Buscar

av2 corpo e movimento

Prévia do material em texto

av2 - Corpo e Movimento - A
Informações Adicionais
· Período: 21/09/2020 00:00 à 09/11/2020 23:59
· Situação: Confirmado
· Pontuação: 750
· Protocolo: 541070379
Avaliar Material
1)"Nas Cirandas e brincadeiras de roda infantil o eixo está simbolizado na presença de uma criança no centro da roda representando um papel ou comandando a brincadeira. Já, a circularidade no movimento da Ciranda refere-se à coreografia com retorno a um ponto de origem. Diferente da circularidade cultural que se reporta às trocas culturais entre os diferentes grupos sociais e/ou sociedades consideradas como um todo e que explica as origens e a diversidade de Cirandas nas regiões brasileiras; a circularidade na Ciranda, expressa mais o movimento circular de ir e vir do grupo, presente na dança ( do centro para a roda, da roda para o centro)." (LOUREIRO; LIMA, 2012, p. 397) 
Com base nas brincadeiras de Ciranda como ferramenta de desenvolvimento psicomotor infantil, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 I A ciranda é uma grande influência da cultura portuguesa do Brasil. Em Portugal essa prática é socialmente realizada por crianças e adultos, mas aqui no Brasil há maior uso dessa prática entre as crianças, em especial dentro do ambiente escolar por se entender que é um bom recurso para o desenvolvimento psicomotor.
PORQUE 
II É fundamental o desenvolvimento psicomotor infantil, em especial durante a primeira infância, por isso é possível dizer que o recurso das brincadeiras de ciranda são muito importantes para ampliar as habilidades da criança, e o mesmo não pode ser dito no uso desse recurso para adultos, que não apresentam a mesma qualidade de resposta a partir do uso dessa prática.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)A asserção I e II são verdadeiras e a II justifica a I
· b)A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeiras
· c)A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsaAlternativa assinalada
· d)A asserção I e II são verdadeiras, sendo que a I justifica a II
· e)A asserção I e II são verdadeiras e são complementares entre si.
2)
“O samba é a vida, é a alma, é a alegria da gente (...) lhe digo, eu estou com as pernas travadas de reumatismo, a pressão circulando, a coluna também, mas quando toca o pinicado do samba eu acho que eu fico boa, eu sambo, pareço uma menina de 15 anos.” Dalva Damiana de Freitas, Cachoeira/BA. (IPHAN, 2014, p. 6)
 Na passagem acima a Dona Dalva, uma senhora, narra como através da roda de samba seus males de saúde de físicos não são sentindo. No samba de roda ela se permite sentir novamente como uma menina de 15 anos, mostrando que o estímulo e a ludicidade das danças são muito potentes para o desenvolvimento/melhora os aspectos motores e emocionais dos indivíduos.
Diante da relação do lúdico, da psicomotricidade de das danças populares, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)As danças populares estão ligadas aos contexto não escolar, como mostrado na excerto acima. São manifestações de grupos sociais e que normalmente não são institucionalizados, por isso é possível afirmar que a sua não sistematização dificulta a implementação dessa atividade no contexto escola, sendo melhor aproveitada em ambientes de educação não formal.
· b)As danças em roda, em especial a ciranda, estão intimamente relacionadas com atividades infantis no Brasil, apesar de ser uma atividade indicada para todas as idades. No contexto escolar as rodas são usadas principalmente em dois contexto: 1) para a organização e disciplinarização das crianças que são observadas quando em roda e 2) nas atividades de lazer do recreio.
· c)No contexto escolar é fundamental o uso de recursos lúdicos para o trabalho com as crianças. A brincadeira não é somente uma forma de diversão e lazer, mas é de fato o meio pelo qual a criança desenvolve suas capacidades motoras e afetivas. As danças populares tem o lúdico em sua essência, bem como promove o desenvolvimento motor completo do indivíduo, podendo ser uma ferramenta poderosa dentro da escola.Alternativa assinalada
· d)De acordo com a leitura do excerto acima, é possível dizer que as danças populares podem ser instrumentos muito importante na melhora da condição de saúde do idoso, colocando ele em movimento a partir de de estímulos lúdicos. Mas o mesmo não se aplica a outros grupos etários, uma vez que as manifestações populares estão mais ligadas a tradição e dialoga com as pessoas mais velhas
· e)Algumas danças populares são melhores aplicáveis a certos grupos sociais e etários. Como é possível observar no excerto acima, o samba de roda é uma prática ideal para grupos de idosos, em contrapartida outra dança circular, a ciranda, é exclusiva para atividades infantis. A dança popular também pode estar vinculada a outros fatores como gênero, grupo sócio econômico e raça.
3)O frevo é uma dança conhecida pelas suas acrobacias em que os membros inferiores são muito solicitados para realizar para realizar os saltos, agachamentos e movimentos que demandam a flexibilidade.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir sobre o frevo no contexto escolar:
 
I. O frevo demanda grande vigor físico e consciência corporal, por isso é indicado que ele seja trabalhado apenas com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
II. Apesar da complexidade a que o frevo pode alcançar, muitos passos básicos podem ser trabalhados com crianças a partir de dois anos de idade.
III. A aulas de dança de frevo não se resume a aprender o passo, vivenciar as cores das roupas e da sombrinha, bem como aprender as músicas e as histórias do frevo fazem igualmente parte do aprendizado da aula.
IV. Ponta calcanhar, engana povo (ponta e ponta), ferrolho, segura senão eu caio, bailarina e tesoura são nomes de passos de frevo que podem ser trabalhadas em sala de aula.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)II, III e IVAlternativa assinalada
· b)I, II e IV
· c)II e IV
· d)I e III
· e)I, III e IV
4)"Os folguedos do boi são formas rituais populares, comportamento simbólico por excelência a exigir intensa atividade corporal, com o uso de fantasias, muita música e dança. De modo recorrente, esses folguedos foram compreendidos na literatura folclórica como sendo originariamente a encenação de um auto popular." (CAVALCANTI, 2006, p. 1)
 Com base nas Danças Populares Brasileiras, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 I. As danças populares são manifestações culturais de um grupo ou se uma região que expressão sua maneira de existir e viver a seu tempo e se transformam as longo da história, das migrações e dos tempos. 
POR ISSO
 
II. O ensino das danças populares no contexto escolar deve contextualizar o surgimentos da cada uma das manifestações, mas não deve ser alterado na prática escolar, já que elas tem por objetivo reproduzir as condições idênticas às quais tais manifestações acontecem.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)A asserção II justifica a asserção I.
· b)A asserção I é correta, mas a asserção II é falsa.Alternativa assinalada
· c)A asserção I complementa a asserção II
· d)As asserções I e II estão corretas, mas não possuem relação entre si.
· e)A asserção II é consequência da asserção I.
5)O desenvolvimento psicomotor infantil é um processo que se inicia no primeiro momento de vida da criança e tem acentuada evolução até os 12 anos de idade, mas segue acompanhando o indivíduo ao longo de toda sua vida. A psicomotricidade permite à criança conhecer o mundo através do seu sistema sensório-motor, por isso é um conteúdo escolar fundamental. Reflita sobre em que medida o aprendizado de danças populares brasileiras, pode auxiliar no desenvolvimento psicomotor infantil.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características.
Alternativas:
· a)O aprendizado da dança, seja ela qual for, é marcado pelo desenvolvimento do sistema motor grosso e fino, por isso é possível dizer que o aprendizadodas danças populares no ambiente escolar traz a criança a promoção dessas habilidades.
· b)O desenvolvimento psicomotor infantil se dá através do corpo e das das experiências da criança, por isso o aprendizado das danças populares, além de proporcionar o aprendizado motor através da dança, também auxilia a criança a ampliar a abstração, a socialização e sua identidade.Alternativa assinalada
· c)O prefixo "psi" do termo psicomotor marca a importância do desenvolvimento psicológico da criança em idade escolar e através das aulas de danças populares, o aluno tem contato com um mundo de personagens e simbologias que auxiliam no estabelecimento da capacidade de abstração.
· d)O aprendizado das danças populares é marcado pela mobilização de todas as linguagens das artes. Dança, música, teatro e artes visuais se misturam para resultar na experiência bricante, por isso desenvolve a cognição infantil sendo a habilidade que as danças podem contribuir para a psicomotricidade infantil.
· e)O ensino das danças populares no contexto escolar traz pouco desenvolvimento psicomotor à criança, já que este conteúdo está muito mais relacionado aos conhecimentos das artes do que da pedagogia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes