Buscar

atividade 1 - Historia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da educação para a formação de professores
Por que aprender História?
A História é parte primordial na formação de todo e qualquer indivíduo. Dependemos culturalmente da nossa história passada para a formação de senso crítico em relação ao mundo em que estamos inseridos +. História é a bagagem que alimenta nosso presente e futuro, sem ela não temos uma identidade.
Para a correta compreensão de todo percurso da História, é necessário saber que a História é essencial dentro da área de conhecimento na formação dos docentes e deve ser parte fundamental na organização e conteúdos do curso de Pedagogia 
[...]Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.(ARANHA, 2012,P.06)
Apesar da grande importância do tema, precisamos ter a consciência que a história é feita por nós a cada dia. “Ao chegarmos em uma escola, adentramos uma densa cultura educacional com mais de 2,5 mil anos de história”, esclarece Maurice Tardif, docente da Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá”
Baseado nas pesquisas e das leituras realizadas dentro da disciplina, a História da Educação para graduação de docentes é cada vez mais importante na graduação de Pedagogia para o conhecimento e origem dos discursos historiográficos em educação. Nóvoa (1999) defende que “a história da educação pode ajudar a cultivar um saudável ceticismo, cada vez mais importante num universo educacional pela inflação de métodos, de modas e de reformas educativas” (apud GATTI, 2008, p. 226); Saviani (2001 e 2005) defende a “valorização do conhecimento histórico, pois quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação com o passado .Essa destruição do passado – ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas – é um dos fenômenos mais característicos do final do século XX [...]” (apud GATTI, 2008, p. 227) e Nunes (2002 e 2003) destaca a importância de se pensar historicamente [...] o que significaria [...] viver a experiência da relação entre sujeito e objeto; assumir a diferença das representações e espantar-se com o desconhecido. (apud GATTI, 2008, P. 229).
Assim, cabe ao futuro educador estudar a História e a História da Educação para entender o passado, a partir das representações construídas, entendendo que são construções humanas e a partir desta experiência pensar o presente refinando assim o olhar sobre a experiência vivida, contribuindo com o olhar reflexivo. construindo um patrimônio cultural a respeito de sua profissão e sua área de atuação, adquirindo assim, um conhecimento “bibliográfico” capaz de explicar, quando necessário, o papel do profissional da educação.
REFERENCIAS
Bastos, M.H.C. (2005a). A pesquisa em História da Educação nos programas de pós-graduação em educação da Região Sul (1972-2003). In Gondra, J.G. 
(Org.), Pesquisa em História da Educação no Brasil (pp. 243-288). Rio de 
Janeiro: DP&A.
https://comunidadeeducativa.org.br/wp-content/uploads/2019/06/Dia%CC%81logo_site.pdf (acesso em 18/05/2021)
https://docplayer.com.br/2509354-A-importancia-do-ensino-da-historia-da-educacao-no-curso-de-pedagogia-para-a-formacao-de-professores.html (acesso em 18/05/2021)

Outros materiais