Buscar

Avaliação de Antropologia e Sociologia Rural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
Curso: Engenharia Agronômica
Disciplina: Sociologia e Antropologia Rural
Docente: Clemilton Alves da Silva
Discente: Robson Milhomem de Morais Cruz
1° AVALIAÇÃO
1) Explique como se deu o desenvolvimento rural no Brasil e sua distinção da modernização agrícola.
R: Durante a ditadura militar foram criados e desenvolvidos programas que fossem capazes de desenvolver socialmente e economicamente as zonas rurais das regiões mais pobres do país, esse desenvolvimento tinha finalidade de melhorar a qualidade de vida rural; a modernização agrícola se deu em regiões onde já existia um certo nível de produção agrícola acontecendo e teve como característica a implementação de novas tecnologias aliadas a manejos técnicos mais modernos e com embasamento científico.
2) Cite um fator limitante para o desenvolvimento rural no Brasil.
R: As dimensões gigantescas do Brasil garantem uma heterogeneidade de visões e formas de se pensar a agropecuária dos mais variados jeitos, essas numerosas visões criam cenários rurais diferentes que acabaram se intensificando durante a modernização agrícola que limitou o desenvolvimento rural uniforme em nível nacional.
3) Considerando que a Sociologia e a Antropologia são importantes ciências na compreensão do homem bem como no seu comportamento humano. Explique a importância da Antropologia e Sociologia e Rural. Na sua explicação deve estar incluso os seguintes termos: ILUMINISMO, SISTEMA CAPITALISTA, FATOS SOCIAIS, LUTA DE CLASSES, AGRICULTURA BRASILEIRA, ANTROPOLOGIA EVOLUCIONISTA, ANTROPOLOGIA LINGUISTICA, CULTURA, NATUREZA. 
R: A antropologia e sociologia como ciências que estudam o homem e seu comportamento em sociedade, desde seus surgimentos durante o iluminismo são chave para compreendermos a luta de classes que também acontece em zonas rurais; dentro da cultura campesina e da heterogeneidade presente na agricultura brasileira podemos entender como o sistema capitalista pode modificar toda a estrutura do meio rural e sua relação com a natureza, senso possível observar e entender a complexidade de determinados fatos sociais; os conhecimentos obtidos por meio da antropologia linguística e evolucionista são de vital importância para o entendimento de como a sociedade rural evoluiu ao longo do tempo.

Outros materiais