Buscar

ATIVIDADES - PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE NEGÓCIOS[9862]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
1. O processo para abertura ou fechamento de um negócio no Brasil é muito alta. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
a) Apesar de cansativas e desestimulantes, todos os processos legais e burocráticos não podem ser desconsiderados, sob pena da atividade iniciar na informalidade e, em muitos casos, na ilegalidade.
b) Com relação ao ambiente legal de negócios, devido à diversidade de leis e regulamentos os empreendedores sentem-se seguros para a abertura de sua empresa.
c) O governo federal ainda não apresentou um plano de otimização para esse processo. Os empreendimentos, em especial os de pequeno porte, não recebem nenhum incentivo para sua formação.
d) O auxílio de um profissional ou órgão especializado só é necessário para empresas de grande porte.
e) Com relação à questão tributária, as empresas brasileiras são classificadas em três opções: lucro real, lucro presumido e simples nacional. Porém, esta classificação só engloba micro e pequenas empresas.
2. A abertura de um projeto requer muito planejamento. Sobre este assunto, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Ao planejar a abertura de um negócio, o desafio para qualquer empreendedor é ter à disposição os recursos necessários para sustentar os custos iniciais do projeto até o ponto que a empresa atinja o ponto de equilíbrio e torne-se sustentável.
( ) Nos primeiros passos de uma nova empresa, os recursos empregados normalmente são providos de empréstimos financeiros em bancos.
( ) A informação de que não existem fontes de recursos para novos negócios disponíveis e que sejam acessíveis aos empreendedores é muito comum. Porém, esta é uma inverdade. Existem mecanismos para o levantamento de recursos a fim de financiar um empreendimento.
( ) A informação sobre o levantamento de recursos é extremamente importante e obtida por meio do plano de negócios. É relevante que você obtenha a clara noção que o plano demonstra a maturidade no planejamento e certamente um atrativo para capitais externos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V –V – F –V.
b) F – V –V – F.
c) V – V – F – F.
d) F – F – F –V.
e) V – F – V – V.
3. Podemos encontrar em nosso país vários atores que poderiam ter interesse em investir seu capital em um novo negócio. Sobre os investidores e obtenções de recursos, analise as proposições a seguir.
I. Os investidores poderão estar presentes desde o seu início ou somente a partir de um determinado estágio de maturidade da empresa.
II. No Brasil, temos os bancos públicos, Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que são importantes fontes de recursos para empreendimentos, mesmo os iniciantes.
III. Outro recurso que pode ser obtido, ao iniciar as vendas, é oriundo da antecipação das vendas a prazo por duplicatas, cartão de crédito ou cheques pré-datados. Esta prática é chamada no mercado bancário de antecipação de recebíveis; apresentam geralmente taxas de juros razoáveis e é muito comum no comércio brasileiro.
IV. O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é uma empresa pública do governo federal, sendo a principal agência de fomento do Brasil. O governo a adjetiva, em seu portal, como o principal instrumento de financiamentos, em longo prazo, voltado à agricultura, à indústria, à infraestrutura e ao comércio e serviços agricultura.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) Todas as proposições estão corretas.
Resolução das atividades
1. a) Apesar de cansativas e desestimulantes, todos os processos legais e burocráticos não podem ser desconsiderados, sob pena da atividade iniciar na informalidade e, em muitos casos, na ilegalidade.
2. e) V – F – V – V.
3. e) Todas as proposições estão corretas.

Outros materiais