Buscar

SDE4577 PATOLOGIA E PARASITOLOGIA 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teste de Conhecimento
avalie sua aprendizagem
 (
19/08/2021
) (
Estácio: Alunos
)
 (
https://simulado.estacio.br/alunos/
) (
1
/3
)
PATOLOGIA E PARASITOLOGIA
SDE4577_A9_V1
Lupa	Calc.
Aluno	Matr.: 
Disc.: PATOL.PARASITOL.	2021.2 - F (G) / EX
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1. Com relação ao parasita Wuchereria bancrofti, considere as afirmações:
I. são vermes que habitam o intestino humano, podendo migrar para os vasos sangüíneos e linfáticos;
II. são transmitidos por meio de picada dos mosquitos do gênero Culex, o popular pernilongo;
III. a ocorrência da filariose bancroftiana é importante na região nordeste brasileira. Está correto o contido, apenas, em
I.
II e III. I e II.
II. III.
Explicação:
A Wuchereria bancrofti é o parasita responsável pela Filariose linfática, popularmente conhecida como elefantíase, que é uma doença mais comum em regiões de clima quente e úmido, principalmente Norte e Nordeste do Brasil.
Esse parasita é transmitido através da picada do mosquito do gênero Culex infectado, que libera larvas infectantes na corrente sanguínea da pessoa que se deslocam até os vasos linfáticos, resultando em resposta inflamatória e nos sintomas característicos da filariose linfática, como inchaço de perna, braço ou outra região do corpo em que o parasita está presente, febre e dor muscular, por exemplo.
2. Ascaríase é o parasitismo desenvolvido no ser humano por um grande nematóide, Ascaris lumbricoides. Esta é a mais cosmopolita e a mais frequente das helmintíases humanas. Sobre as etapas do ciclo biológico normal desse nematóide,
assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento sexual completa-se em cerca de dois meses, e só após esse período as fêmeas começam a postura de ovos.
Na maioria das vezes, a via de penetração no organismo humano é cutânea.
 O desenvolvimento dos ovos se dá no meio exterior (fora do hospedeiro) e requer oxigênio.
 Normalmente, a única forma infectante do parasito é o ovo embrionado, contendo uma larva de segundo estádio.
A via migratória da larva pelo organismo humano deve obrigatoriamente passar pelos pulmões.
Explicação:
Os ovos eliminados com as fezes contêm os embriões de Ascaris em seu interior. Após alguns dias, ainda dentro do ovo, o embrião transforma-se em larva, que após passar por duas mudas, pode infectar quem a ingerir.
 (
3.
A ancilostomíase é causada por:
)
 Cestóide. Protozoário.
 Nematóide. Trematóide.
Bactéria.
Explicação:
A ancilostomíase também é conhecida por amarelão e é uma doença causada por nematóides das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale.
4. Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo
ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.
Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?
 Usar repelentes e telas em janelas, já que a doença é transmitida por mosquito.
Realizar exames médicos periódicos para detectar precocemente a doença, já que se trata de uma enfermidade hereditária.
 Evitar nadar em rios, lagos e lagoas da região, já que a doença é transmitida pela água contaminada.
Manter uma dieta balanceada e prática regular de atividades físicas, uma vez que a doença está associada ao sedentarismo.
Evitar contato com animais de zoológicos, uma vez que se trata de uma zoonose veiculada por grandes mamíferos.
Explicação:
A filariose é transmitida pela picada de fêmeas de mosquitos dos gêneros Culex, Aedes ou Anopheles. Por esse motivo, o médico indicou como medidas preventivas o uso de repelentes e telas em janelas.
5. A elevada prevalência de Strongyloides stercoralis em regiões tropicais e subtropicais, a facilidade de transmissão, o caráter de cronicidade e autoinfecção, originando formas graves de hiperinfecção e disseminação, além da possibilidade da
reagudização em indivíduos imunodeprimidos, evoluindo muitas vezes para óbito, tomam a estrongiloidíase um importante problema médico e social. Frente a isso é de relevada importância o diagnóstico correto e tratamento adequado.
Assinale a alternativa correta quanto ao método e princípio indicados para a pesquisa parasitológica do Strongyloides stercoralis.
 Método de Hoffman, Pons e Janer baseado no principio da sedimentação espontânea.
Métodos de Rugai baseado no principio da sedimentação espontânea.
 Métodos de Faust e cols baseado no principio da centrífugo-flutuação em sulfato de zinco. Métodos de Baermann-Moraes baseado no principio do hidro e termotropismo das larvas.
Método de Ritchie modificado ou formol-éter baseado no princípio centrifugo-sedimentação em água morna saponificada.
Explicação:
O Método de Baermann-Moraes em coprologia é um método de análise parasitológica das fezes. É um método que detecta larvas vivas, através de hidrotropismo e termotropismo positivo.
Usualmente utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis podendo observar larvas de
ancilostomídeos. Para diferenciar as larvas pode-se utilizar coloração pelo lugol. Quando coradas, é possível observar em lavas de Strongyloides o vestíbulo bucal curto na região anterior e o primórdio genital na região posterior do corpo do parasito.
Larvas de ancilostomídeos possuem vestíbulo bucal comprido e não possuem primórdio genital visível.
 (
6.
JECA TATU
)
Jeca Tatu era caboclo que vivia no campo, na maior pobreza. Sua rotina baseava-se em ficar o dia inteiro sem fazer tarefa
alguma. As pessoas tinham uma péssima imagem do Jeca, bêbado e preguiçoso.
Um dia, um médico passou em frente à casa e espantou-se com tanta miséria. Percebendo que o caboclo estava amarelado e muito magro, resolveu examiná-lo. Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo. O médico constatou que se tratava de uma doença chamada ancilostomose, o amarelão. Receitou-lhe, então, remédios e um par de botas.
Meses depois do tratamento, Jeca já era outra pessoa. A moleza tinha desaparecido e ele passava o dia inteiro trabalhando. Arrumava a casa, plantava, pescava, carregava madeira, cuidava do gado. Não exagerava mais na bebida. Ninguém mais o reconhecia, trabalhava tanto que até preocupava as pessoas. Ele, a mulher e os filhos andavam agora calçados.
LOBATO, M. Jeca Tatu. Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/departamentos/educacao/trabalhos/obichoquemedeu/ancilostomose_jeca_tatu.htm> Acesso: 09
de maio 2017. (Adaptado).
De acordo com o texto, Jeca Tatu estava doente, com ancilostomose, que é uma doença causada por
 um vírus e a contaminação ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados. um verme e a contaminação ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.
 um verme e a contaminação ocorre por meio do contato direto com solo contaminado. uma bactéria e a contaminação ocorre por meio da ingestão de alimentos contaminados.
um protozoário e a contaminação ocorre por meio do contato direto com solo contaminado.
Explicação:
A ancilostomose (amarelão) é uma doença causada por vermes nematódeos, através do contato direto com o solo contaminado por suas larvas, que penetram na pele do indivíduo, causando problemas gastrointestinais e, consequentemente, anemia e desnutrição.
Não Respondida
Não Gravada
Gravada
Exercício inciado em 19/08/2021 12:57:22.

Continue navegando