Buscar

Apesar do nome a pílula do dia seguinte não foi feita para ser tomada no dia seguinte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apesar do nome a pílula do dia seguinte não foi feita para ser tomada no dia seguinte, mas, o mais rápido possível após a relação sexual. Quanto mais cedo você a toma, mais eficaz será, quanto menor o tempo entre a relação sexual e a ingestão da pílula mais eficaz será. Estudos mostram que nas primeiras 24H após relação, a eficácia é de 95%. No segundo dia, até 48H, ela cai para 85%. Em até 72H, cai para 58%.
Tipos - É possível encontrar dois tipos de pílulas do dia seguinte: embalagens com um comprimido único de 1,5mg ou embalagens com dois comprimidos de 0,75 mg, que são tomadas em duas doses. Se optar pela pílula de dose única, o comprimido deve ser ingerido no máximo até 72hs após a relação desprotegida. A de duas doses, o primeiro comprimido precisa ser ingerido, no máximo, 72hs após a relação sexual desprotegida, e o segundo comprimido deve ser tomado 12hs após a administração da primeira dose. 
Efeitos colaterais - A pílula é indicada o uso até 2X ao ano máximo.
E o ciclo menstrual? 
Pode atrasar ou adiantar a menstruação devido ao desequilíbrio hormonal que ela provoca. Após o uso da medicação, o organismo precisa se readaptar e reajustar o ciclo menstrual. Isso pode demorar algum tempo a depender de qual momento do ciclo menstrual você utilizou a pílula do dia seguinte. Normalmente, depois de tomar a pílula do dia seguinte, a menstruação pode ocorrer na mesma semana ou cercade uma semana depois da data prevista. Se a menstruação não ocorrer depois de 4 semanas da tomada da pílula,convém fazer um exame de gravidez.
Contraindicações - Em princípio, seu uso é contraindicado para mulheres com: Hipertensão descontrolada, Problemas vasculares, Doenças do sangue, Obesidade mórbida. Mulheres com alguma dessas condições que ingerirem a pílula correm mais risco dela não funcionar, ou então de sofrer complicações da doença. O uso nesses casos depende de avaliação individual.

Outros materiais