Buscar

atividade 3 - politicas sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina – Aspectos Sociais, políticos e legais da Educação.
Atividade 3 
As 20 metas do novo PNE de educação contemplam todos os níveis de formação, desde Educação Básica até o ensino superior, com atenção especial para Educação inclusiva, formação e plano de carreira para professores, bem como a gestão e o financiamento da Educação. Desde a promulgação da lei do PNE, tem sido promovidas várias ações para garantir o acompanhamento e o cumprimento das metas. 
Para alcançar as metas, o MEC tem investido em estruturas políticas e melhorias de gestão dos programas para garantir um resultado melhor, entre esse investimento está a fixação da BNCC, que tem como objetivo viabilizar a aprendizagem em todas as etapas da educação básica. Com os investimentos na melhoria das escolas, na formação dos professores, na alfabetização e a mudança do ensino médio, dobrou o número de vagas em escolas de ensino médio e em tempo integral, realizando um investimento bilionário para ajudar os estados com as novas vagas . A Regulamentação do ensino a distância, ajudou a aumentar o acesso ao ensino superior, assim como o lançamento do ensino médio técnico, e a contratação de mais de 107 mil vagas com instituições públicas e privadas ,meta maior que a prevista, e que estão nas ações e acordos do PNE.
O MEC mobilizou-se de forma articulada com demais entes federados e instâncias representativas do setor educacional, direcionando seu trabalho em torno de um planejamento estratégico institucional, destacando seu plano tático operacional a cada meta do PNE, incluindo todas as secretarias e autarquias na definição das ações, responsáveis. 
As responsabilidades estão definidas, mas ainda não há normas de colaboração regulamentadas, expondo lacunas nas articulações federativas, que resultam na paralização de políticas, desordem de programas, insuficiência de recursos, entre outros problemas que são históricos e culturais no Brasil. Essas lacunas são bastante visíveis principalmente na esfera da Educação Básica, que em função da obrigatoriedade e da consequente necessidade de universalização, impôs à Administração Pública, a obrigação de criar condições materiais que garantam à criança o acesso ao estabelecimento de ensino próximo à sua moradia. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei federal nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13.005-2014. Acesso em 12 de junho de 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Relatório do 1º ciclo de Monitoramento das Metas do PNE mostra desafios para a Educação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/estudos-educacionais/relatorio-do-1-ciclo-de-monitoramento-das-metas-do-pne-mostra-desafios-para-a educacao. Acesso em: 12 de junho. 2021.

Outros materiais