Buscar

A estrutura do sistema cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1- A estrutura do sistema cardiovascular, dando ênfase aos tipos de circulação cardíaca:
O sistema cardiovascular é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído pelo coração, que desempenha o papel de bomba contrátil-propulsora, e pela rede de capilares e vasos sanguíneos (artérias, arteríolas, veias e vênulas) que recebe o sangue impulsionado pelo coração e o distribui para todos os órgãos e tecidos. Também compõe o sistema, uma rede de vasos que transportam um liquido chamado de linfa, chamados de vasos linfáticos. A função primordial desse sistema é manter normais a pressão arterial e o fluxo sanguíneo, integrando o corpo como uma unidade.
-Coração: O coração é uma bomba propulsora ideal para o aparelho circulatório, capaz de regular o fluxo sanguíneo por meio de mecanismos autônomos de controle. Seu suprimento sanguíneo prove das artérias coronárias; estas quando se obstruem levam à interrupção do fluxo sanguíneo para uma parte do miocárdio levando à morte por isquemia desta parte, no fenômeno que é conhecido como infarto do miocárdio. Esse órgão está situado na cavidade torácica, atrás do esterno (osso) e acima do diafragma (musculo), ocupando uma posição aproximadamente central entre os pulmões, em um espaço chamado mediastino. 
É um órgão musculoso e oco, constituído por uma camada mais interna, o endocárdio que é revestido por endotélio; uma camada média de musculo estriado cardíaco, o miocárdio; e uma camada serosa mais externa, o epicárdio. Está contido dentro de um saco de tecido fibroso e inelástico chamado de saco pericárdico. O saco pericárdico possui no seu interior uma pequena quantidade de fluido com função lubrificante que serve para para que as contrações cardíacas se façam sem que o coração sofra atrito. 
O coração é subdividido em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos separados por um septo longitudinalmente. Entre os átrios e os ventrículos existe um conjunto de quatro válvulas cardíacas, que orientam o fluxo sanguíneo de forma unidirecional pelo coração. Tais válvulas se abrem e fecham passivamente, em resposta a alterações na pressão produzida durante a contração e o relaxamento das quatro câmaras musculares. A válvula tricúspide orienta o fluxo sanguíneo do átrio direito para o ventrículo direito, e a válvula bicúspide (mitral), do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. A comunicação entre os ventrículos e as grandes artérias (pulmonar e aorta) é realizada por meio de válvulas chamadas de semilunares. 
- Vasos sanguíneos: O sistema cardiovascular é constituído por um sistema de tubos associados à uma bomba percussora que tem como função impulsionar um liquido circulante por toda rede vascular. São eles: 
Artérias:
→ Vasos eferentes em relação ao coração: transportam sangue do coração para os tecidos.
→ Sai do coração:
• Aorta: carrega sangue arterial para todo o organismo através de suas ramificações.
• Pulmonar: levam sangue venoso para os pulmões através de sua ramificação, duas artérias pulmonares uma direita e outra esquerda, para que seja oxigenado (hematose).
→ São formadas por 3 túnicas, dotadas de uma parede musculosa e espessa (musculo liso), bastante elástica e com pulsações. 
Arteríolas: 
→ Artérias que se ramificam tornando cada vez mais finas.
Veias:
→ Vasos aferentes em relação ao coração: Transportam sangue dos tecidos para o coração.
→ Chega ao coração:
• Cava: drenam todo o sangue venoso da metade superior do corpo e a veia cava inferior da metade inferior 
• Pulmonar: drenam o sangue recém oxigenado nos pulmões para o coração 
→ São formados por túnicas, contudo de paredes finas e pouco elásticas, com válvulas internas que impedem o refluxo do sangue. 
Vênulas:
→ Ramificações finas que se fundem para formar as veias. 
Capilares: 
→ Vasos de calibre fino e permeáveis. Suas paredes finas permitem que haja troca de substancias entre as células dos tecidos e o sangue: oxigênio e nutrientes são liberados para as células que por sua vez se desfazem do dióxido de carbono e dos resíduos metabólicos. 
Circulação cardíaca:
Podemos entender o funcionamento a partir da análise de dois circuitos: a circulação pulmonar (pequena circulação) e a circulação sistêmica (grande circulação) 
• Pequena circulação (pulmonar): 
É a circulação que leva sangue venoso do coração para os pulmões e traz oxigenado dos pelos para o coração. 
O ventrículo direito se contrai, a válvula pulmonar se abre, o sangue venoso é então impulsionado para a artéria pulmonar. Esta se ramifica em número de duas e levam o sangue venoso para os pulmões, onde ocorre a hematose, oxigenado, o sangue volta pelas veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo. A contração do átrio esquerdo faz a válvula mitral se abrir e o sangue é então lançado no ventrículo esquerdo. 
• Grande circulação (sistêmica): 
É a circulação que leva sangue oxigenado do coração aos tecidos e traz sangue venoso dos tecidos para o coração.
O ventrículo esquerdo se contrai, a válvula aórtica se abre, o sangue arterial é então despejado na aorta. A aorta é a maior artéria do corpo e dela por ramificações sucessivas vão se originando as artérias, arteríolas e capilares arteriais. Estes vasos originados da aorta se encarregam de distribuir o sangue oxigenado para todas as células. Após as trocas capilar-célula, o sangue se torna venoso e passa para os capilares venosos. Estes se reúnem formando as vênulas que se juntam formando as veias as quais se encarregam de conduzir de volta o sangue venoso para o coração. A veia cava superior desemboca no átrio direito trazendo sangue venoso da cabeça, pescoço e membros superiores. A veia cava inferior também desemboca no átrio direito conduzindo sangue venoso do resto do corpo. Quando cheio de sangue venoso, o átrio direito se contrai, ocorro a abertura da válvula tricúspide e o sangue flui para o ventrículo direito.
2- Como os fatores externos (relação das atividades físicas, alimentação) interferem no bom funcionamento do coração:
A prática de atividades físicas mexe com diversas instâncias do nosso corpo físico e também mental. O exercício aeróbico faz uma “limpeza” nas células cardíacas, livrando-as de estruturas que não funcionam bem.
Quando estamos praticando exercício físico ocorre um aumento da frequência cardíaca, principalmente da pressão sistólica, ou seja, a de maior valor, que depois se recupera assim que o exercício termina. Isso acontece porque o corpo precisa de mais quantidade de sangue e oxigênio nos músculos. Esse acontecimento é bastante saudável porque o corpo acaba se adaptando a este momento. E quando o organismo é treinado de forma periódica, passamos a ter menor ação dos hormônios que elevam a pressão e a frequência cardíaca. É justamente essa adaptação do organismo que faz com que o coração precise trabalhar menos para cumprir as exigências do corpo. Então, na verdade, trata-se de uma situação muito benéfica à saúde.
A rotina de exercícios físicos faz o sangue fluir melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Esses fatores ainda trazem outros benefícios, como:
Previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão
Promove maior controle da pressão arterial
Diminui a frequência cardíaca no exercício, consumindo menos oxigênio
Aumento do metabolismo de glicose e gorduras, facilitando o controle do diabetes e a perda de peso gordo, com ganho de massa magra.
Além da pratica de exercícios a alimentação balanceada ajuda também a manter afastados os fatores de risco que comprometem a saúde do coração. Além de controlar o peso, comer bem também influencia os níveis de colesterol, diabetes e hipertensão.
Alimentar-se de forma saudável significa reduzir o açúcar, o sal e as gorduras de origem animal (saturadas e trans.), que aumentam os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL). O colesterol alto acarreta problemas como a aterosclerose, acúmulo de gordura nas paredes das artérias que pode provocar infarto e derrame. Cerca de um terço do colesterol que circula no sangue vem dadieta.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que os níveis de LDL estejam abaixo de 161 mg/dL. Para as pessoas com doenças cardíacas ou diabetes, a orientação é mais rígida e o valor de referência cai para 100 mg/dL.
A alimentação balanceada não é indicada somente para controlar esses números. Ela vai repor as substâncias, proteínas e minerais, no organismo, além de proteger o coração e bloquear o agravamento de algum problema existente. A nutrição atua diretamente nos níveis de colesterol, diabetes e na circunferência abdominal, fatores de risco para doenças cardiovasculares.
3- O que é a pressão arterial, entendendo seus valores normais e patológicos (hipertensão):
Pressão Arterial: É a pressão do sangue arterial na grande circulação, medida no momento da Sístole (pressão sistólica) e na Diástole (pressão diastólica). No individuo normotenso a pressão sistólica é em torno de 120mmHg e a diastólica em torno de 80mmHg.
A pressão arterial depende da quantidade de sangue nas artérias e do diâmetro das artérias e arteríolas. Se uma artéria ou arteríola se contrai, a passagem do sangue levando a retenção de maior volume de sangue que eleva a pressão arterial. A adrenalina contrai a musculatura das paredes das artérias elevando a pressão arterial. O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 140mmHg por 90mmHg na maior parte do tempo. 
Quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão mais afetado. Como a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes – um quadro que leva ao sofrimento do músculo cardíaco, podendo ocasionar o infarto. O acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame, é outra consequência frequente da hipertensão. Com as constantes agressões da pressão, as artérias da cabeça não conseguem se dilatar e ficam suscetíveis a entupimentos. Os picos hipertensivos acabam servindo de estopim para um vaso ficar completamente obstruído ou então se romper. Os rins também deixam de filtrar o sangue a contento quando a hipertensão se instala por muito tempo, e essa falha pode provocar insuficiência renal. 
A hipertensão é uma doença silenciosa. Seus principais sintomas iniciais são:
-Dor de cabeça 
-Falta de ar
-Visão borrada
-Zumbido no ouvido
-Tonturas 
-Dores no peito
Um estilo de vida saudável influencia muito na prevenção da hipertensão. Dar um basta no sedentarismo, especialmente se valendo de atividades aeróbicas, como correr e nadar, induz a liberação óxido nítrico, substância vasodilatadora. Com as artérias relaxadas, a tendência é a pressão se manter mais baixa.

Outros materiais