Buscar

Avaliação Final Botanica II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) Botânica II 
1. As angiospermas são constituídas de raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Elas podem ser divididas em duas classes: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. Sabendo dessas informações, analise as figuras a seguir. Agora, responda:
A) Quais as classes de angiospermas esquematizadas na figura 01 e na figura 02?
B) Qual a família da classe esquematizada na figura 01 e qual a sua importância ecológica e econômica? Justifique sua resposta e dê um exemplo de plantas dessa família.
As classes representadas são: na figura 01, dicotiledônea, e na figura 02, monocotiledônea.
Pertence à família Fabaceae e/ou Leguminosa, pois apresenta um fruto denominado Vagem.
A importância econômica é devido ao fato de muitas espécies fazerem parte da alimentação humana. 
A importância ecológica: capacidade de fixação de nitrogênio, devido às bactérias que vivem em nódulos de suas raízes. Exemplos: feijão, ervilha, soja, entre outras.
2. As plantas possuem comportamentos diferentes dos animais. Os animais podem fazer movimentos rápidos e precisos, graças a seus músculos e à sua coordenação nervosa e sensorial. Já as plantas, por sua vez, realizam movimentos lentos, quase imperceptíveis, mas que lhes permitem um ajustamento adequado aos estímulos ambientais. Esses movimentos de mudança e de direção de crescimento que ocorrem nas plantas são chamados de tropismo. Disserte sobre a forma de movimento dos vegetais que ocorre no foto ou heliotropismo e no geotropismo.
No fototropismo ou heliotropismo ocorre a resposta de um organismo a uma fonte de luz, ou seja, o vegetal procura a direção da luz para obter o crescimento, por isso a planta pode crescer inclinada para o lado iluminado. Já no geotropismo, esse movimento ocorre quando o crescimento se modifica de acordo com a ação da gravidade. O geotropismo possibilita o crescimento vertical mesmo sobre substratos inclinados.
3. O grupo das fanerógamas representadas pelas plantas gimnospermas, como, por exemplo, as araucárias, palmas, ciprestes, e pelas angiospermas, como as rosas, laranjeiras, palmeiras, possui algumas características em comum. Sendo assim, descreva uma semelhança e uma diferença significativa entre o grupo das fanerógamas.
Semelhanças: sementes e flores (que podem estar modificadas no caso das gimnospermas).
Diferença: a mais significativa diferença é que, nas angiospermas, as sementes encontram-se no interior de frutos; essa característica está ausente nas gimnospermas.

Outros materiais