Buscar

ativ_24224

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES - FILOSOFIA GERAL
Orientações Gerais para entrega das Atividades de Portfólios
1) Nesta aula, vocês responderão as atividades de duas em duas. No primeiro envio, respondem e enviam as atividades das aulas 01 e 02. No segundo envio, as atividades das aulas 03 e 04 e assim por diante. Devem digitar sempre as duas atividades juntas e enviar de uma só vez, em um mesmo documento de WORD.
2) A fonte primária de pesquisa para as perguntas é o material didático, do qual as atividades buscam aferir se houve compreensão. A internet poderá ser consultada apenas como material complementar., mas não como fundamento para as respostas.
3) Respostas com plágio (cópias tiradas da internet) receberão nota ZERO.
4) Cada envio vale até 2,5 e as respostas serão avaliadas conforme a profundidade e coerência das respostas. 
5) Trabalhos enviados com atraso podem sofrer desconto de 40% na nota. 
6) As correções pelo professor são realizadas por ordem de envio e de atividades. Se o aluno enviar todas as atividades antes do prazo, poderá demorar um pouco mais de três dias para a correção, a fim de o professor poder corrigir as que estão no limite dos prazos.
7) As atividades só podem ser enviadas em seu portfólio correspondente. Quando vencer as datas, o professor abre novamente para os atrasos.
Faça o DOWNLOAD deste arquivo, copie em seu computador, imprima-o inteiro e realize as tarefas. 
Portfólio 01: Atividades aulas 01 e 02 juntas, no mesmo texto = 07/04/2017
Portfólio 02: Atividades aulas 03 e 04 juntas, no mesmo texto = 12/04/2017
Portfólio 03: Atividades aulas 05 e 06 juntas, no mesmo texto = 17/04/2017
Portfólio 04: Atividades aulas 07 e 08 juntas, no mesmo texto = 21/04/2017
Confira agora, nas páginas abaixo, as atividades.
Abraços.
Prof. Givaldo Matos
ATIVIDADES PORTFÓLIO 02 (AULAS 03 E 04) = 12/04/2017
I - Na TERCEIRA aula, debatemos sobre o PERÍODO PRÉ-FILOSÓFICO. Neste período, a estrutura que detinha maior poder para estabelecer as verdades era a religião. Neste sentido, disserte sobre as questões:
1) De que forma o mito procurava organizar a sociedade?
O mito procurava organizar a sociedade trazendo-lhes primeiramente o conhecimento tratasse da necessidade de conhecer a realidade da mesma forma que temos hoje e isso era passado de pai para filho por meio das narrativas míticas que visavam a explicação do mundo e de tudo a sua volta, A aceitação da existência de tudo uma vez que a sociedade daquela época não era portadora dos conhecimentos científicos que temos hoje em dia, e as crenças daquela época era algo inquestionável uma vez que eles acreditavam que eram reveladas a determinadas pessoas pois qualquer fenômeno desconhecido era atribuído ao sagrado, isso era uma forma também de manter a ordem social daquela época tratando-se do fato de que não havia nenhuma forma de policiamento naquela época, mas o povo acreditava nos castigos dos deuses que eram manifestados de diversas formas como doenças, uma colheita mal sucedida e as catástrofes naturais e sendo usados também por governantes daquela época para manter as explorações e as injustiças sociais.
2) Quais os problemas enfrentados pelo pensamento filosófico, em um contexto em que o pensamento mítico predomina? Por que?
Sendo a filosofia o ato de questionar, de buscar cada vez mais o conhecimento movido pela curiosidade, no período mitológico isso representava uma afronta muito grande para os sacerdotes daquela época uma vez que os mitos eram originados do sagrado sendo assim constituía-se algo inquestionável os filósofos daquela época desestimulados eram taxados de incrédulos, sem caráter e coisas semelhantes a essas, porque como o mítico originava-se do sagrado e que por conta disso era considerada como algo inquestionável e aceitado por todos qualquer um que se opunha a isso eram condenados.
II - Na QUARTA aula, debatemos sobre os PRÉ-SOCRÁTICOS. Leia atentamente o material didático e disserte sobre:
1) Quais eram os problemas gerados pelas perguntas filosóficas, para as estruturas de poder? 
Tratasse que a cosmologia daquela época era usada afim de exercer a continuidade da ordem dominante e os mitos fundamentavam a aceitação da escravidão e das desigualdades trabalhistas frente ao poder e autoridade do rei e imperador que usava do misticismo para exploração dos trabalhadores daquela época levando a sociedade a uma aceitação, como a filosofia trabalha sempre com a razão e com a logica cientifica era possível questionar e reinventar a fundamentação destas práticas, e isso era um problema muito grande para as estruturas do poder daquela época pois a filosofia buscava a origem de tudo partindo do ponto da logica e da razão.
2) A filosofia iniciou um problema para alguns grupos sociais? Suas indagações permitiriam alterar algum tipo de realidade existente naquele período? Use um dos exemplos citados para explicar sua resposta (o mito babilônico ou o mito hindu são exemplos).
Sim porque a filosofia busca explicações através da razão e do conhecimento científico. E naquela época devido a crença e nas tradições do mito, o povo vivia em extrema desigualdade social uns na margem da pobreza como servos e outros em extremas riquezas como é citado no exemplo do mito hindu aonde acreditava-se que os seres humanos eram divididos em 4 classes distintas que representam cada parte do corpo de uma divindade aonde havia extrema exploração dos governantes daquela época com os trabalhadores havendo uma certa aceitação do cargo exercido por muitos sendo mal remunerados e outros simplesmente tendo uma boa finança então de certa forma gerou problemas para alguns grupos sociais como é o caso desses governantes que usavam da mito para arrecadar bens para si mesmo e para promover aceitação do povo em frente aos deveres de cada trabalhador visto que o sagrado é algo inquestionável e aceitado por todos daquela época.
http://jazzseen.blogspot.com/2007/04/millr-os-perigos-da-filosofia.html
3

Outros materiais