Buscar

Atividade Reflexiva I_Prática do Ensino de Matemática_BNCC Ensino Médio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade: I
Nome: Fábio de Figueiredo
RGM: 24755141
Título: Atividade Reflexiva
		Em 2017, o governo federal do Brasil estabeleceu, através de publicação no diário oficial da união, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O referido documento, no que concerne à Educação Básica, discorre sobre dez competências gerais, que se caracterizam pelo enfoque na estruturação pedagógica dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento. 
		Competência, segundo a BNCC (BRASIL, 2020, p. 08), é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores usadas para promover a resolução de problemas do cotidiano. Dentro do aspecto da educação básica, os problemas são relacionados às aprendizagens essenciais e às formativas. 
		Quanto às competências gerais do ensino médio, a BNCC apregoa que estas devem se relacionar e se desdobrar para alcançar um tratamento didático, com vistas, outrossim, no desenvolvimento das competências dos alunos. Para tanto, leva-se em conta o dinamismo do mundo atual, devendo a escola oferecer um ambiente acolhedor que promova bem-estar e respeito a toda sua comunidade. Além disso, faz-se pertinente que a escola reconheça o protagonismo dos jovens em seus processos, assegurando-lhes resultados de aprendizado condizentes com suas perspectivas de vida, prezando pela construção de uma sociedade ética e sustentável. 
		No ensino médio, a BNCC visa ainda despertar no aluno pelo menos uma habilidade específica relacionada às seguintes áreas: matemática e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias. 
		No que tange à Matemática e suas tecnologias, as competências específicas estão organizadas em unidades correlatas de conhecimento que exigem o aperfeiçoamento de habilidades em termos de interpretação, análise e argumentação. Resumem-se basicamente em: estratégias de raciocínio e interpretação; conhecimento matemático; compreensão de registros; investigação de conceitos e propriedades, representação flexível de conhecimentos algébricos e geométricos.
		Tomando por base a unidade temática de Álgebra (EM13MAT102), a habilidade a ser trabalhada visa a análise de dados coletados por pesquisas estatísticas, por exemplo, apresentadas na forma de relatórios. Tal habilidade pressupõe a identificação oportuna de eventuais disparidades que possam levar a interpretações errôneas das pesquisas realizadas, tendo como premissa a exatidão da correlação requerida entre as variáveis da amostra. 
		Por fim, entende-se que através da BNCC o aluno desenvolve competências para tornar-se um cidadão pleno. 
Bibliografia
BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 21 de dezembro de 2017.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 de dezembro de 2020.

Outros materiais