Buscar

Apol Discursiva 1 - Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão1: “ A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos pessoas, menos matéria-prima, etc”.
“Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”.
Imagine que há um vazamento de água no seu banheiro...
Resposta: A eficiência é o processo de executar aquilo que foi planejado, ou seja, no caso fazer todo o processo de correr atrás do pano, do balde e enxugar a água, funciona por um tempo, mas não resolve o problema do vazamento. A eficácia só é alcançada, nesse caso, quando é feita a troca da mangueira e o problema não volta a se repetir.
Questão 2: Segundo Hammer & Champy (1994, p.21): Reengenharia não significa reformular...
A reengenharia é cconsiderrada drástica, explique porque dessa afirmativa e cite um exemplo.
Resposta: A reengenharia é um conceito relacionado com a restruturação de um negócio, setor, produto ou outros importantes elementos empresariais, visando solucionar um problema identificado na versão ou na condição atual. Quando chega ao ponto de ela ser necessária, isso significa que ajustes simples ou medidas paliativas não se mostraram suficientes. Dessa forma, modificações profundas são demandadas, exigindo investimentos e algumas vezes modificando a estrutura ou até a natureza do item analisado. 
Um exemplo, é o reposicionamento realizado pela Havaianas há alguns anos. Tratou-se de uma reengenharia da imagem institucional, levando a empresa a ser posta em uma condição inteiramente diferente quanto ao seu público consumidor, que teve o perfil e abrangência drasticamente modificados.
Questão 3: Drucker afirmava que estamos assistindo a terceira revolução industrial, onde o mais importante não é a informação em si, mas a decadência do setor industrial... 
Segundo o pensamento de Drucker como as organizações se diferenciavam antigamente e no momento atual?
Resposta: Antes as organizações se diferenciavam pela capacidade, aperfeiçoamento de linha de produção e otimização do processo produtivo, isso implicava investimento e controle de custos. Como por exemplo, a produção em escala padronizada.
Hoje, as empresas usam a tecnologia a seu favor, a diferenciação ocorre no processamento adequado de informações e retenção do conhecimento pelas organizações.
Questão 4: Qualquer análise das ameaças e oportunidade com que uma empresa se depara deve começar com um entendimento do ambiente geral que ela opera...
Escolha três elementos citados...
Resposta: 1) Mudanças tecnológicas: esse fator é uma via de mão dupla, as organizações que enfrentam uma antiga cultura organizacional, podem encarar essas ferramentas como uma ameaça, além do risco de ficar ultrapassados e perder o espaço no mercado que atua. Porém as empresas que investem nessa área, garante destaque e diferencial, algumas dessas ferramentas podem ter um maior custo e até mesmo necessitar de treinamento, porém o retorno na maioria dos casos é favorável, proporciona otimização do tempo, praticidade, maior contato com o público alvo e até mesmo robotizar alguns serviços, mantendo maior competitividade. 
 2 ) Tendências culturais: esse fator é também favorável e desfavorável em alguns pontos, a empresa que não acompanham pode perder alguns clientes , devido ao comportamento destes grupos; Já aquelas que enfrentam as transformações, podem além de manter os clientes antigos, se conectar aos atuais , trazendo um novo público . O ideal é entender os valores culturais do público, bem como da região. 
 3 ) Clima econômico : ponto que deve ser sempre bem analisado pelas organizações, um acompanhamento preciso traz bons retornos e mantém uma boa estrutura organizacional. Com um bom trabalho feito nesse quesito a empresa pode evitar problemas e ainda se manter em equilíbrio nos períodos de crise, podem ainda encontrar boas soluções a partir desta, um bom gestor, pode utilizar as crises como uma saída para ideias empreendedoras.
Questão 5: As empresas globais precisam manter a uniformidade, mas, ao mesmo tempo, ser flexíveis para se adaptar à variedade de contextos do cenário internacional - se a mesma empresa em todos os lugares, mas específica em cada um deles...
Aborde em seu texto como é a valorização da diversidade cultural e os benefícios para a gestão de pessoas.
Resposta: Ambientes de trabalho de empresas multiculturais podem ser um desafio para as lideranças, mas também uma oportunidade para melhorar o desempenho das organizações. No ambiente de trabalho, a pluralidade cultural contribui na formação das equipes de alta performance. É por isso que investir em diversidade é importante para as organizações. Proporciona um ambiente mais respeitoso e inclusivo, aumenta a criatividade, pois traz novos olhares e promovem ressignificação de opiniões, configura como um diferencial competitivo, com profissionais mais capacitados e criativos, o resultado pode ser visto na otimização de processos internos e nos produtos e serviços de qualidade superior. 
É necessário que o gestor tenha Inteligência cultura, isso envolve, por exemplo, a capacidade de mudar o estilo de liderança conforme a necessidade. Ele deve ter habilidade de liderança intelectual, bem como conhecer a estrutura, os princípios e os valores da empresa e saber lidar com as diferenças. Se organizadas de maneira eficiente, as empresas podem ter bons resultados financeiros e mercadológicos. Para isso, é preciso lidar com a diversidade dos colaboradores e extrair o máximo possível de suas culturas de forma positiva.

Outros materiais