Buscar

TRAUMA CRÂNIO ENCEFÁLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRAUMA CRÂNIO-ENCEFÁLICO
** Podem ser focais ou generalizadas (linear, depressiva, cominutiva)
** MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS PÓS-TCE: - vômito em jato (ocorre porque é estimulado pelo centro, ocorre devido á pressão crânio-encefálico). – convulsão (ocorre devido á lesão provocada, é uma manifestação clínica).
-- A pessoa não pode dormir após um TCE, pois pode acontecer o coma (sono patológico), devido ao relaxamento da consciência (basal). Portanto, após o trauma, é importante manter o nível de consciência do paciente, fazendo perguntas, por exemplo, para que ele não entre em sono patológico.
1. DEFINIÇÃO: o Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) é uma agressão ao cérebro, de origem física, causada por uma força externa, que pode produzir lesão anatômica ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio ou meninges, gerando um estado temporário ou permanente de diminuição ou alteração de consciência, que pode comprometer parcial totalmente as habilidades cognitivas. Funcionamento físico e o funcionamento comportamental ou emocional do indivíduo. (Greenberg, 1996)
2. CLASSIFICAÇÃO: TIPOS DE LESÃO
A-) Lesão do couro cabeludo (galo na cabeça – causa edema e hemorragia, mas não é grave. Não atinge encéfalo)
B-) Fratura do crânio
C-) Lesão do encéfalo: 
 -- Focais: contusões (trauma direto dos tecidos, ruptura de vasos, há edema..); hérnia (perda de contenção do tecido); infecção (é abrangente); hematomas; lesões secundárias (hemorragia)
 -- Difusas: lesões axonais (decorrente de aceleração e desaceleração – acidentes automobilísticos); lesões hipóxicas (compressão das estruturas ao redor - o edema gera aumento da pressão intracraniana, o que leva á lesões hipóxicas); edema cerebral (quanto maior o edema, pior para o SN); petéquias dissiminadas (quanto mais pontos vermelhos, mais locais de lesão/trauma).
3. CLASSIFICAÇÃO:
A-) Traumatismo craniano fechado: ausência de ferimentos no crânio ou uma fratura linear (concussão, contusão, lacerações) – pode ter lesão de parênquima cerebral.
B-) Trauma com afundamento do crânio: fragmento ósseo fraturado afundado, comprimindo e lesionando o tecido cerebral adjacente.
4. LESÕES ENCEFÁLICAS: 
-- Tumefação cerebral: edema no encéfalo, é mais abrangente.
-- Hematomas:
A-) Epidural: o sangue está entre o crânio e a dura-máter, devido á ruptura da artéria; as complicações ocorrem devido á correção da artéria e retirada do edema.
B-): Subdural: sangue está entre a dura-máter e acnóidea.
C-) Subaracnóidea: sangue está abaixo da aracnóidea, que é o pior tipo, pois é altamente vascularizada.
5. SÍNDROMES NEUROLÓGICAS APÓS TCE:
-- Epilepsia: o paciente não necessariamente irá convulsionar, a epilepsia é uma patologia e a convulsão é uma manifestação clínica; é possível ter epilepsia e não ter convulsões. 
-- Alterações motoras e sensitivas --Hidrocefalia
-- Convulsões depois do trauma: por conta da cicatriz da lesão.
-- Disfunções anatômicas -- Lesão de nervo craniano
6. TUMORES INTRACRANIANOS: formado por divisão de células anormais que se encontram dentro do crânio. O que os diferencia, em relação ás sequelas, não é se o tumor é benigno ou maligno, mas sim o tipo de célula envolvida, que o origina. Portanto, é importante saber o local e o tipo de célula envolvida, sendo que o problema do tumor maligno é o prognóstico. 
-- Glioblastoma multiforme (GBM): é o pior tumor para o SN, pois é invasivo e geralmente fatal. Os principais sintomas são a dor de cabeça, perda de função (de acordo com a área envolvida), perda sensitiva, convulsão e desmaio. O mais complicado é que só provoca manifestações clínicas quando está em estado avançado, o que o torna quase sempre fatal. 
7. REABILITAÇÃO: os objetivos do TTO, são os mesmos em casos de AVE, que pode ter fase flácida e espástica, porque o AVE e o TCE são muito parecidos.
** Tumefação cerebral: edema cerebral generalizado. ** O TCE menos grave é a concussão (sem sequela). 
** O que determina a gravidade do TCE é a causa. ** Na TC: necrose – preto; hemorragia – branco. 
** Exames: o contraste na tomografia tem mais gandolíneo que a ressonância, o que permite delimitar melhor a lesão. A TC tem 10ml e a RM tem 5ml.
** O diagnóstico do TCE é clínico e radiológico. ** Quanto pior a lesão, pior o prognóstico.
** Para que serve o líquor? É produzido pelas células ependimárias e serve apenas para absorção de choque e facilitar o deslizamento. É produzido, mas precisa ser equilibrado, o que é feito pela absorção, possibilitada pela meninge aracnóidea.

Outros materiais