiros povos a explorarem esse campo do conhecimento. De acordo com os estudos realizados na Unidade 1 do Caderno de Estudos, descreva, de forma geral, como a didática pode ser conceituada.
Resposta esperada
O acadêmico deve pontuar os seguintes itens: - A disciplina pedagógica de Didática preocupa-se com o processo de ensinar e aprender. - Leva em conta o desenvolvimento da aprendizagem. - Neste processo, no entanto, não perde de vista as finalidades humanas, sociais e políticas da educação.
2O ensino de arte no Brasil passou por diversas mudanças em toda sua história até os dias atuais, e continuará mudando com o tempo. Essas mudanças ocorreram devido às situações e necessidades vividas em cada época, em todos os anos de história do nosso país, a educação foi se renovando, e com isso o ensino de arte também. Segundo Ferraz e Fusari (2009), "[...] assim como outras áreas do conhecimento, surgem de mobilizações políticas, sociais, pedagógicas, filosóficas, e, no caso da arte, também de teorias e proposições artísticas e estéticas". Estas mudanças fazem parte de um processo político, cultural e social que aos poucos foram tomando forma. Um processo um tanto lento, principalmente ao ensino de arte nas escolas, levando em consideração os períodos da história do país e a história da educação. Disserte sobre o movimento denominado de Arte-Educação que foi organizado por professores nos anos 1980.
FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/ensino-de-artes-e-a-historia-da-arte-na-educacao/67348. Acesso em: 28 nov. 2018.
Resposta esperada
O movimento Arte-Educação surgiu nos anos 1980 com um grupo de professores que, insatisfeitos com a atual situação do ensino de Arte, resolveram discutir, organizar e conscientizar sobre o ensino de Arte no Brasil. *Os professores defendiam a não polivalência das linguagens da Arte e a formação inicial acerca de uma licenciatura específica em uma área artística. *Iniciaram neste período vários debates sobre os conceitos artísticos e sobre o ensino de arte no Brasil e no mundo.

Outros materiais