Buscar

PALESTRA SMS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Noções de Segurança e Meio Ambiente
PROF.QUEIROGA
*
*
Segurança do Trabalho
Conjuntos de medidas que são adotadas visando eliminar/minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade do trabalhador.
*
*
EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE SEGURANÇA
No Brasil, a primeira lei contra acidentes surgiu em 1919, e impunha regulamentos prevencionistas ao setor ferroviário, já que, nessa época, empreendimentos industriais de vulto eram praticamente inexistentes.
O ano de 1934, surge a lei trabalhista, que instituiu uma regulamentação bastante ampla, no que se refere a prevenção de acidentes. 
No setor privado, em 1941 é fundada a ABPA (Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes)
Em 08 de junho de 1978, é criada a Portaria no 3.214, que aprova as Normas Regulamentadoras - NR, relativas a Segurança e Medicina do Trabalho, que obriga as empresas o seu cumprimento.
*
*
OBJETIVO
Estimulá-los a TOMAR DECISÕES que garantam condições de trabalho seguras e saudáveis.
*
*
*
*
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
O Ministério do Trabalho e Emprego estabelece as Normas Regulamentadoras - NR’s, como uma forma de especificar como deve ser um ambiente de trabalho seguro e saudável, ao mesmo tempo em que estabelece normas e procedimentos de segurança para resguardar o conforto e a integridade física e mental do trabalhador que, se não atendidos, podem resultar em multas para a empresa.
NORMAS REGULAMENTADORAS
NR 05 – CIPA
NR 06 – EPI
NR 07 – PCMSO
NR 09 – PPRA 
Obs: Sendo composta por 35 normas regulamentadoras 
*
*
NR-05 – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – CIPA
A CIPA é o agente multiplicador da Segurança Industrial em cada estabelecimento da Empresa. É um instrumento legal obrigatório em todas as Empresas com um mínimo de 20 empregados.
Dentre as atribuições da CIPA, destacamos a realização de reuniões ordinárias mensais, extraordinárias emergenciais, além da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e a elaboração de Mapas de Risco.
O QUE É A GESTÃO DE RISCOS?
É a aplicação de procedimentos e técnicas de: 
IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
AVALIAÇÃO DE RISCOS
ADOÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE
O QUE É RISCO?
É a possibilidade de ocorrer um evento que provoque resultados indesejáveis para a saúde e/ou segurança das pessoas, ou que possa interferir no meio ambiente, na imagem ou no patrimônio da empresa.
A Gestão de Riscos tem por objetivo proteger as pessoas, o meio ambiente, 
as propriedades e assegurar a continuidade operacional.
*
*
Mapa de Riscos
Tem como objetivo:
Reunir informações dos trabalhadores e membros da CIPA quanto as condições de segurança e saúde nos seus ambientes de trabalho, sob o ponto de vista dos mesmos.
Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e a divulgação de informações entre os empregados, bem como os estimular para participação nas atividades de segurança.
*
*
O Mapa de Riscos envolve risco/agentes:
Físicos, 
Químicos, 
Biológicos, 
Ergonômicos 
e de Acidentes.
*
*
NR-06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
Todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a integridade física do trabalhador.
A Empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento  nas seguintes circunstâncias:
a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e
c) para atender a situações de emergência.
O Funcionário é obrigado a usar esses EPI
*
*
EPI
*
*
Equipamentos de proteção coletiva - EPC
Os EPC são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.
 Como o EPC não depende da vontade do trabalhador para atender suas finalidades, este tem maior preferência pela utilização do EPI, já que colabora no processo minimizando os efeitos negativos de um ambiente de trabalho que apresenta diversos riscos ao trabalhador.
 Portanto, o EPI será obrigatório somente se o EPC não atenuar os riscos completamente ou se oferecer proteção parcialmente.
*
*
*
*
Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Tem como objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
*
*
NR-09 – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA
É obrigatório a elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores, do PPRA, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos riscos naturais.
Riscos Ambientais são agentes existentes nos ambientes de trabalho capazes de causar danos a saúde no homem em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição. Podem provocar doenças do trabalho que se equiparam, para efeitos legais, ao acidente do trabalho.
Consideram-se Riscos Ambientais para efeito do PPRA:
Agentes físicos;
Agentes químicos;
Agentes biológicos.
*
*
 AGENTES FÍSICOS
 Ruídos;
 Vibrações;
 Pressões anormais;
 Temperaturas extremas;
 Radiações ionizantes;
 Radiações não ionizantes;
 Ambientes mal iluminados;
 Entre outros.
*
*
 AGENTES QUÍMICOS
 Poeiras; 
 Fumos; 
 Gases;
 Vapores;
 E outros agentes que podem penetrar no organismo; pelas vias respiratórias, por ingestão, contato ou absorção através da pele.
*
*
 AGENTES BIOLÓGICOS
 Bactérias;
 Fungos;
 Parasitas;
 Protozoários;
 Vírus;
 Entre outros.
*
*
Permissão para trabalho
Permissão de Trabalho - PT ou Permissão para o Trabalho - PPT é uma ferramenta de prevenção, que visa identificar e avaliar previamente os riscos quanto da execução de trabalhos com potencial para provocar danos às pessoas, meio ambiente e/ou a propriedades, com a devida proposição de medidas de segurança aplicáveis
• É válida para um serviço específico e no período da jornada de trabalho do requisitante.
• Nenhum serviço poderá ser iniciado sem que a PT tenha sido emitida.
• Deverá ser disposta no local de trabalho em local visível, além de ter sido lida pela equipe de executantes. 
Cópia deverá ficar em poder do emitente.
*
*
*
*
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO / ANÁLISE DE SEGURANÇA DO TRABALHO (APR/AST) 
São ferramentas de planejamento de uma tarefa/atividade com foco em segurança, com objetivo de se identificar os riscos potenciais e 
adotar medidas de controle.
*
*
ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DA 
 AST/ APR
Ir na área / local onde o trabalho será 
realizado
Identificar e listar os perigos da área/local/acesso
Descrever as etapas do trabalho em sequencia, associando os riscos e as consequências a cada etapa.
Descrever a ação de controle para os riscos identificados em cada etapa do trabalho.
Descrever o processo seguro indicado para execução do trabalho, de modo a evitar acidentes e ferimentos/lesões.
Antecipar o que pode sair errado. 
Indicar ações adicionais de controle.
*
*
POR QUE AVALIAR OS RISCOS?
Para reduzir a possibilidade de que eventos indesejáveis aconteçam, ou minimizar seus efeitos, caso eles venham a ocorrer.
Quando conhecemos bem os riscos, ficamos mais preparados para preservar a segurança, o meio ambiente, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
*
*
“Nos últimos vinte anos, ocorreram no Brasil mais de
25 milhões de acidentes de trabalho, com um milhão de sequelas permanentes e 86 mil óbitos. Isto mostra que as tentativas, através de leis, decretos, normas e procedimentos relacionados à saúde e segurança do trabalhador, ainda não alcançaram os seus objetivos.
 Em 2010, de acordo com o Ministério da Previdência, Brasil é o quarto colocado mundial em número de acidentes fatais do trabalho. ”
Dados
*
*
“Segurança não é um exercício intelectual para nos manter ocupados.
É uma questão de vida ou morte.”
*
*
A responsabilidade socioambiental está passando a fazer parte da rotina das empresas, como aspecto estratégico e diferencial competitivo
*
*
SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente
O Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, foi instituído pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto 99.274, de 06 de junho de 1990, sendo constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, e tem a seguinte estrutura:
Órgão Superior: O Conselho de Governo
Órgão Consultivo e Deliberativo: O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA
Órgão Central: O Ministério do Meio Ambiental - MMA
Órgão Executor: O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA
Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental;
Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições;
*
*
O papel da Biodiversidade é "ser um espelho das nossas relações com as outras espécies de seres vivos", uma visão ética dos direitos, deveres, e educação. 
Hoje a máxima utilizada pelas principais empresas cuja missão propõe a sustentabilidade empresarial é a seguinte:
“Ecossistemas saudáveis são vitais para a existência de pessoas sadias ,empresas sustentáveis, economias sólidas e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável.” 
*
*
Como a indústria petrolífera vem contribuindo para minimizar seus impactos à Biodiversidade?
O seu maior desafio tem sido:
 As empresas de energia estão descobrindo que, além dos incentivos legais e normativos para que se dê ênfase à conservação da biodiversidade, existem também motivos estratégicos, operacionais, financeiros e de reputação.
As principais ações são:
 * Apoio às investigações científicas.  * Investimentos para beneficiar a conservação à biodiversidade.  * Contribuição financeira para gestão de áreas de preservação.  * Fortalecimento ao Protocolo de Kyoto.  * Uso sustentável dos recursos naturais.  * Iniciativa pró Energia e Biodiversidade
*
*
RISCOS DE IMPACTO AMBIENTAL
A realização das atividades no dia-a-dia de trabalho pode atingir o meio 
ambiente de várias maneiras, causando riscos que podem virar danos.
Os riscos acontecem de acordo com o comportamento e a atitude das pessoas em relação à utilização dos recursos naturais existentes (água, energia elétrica, ar, entre outros). 
Essa utilização pode ser responsável tanto pela degradação e destruição do meio ambiente, como pela sua preservação. 
Tudo depende do comprometimento de cada um nas etapas do processo. 
*
*
Ao cumprir a legislação, podemos evitar muitas situações de risco.
Por exemplo:
 Se as áreas estão sinalizadas conforme as Normas Regulamentadoras do Trabalho (NRs), os acidentes podem ser evitados, contribuindo, assim, com a nossa Segurança.
 Ao atender as leis ambientais, descartamos os resíduos (lixo) de forma correta e assim preservamos o Meio Ambiente.
- Ao seguir as normas da Vigilância Sanitária, as condições de higiene do nosso ambiente de trabalho se tornam cada vez mais Saudáveis.
RISCOS x LEGISLAÇÃO
*
*
Plano de Emergência Individual (PEI)
O que é o Plano de Emergência Individual (PEI)?
O PEI consiste em uma estratégia de resposta a eventuais incidentes. Ele define o conjunto de medidas que determinam e estabelecem as responsabilidades e ações a serem desencadeadas imediatamente após um eventual incidente de derramamento de óleo no meio ambiente, bem como os procedimentos e recursos, tanto humanos como materiais, adequados à prevenção,controle e combate a esse derramamento de óleo
É importante salientar que todo o Plano de Emergência Individual para atividade de Perfuração/Produção marítima é elaborado de acordo com a Resolução CONAMA nº398/08, que estabelece o conteúdo mínimo de PEIs para incidente de poluição por óleo.
*
*
PROJETOS/PLANOS AMBIENTAIS
Em cumprimento às exigências do órgão ambiental serão desenvolvidos Projetos e Planos Ambientais durante todas as etapas da perfuração/produção marítima. Eles serão responsáveis por monitorar os possíveis impactos da atividade ao ambiente e evitar riscos de acidentes
*
*
Projeto de Comunicação Social (PCS)
Busca estabelecer um canal de diálogo com as comunidades da área de influência durante a atividade, abrindo espaços para o desenvolvimento de uma comunicação transparente e eficaz.
*
*
Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT)
Seu objetivo é proporcionar a todos os trabalhadores envolvidos na atividade a possibilidade de adquirir conhecimentos, atitudes,interesses e habilidades necessárias à preservação do meio ambiente, bem como desenvolver discussões e troca de experiências relativas às questões ambientais.
*
*
Projeto de Controle da Poluição (PCP)
Seu objetivo é estabelecer os procedimentos para um gerenciamento adequado dos resíduos gerados, de modo a evitar qualquer prejuízo ao meio ambiente.
*
*
Tem por objetivo monitorar os efeitos ambientais da atividade, em especial os resultantes do uso e do descarte dos fluidos utilizados e cascalhos gerados na perfuração, descarte de água oleosa e efluentes sanitários.
Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA)
*
*
Projetos Ambientais da Petrobras
*
*
O Projeto Coral Vivo trabalha para a conservação e uso sustentável de ambientes recifais brasileiros. Atua de forma integrada e multidisciplinar em três linhas de ação principais: geração de conhecimento, ensino/educação ambiental e sensibilização/mobilização da sociedade.
O projeto busca formar uma rede de pesquisas, incentivando a realização de pesquisas ambientais e sociais relacionadas ao seu foco de ação, em especial na Costa do Descobrimento, na Bahia.
*
*
Ao lado do Pólo Arara, um viveiro com aproximadamente 86 mil mudas de espécies nativas da região amazônica é a base de um programa de replantio intensivo que chega a mais de mil mudas plantadas por dia. São 60 espécies diferentes, tais como imbaúba, mata-pasto, angico, goiaba-de-anta, jatobá, lacre etc, sendo que, para algumas delas, a multiplicação em viveiro é obtida em larga escala. Essas espécies foram selecionadas pelos pesquisadores porque florescem a céu aberto, gerando sombra e criando condições ambientais para o crescimento de outras espécies nativas. 
Província Urucu Projeto Ambiental
*
*
As empresas industriais estão sendo desafiadas a encontrar novas formas de organização e administração do processamento de produtos e serviços que atendam às exigências de qualidade, segurança e as questões ambientais e de saúde. É um processo que precisa de um monitoramento contínuo, que é patrocinado e estimulado pela alta administração da organização, com o objetivo que todos os colaboradores assimilem e coloquem em prática no seu ambiente de trabalho, diariamente. Este processo precisa fazer parte do seu desempenho diário e não simplesmente um cumprimento de normas e procedimentos, para que não corra o risco de um engessamento da organização, mas um processo dinâmico e evolutivo. 
*
*
Acidente - Piper Alpha
Uma explosão e o incêndio resultante a destruiu em 6 de julho de 1988, matando 167 pessoas. Somente 62 membros da tripulação sobreviveram
http://www.youtube.com/watch?v=_bLx2U0U-bk
*
*
http://portal.mte.gov.br
http://www.petrobras.com.br/minisite/ambiental/
http://www.riodasostrasnews.com.br
http://www.presencasst.com.br
Bibliografia:
*
*
Ações sugeridas e dicas ao apresentador:
Como agir com disciplina? Alguns exemplos de como cada um pode fazer a sua parte, mudando sua atitude.
Estimular o grupo a sugerir outros exemplos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais