Buscar

aula 4 - 9 de maio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Hiper tipo IV
Não tem anticorpo envolvido na resposta. Não causa óbito, nem anafilaxia. Mas as alterações que ela causa são irreversíveis.
CPH 1 dependente = apresentador
Envolve linfócito T, normalmente Th1. Podendo ter ligação de citocinas do T citooxico.Mas quem produz o efeito inflamatório é o macrófago.
Resposta que depende da atividade celular, da produção de citocinas. É limitada ao estimulo. O que vai manter o efeito é a ativação de macrófago, que ativado pode manter o efeito prolongadamente. Mas para que seja ativo demora.
Ela então é tardia, porque demora a acontecer..pode ser de 8 hs ate 4 semanas.
Na hiper 4 preciso sensibilizar, então tem duas fases:
Sensibilização: preciso que o antígeno sensibilize pra ter Th1 ativo
Hipo: já tenho Th1 especifico e o antígeno penetra. Quem vai intermediar é o interferon gama (ativador de macrófago), FNT e IL12(pq é inibitória de th2)
3 variantes, 3 formas clinicas:
- Contato = auge em 24/48 h; normalmente eczema (reação inflamatória com secreção), acontece na área de contato do antígeno. É zonal (pode ter em uma parte do corpo e outra não). Ex: alergia a bijuteria
- Tuberculinica = causa inchaço tecidual, normalmente provocado por lipopolisacarideo.
- Granulomatosa = mais danosa pro tecido. Ulcera ou fibrosa ou calcifica ou forma cavitações teciduais. Normalmente provocada por lipopolisacarideo, material perfuro cortante no tecido, alguns parasitos. Presença de célula gigantes.
Mecanismo:
Preciso de Th1, que é produtor de IL2, que ativa o Th1 a produzir FNT, que atrai o macrófago.
Tolerância:
Um individuo pode ser tolerante a um antígeno, mesmo tendo predisposição genetica. Pode gerar tolerância: deleção clonal (na vida intrauterina, os pré linfócitos entram em contato cm os antígenos e são deletados), inativação clonal (célula está lá mas está paralisada), alergia.
Toda vez que tenho antígeno fora da área de reconhecimento, se ele entrar em contato, eu corro risco de perder auto tolerância. Não tenho alergia pq to tolerante.

Outros materiais