Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA INTRODUÇÃO PRFISSÃO FARMACIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

De acordo com o código de ética da profissão farmacêutica, está explicito que o farmacêutico é um profissional da saúde. Na qual, apesar de seus direitos e deveres, está sujeito a executar todas as atividades relacionadas ao ramo profissional. De maneira que possa contribuir a segurança e a promoção da saúde.
Em primeira análise, vale lembrar que a farmacêutica violou uma proibição importante presente no código de ética, na qual deixou de prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com qual mantem vinculo profissional, que de acordo com o código de ética no artigo 12, teria como obrigação cumprir os deveres de tal. No que diz respeito comunicar ao conselho regional de farmácia (CRF) por escrito o afastamento de suas atividades, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão. Portando “deve: exercer a profissão respeitando os atos, as diretrizes, as normas técnicas e a legislação.”
Em segunda análise, cabe mencionar a falta de responsabilidade da profissional que não encaminhou um comunicado referente ao seu afastamento, Pois é de sua obrigação a partir do momento que sair do estabelecimento para ir tanto para um congresso como por outros motivos, até mesmo por problemas de saúde no horário de trabalho (observação: casos de doença tem um prazo de 5dias). Tal comunicado deve ser enviado de no mínimo 48 horas de antecedência para ter respaldo caso haja visita do fiscal. 
Desde modo, em relação a resolução do CFF a responsável técnica agiu com negligência e imprudência no que diz respeito ao código de ética farmacêutica.
Referência:
Livro introdução a profissão farmácia
Autores: 
Conselho regional de farmácia. Resolução N°596 DE 21 DE FERV. 2014 (CAP. III. ART. 1-2)

Outros materiais