Buscar

BRINQUEDOTECA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BRINQUEDOTECA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ROTEIRO DA ATIVIDADE
NOME: ELIANE DE SOUZA MORINI FERREIRA TURMA: 4642 MATRÍCULA: 2231333
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
JUSTIFICATIVA: 
 Perceber que o ensino de jogos pode ajudar os professores a introduzir e aprimorar conteúdos, para que os alunos possam relaxar e dominar os temas abordados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, e perceber que muitos deles estão em dificuldades por terem que se reconciliar a escola muitas vezes se esgota em sala de aula. Os professores precisam adotar métodos e estratégias diferenciadas para a realização do processo de ensino, incluindo a prática de atividades lúdicas. Nesse caso, observa-se a importância do aprendizado para os alunos da EJA saberem como utilizar brinquedos. Conhecer a brinquedoteca e praticar o método pedagógico do curso de construção e aplicação do roteiro de atividades da brinquedoteca.
Para a realização desse roteiro, optamos por uma atividade para pensar a aprendizagem de conteúdos matemáticos por meio de atividades lúdicas.
Atividade: jogo da bolinha de gude
DESCRIÇÃO DO JOGO:
 Organizar a turma em duplas, entregar os materiais que vamos reutilizar. Juntamente com os alunos seguir o passo a passo de como construir o jogo das bolas de gude.1° passo: recortar as garrafas, 2° passo encaixar uma garrafa na outra, 3° passo fixar as duas garrafas com fita adesiva e 4° colocar as 10 bolinhas de gude dentro da garrafa maior, tampando-a. Para realizar a o jogo basta movimentar a garrafa para cima e para baixo, fazendo com que as bolinhas entrem pelo gargalo da garrafa menor.
 No quadro fazer um registro para que as duplas façam quatro rodadas para ver quem tem a soma maior de acertos das bolinhas de gude. Com o mesmo jogo é possível trabalhar as quatro operações matemáticas realizando contas.
TEMPO DE DURAÇÃO: 35 minutos a 1 hora. 
RECURSOS PEDAGÓGICOS: Duas garrafas pet, dez bolas de gude, fita adesiva, tesoura e lápis.
OBJETIVO GERAL: 
 O objetivo da brinquedoteca e dos jogos educacionais é fornecer aos alunos um ambiente livre de estresse, estimular sua capacidade de concentração, desenvolver um equilíbrio emocional de social e criatividade, fornecer oportunidades para brincar e participar e estimular o conflito para promover a inteligência, valorização do desenvolvimento emocional e social do jogo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Produzir um jogo utilizando sucata.
Socializar com os colegas e a professora.
Incentivar a utilização de jogos para aperfeiçoar as operações matemáticas.
Realizar as quatro operações matemáticas utilizando o jogo das bolas de gude. 
Estimular a criação, espontaneidade e desenvoltura
 
 Segundo Paulo Freire (1996) afirma que quanto mais o adulto evidencia a ludicidade maior será a chance de conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, pois o adulto que aprende brincando não se torna criança novamente, mas revive e resgata com prazer a alegria de brincar, por isso a importância do lúdico como ferramenta pedagógica essencial para uma prática educativa na formação dos alunos
 É de conhecimento geral no meio educacional, que há muito tempo vem-se discutindo acerca da modalidade da educação para jovens e adultos. Sabe-se que essa é uma história longa que perpassa pela época do Brasil colônia até os dias atuais. Segundo Souza (2007) relatos mostra, que com a chegada dos jesuítas deu-se o início ao processo do ensino à leitura e escrita aos adultos, pois acreditavam que não seria possível converter os índios à religião católica se esses não tivessem tais habilidades.
 O perfil dos alunos da EJA está na maioria das vezes relacionado à desigualdade social, levando à evasão. Obviamente, essas pessoas desistem ou não buscam espaço educacional porque têm vergonha de ir à escola em idade não convencional, na defasagem idade / série e têm medo do analfabetismo e constrangimento no ambiente educacional porque o modelo de EJA do ensino fundamental é igual ao da educação infantil. Ressalta-se que mesmo para cursos voltados para jovens e adultos, o meio ambiente é o mesmo que a educação infantil. 
 A concepção do projeto pedagógico do currículo da EJA deve capacitá-los a pensar sobre as múltiplas culturas, valorizar e reconhecer a complementaridade entre o saber acadêmico e o conhecimento informal (relacionado à formação sociocultural do aluno), experiência de vida que os alunos adquiriram., e sua diferença entre. A forma de conhecimento.
 No Parágrafo 1º do artigo 37 da LDB, verifica-se, que os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames, mas, deve-se preparar esses indivíduos para além do mercado de trabalho, não que o capital não seja importante, mas tão importante quanto ele é o verdadeiro conhecimento.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo Paz e Terra, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,1997.
MOURA, M. O. A construção do Signo Numérico em Situação de Ensino. São Paulo, SP,1992.
SOUZA, M. A. Educação de jovens e adultos. Curitiba: IBPEX, 2007.

Outros materiais