Buscar

atividades de lactentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Nutrição e dietética II					 Curso: Nutrição
Professore: Enilce
Aluna: Roberta Silva Fernandes dos Santos 		 Matrícula: 20909080
A) O texto “Base Fisiológicas para Alimentação e Nutrição de Lactentes”, cuja referência completa é EUCLYDES, MP. Nutrição do Lactente – base científica para uma alimentação adequada. 2ª edição. MG, Viçosa: Suprema, 2000. 489p, tem como tema a fisiologia da nutrição e da alimentação da gestante e do bebê, tendo por objetivo mostrar as mudanças ocorrentes principalmente nos âmbitos gástricos e intestinais desde a fase intrauterina até os seis primeiros meses de vida. Além disso, o texto abrange algumas características e desenvolvimento da fisiologia digestiva do lactente, englobando processos como o de sucção, deglutição, mastigação, palatabilidade, funções gastrointestinais e capacidade digestiva.
	Para fins comprobatórios de seus argumentos mencionados ao longo do texto, o autor utiliza o recurso de figuras e tabelas baseadas em diversos estudos de demais autores mencionados nas referências bibliográficas. Assim, além de se tornar um texto rico em informações a respeito do tema proposto, ele se torna uma fonte mais confiável. 
	Tais argumentos tendem a levar à várias conclusões presentes no texto, dentre elas pode-se destacar o fato do leite humano proporcionar estímulo para o desenvolvimento dos mecanismos de defesa intestinal; a possibilidade da rejeição de mamar no peito da mãe devido a introdução do uso da mamadeira; da preferência pelos alimentos doce pela elevada necessidade calórica nos primeiros meses de vida e a rejeição ao sal pela sensibilidade aos eletrólitos devido à imaturidade intestinal do recém-nascido, sendo assim vulnerável à penetração intestinal de macromoléculas, incluindo proteínas estranhas, bactérias e toxinas tendo, portanto, maior risco de reações de hipersensibilidade, de diarreia infecciosa, de enterocolite e má-absorção; o fato da flora intestinal mudar com a introdução do leite de vaca ou da alimentação complementar, passando a ser constituída principalmente por bactérias anaeróbias facultativas; e, por fim, a origem das cólicas intestinais devido a deglutição de ar e a ingestão excessiva de carboidratos, ocasionando distensão abdominal, além de poder ser resultante de uma resposta adaptativa do lactente em sua interação com o meio externo, incluindo fatores ligados ao próprio lactente, à mãe e ao meio ambiente.
	Após a leitura completa, é possível verificar que é um texto claro, sendo de fácil compreensão, além de se tratar de um assunto, além de importante, muito interessante utilizando recursos como figuras e tabelas de forma que dinamiza e configura uma associação com o que foi lido, facilitando a aprendizagem. Vale ainda lembrar que não é um assunto novo, visto que já cursamos a disciplina prática integrada em creche e nela pudemos ter acesso a leitura de diversos textos sobre esse mesmo tema e alguns outros a esse relacionado, o que facilita a compreensão além de agregar conhecimento. Um fato curioso para mim foi a preferência pelo alimento doce nos primeiros meses de vida devido a necessidade calórica, pois com as leituras relacionadas anteriormente eu tinha a sensação de que a criança não tinha esse paladar doce e muitas passavam a ter justamente pelas mães adicionarem açúcar no leite de vaca que dariam à essa criança após o desmame.
B) Na página do Ministério da Saúde existem diversas publicações referentes à saúde da mulher, dentre elas os principais temas abordados são: Parto, mencionando o parto normal e a importância de um acompanhante no momento do parto; violência contra a mulher, explicando o que é, a quem recorrer e os profissionais envolvidos; planejamento familiar, abrangendo uso e aquisição de contraceptivos; AIDS na mulher; Pré-natal; climatério; processo transexualizador; câncer nas mulheres e estatísticas sobre mulheres lésbicas, explicando cuidados que se deve ter nessa situação. Já referentes à saúde da criança os principais temas abordados são: aleitamento materno; doação e bancos de leite humano; vigilância da mortalidade; mortalidade infantil, abrangendo as estatísticas e estratégias; crescimento e desenvolvimento; vacinação e promoção da cultura e paz.

Outros materiais