Buscar

Curva de Dissociação da Hemoglobina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Laura Henriques A. Ferreira
FCMMG
 Curva de Dissociação da Hemoglobina
 
· Ordenadas (eixo y): grau de saturação da hemoglobina, ou seja, quantos sítios da hemoglobina estão ocupados com oxigênio.
· Abscissa (eixo x): pressão de 02.
· Linha rosa: pulmões a hemoglobina precisa de uma grande quantidade de pressão de 02 e saturação, para conseguir captar oxigênio nos pulmões.
· Linha azul: tecidos a hemoglobina precisa de uma baixa afinidade com O2, ou seja, seus sítios de ligação/ saturação não podem ser muito altos, e pressão de 02 precisa ser baixa. 
· Na linha de alta afinidade, nos pulmões iria conseguir captar muito oxigênio, em compensação nos tecidos por o grau de saturação ser muito alto, não iria se conseguir liberar o oxigênio.
· Na linha de baixa afinidade, os tecidos tem um grau de saturação de hemoglobina baixo, por isso conseguem liberam muito oxigênio, mas na linha rosa percebe-se que a hemoglobina não iria conseguir captar oxigênio suficiente.
· Estado de transição: hemoglobina com quase máx. capacidade de captar oxigênio nos pulmões e, na linha azul, a afinidade reduziu muito, permitindo que a hemoglobina consiga liberar oxigênio para os tecidos.

Continue navegando