Buscar

Síntese - A nova lei da educação trajetória, limites e perspectivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Governo do estado do Ceará
Universidade Estadual do Ceará- Faculdade de filosofia Dom Aureliano Matos- FAFIDAM
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
FICHA DE SÍNTESE DO TEXTO
Diego dos Santos Rocha.
TEXTO: A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas / Demerval Saviani. – 11 ed. – Campinas, SP: Autores associados, 2008. – (Coleção educação contemporânea.)
1- Elabore um breve resumo sobre o texto lido, destacando as principais ideias do texto.
Para que sejam analisados os aspectos que regem o sistema de educação nacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) trata-se de uma série de legislações que regulam os âmbitos público e privado, avaliando quesitos desde a educação básica ao ensino superior.
O texto aborda com clareza toda a trajetória que contribuiu para a implementação da primeira LDB em 1961, partindo da concepção da Constituição de 1934, que almejava organizar a educação a nível nacional. Alguns acontecimentos que inviabilizaram a prontidão de sua implementação são citados durante o capítulo, como por exemplo, o advento do Estado Novo, o que fez com que neste período, especificamente entre 1942 a 1946, as Reformas Capanema idealizadas por Gustavo Capanema viessem a ser exploradas, apresentando as chamadas leis orgânicas do ensino, até o momento em que o termo “diretrizes e bases” é citado pela primeira vez em 1946, com a queda do golpe.
Em geral, é possível notar durante as leituras que a evolução dos estudos relacionados à criação da primeira LDB foi lenta e complexa, o que é observado a partir da leitura e compreensão de sua legislação, destacando-se assim pontos que marcaram a política brasileira, dividindo opiniões e quebrando barreiras até demonstrar sua importância no cenário educacional do país.
2- Aponte as ideias que você concorda com o autor. Justifique.
Devido trazer diversos fatos históricos e o fornecimento de dados de maneira dissertativa, é possível notar uma imparcialidade por parte do autor no texto. Entretanto, durante a leitura é possível observar o quanto o processo de implementação da primeira LDB nos é apresentado como algo inteiramente político.
Desde o momento em que se é introduzida a ideia da Constituição de 1934 e o choque do Estado Novo ao momento da criação do projeto em 1948.
Um dos aspectos no qual é claramente possível concordar com o autor é o quanto se levou tempo para discutir os assuntos que levariam à aprovação da primeira lei, que deu-se em 1957 para enfim conseguir sua aprovação em 1961. Outra questão válida apontada é o confronto do projeto para com as forças partidárias no Congresso Nacional, além de como as reformas da LDB foram desconsideradas por um grande período de tempo durante o período do regime militar, tendo que se ajustarem ao modelo de governo para garantir a continuidade de uma ordem socioeconômica.
3- Aponte as ideias que você discorda do autor. Justifique.
Em geral, o texto apresentou-se coeso e informativo, não levantando questões que divergiam da opinião do autor. Porém, em uma breve passagem da leitura, no que diz respeito ao direito à educação, cita-se que o substitutivo Lacerda definia a escola como um prolongamento da instituição familiar, afirmando que o Estado deve oferecer recursos para que a família livre-se do cargo da educação. Por mais que a LDB tenha esclarecido esse quesito como sendo um direito da família escolher a educação adequada para direcionar seus filhos, é sempre válido lembrar que a família pode ser uma base de educação inicial tanto de caráter de elementos escolares quanto sociais.
4- Aponte quais ideias gostaria de desenvolver mais a respeito do assunto.
Analisar as reformas universitárias e do ensino primário e médio seriam interessantes, principalmente para abordar ainda mais a questão do Grupo de Trabalho, o qual não houve representação estudantil, além do surgimento do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) em 1961, a fim de avaliar suas principais características.

Continue navegando