Buscar

Análise do artigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Análise do artigo: 
JÚNIOR, Idalberto José; FARIA, Saliza Rodrigues: Proposição de Modelo de Análise Discriminante para Avaliação de Desempenho de Empresas de Sucesso e Fracasso do Setor de Indústrias Manufatureiras.
Uma das técnicas mais famosas para resolver problemas de classificação e previsão de elementos é a Análise Discriminante. Baseada nela, o artigo identifica se as empresas obterão ou não sucesso, através da atribuição de pesos aos indicadores de desempenho.
A pesquisa em questão busca analisar 139 empresas do setor de indústrias manufatureiras através de 10 indicadores de desempenho.
	Os indicadores de desempenho representam, em números, a estrutura econômico-ficanceira das empresas e podem auxiliá-las a prever uma situação. A atribuição de pesos a esses elementos é necessária para representar a importância de cada índice, no qual quanto maior o peso maior a importância.
	A atribuição de pesos pode ser feita de forma matemática, ou seja, utilizando métodos quantitativos com base em critérios subjetivos. O modelo estatístico de análise discriminante utilizado nesta pesquisa consiste em realizar uma análise prévia das empresas de forma a identificá-las e identificar quais indicadores mais influenciam no sucesso destas empresas. 
	Segundo artigo desenvolvido Kassai e Kassai (1998), há satisfação do uso da técnica na avaliação do nível de insolvência das empresas. 	
Além disso, de acordo com o artigo apresentado por Sanvicente e Minardi (1998), pode-se afirmar que a Análise Discriminante é bastante útil quando baseada em indicadores contábeis, diferente do que se acreditava. Consegue-se prever concordatas de empresas e pode ser utilizada para dar escores associados ao risco de crédito à empresas.
	No artigo de Züge e Chaves Neto (1999), utilizou-se a Função Discriminante Linear de Fischer para reconhecer padrões e classificar as empresas a partir dos índices econômico-financeiros, classificando a empresa no grupo a qual pertence. Foi utilizado também o método de Lachenbruch, que mostra uma probabilidade total da classificação estar correta, auxiliando os analistas de crédito bancário (e demais usuários) no processo de tomada de decisão e previsão futura dos clientes.
	O artigo aqui analisado, de Idalberto José Júnior e Saliza de Faria, busca atribuir os pesos aos indicadores a partir da classificação preliminar das empresas com base nos quartis dos indicadores de estrutura de capitais, liquidez e rentabilidade.
	Através do SPSS pôde-se analisar os dados coletados no Economática, calculando os quartis dos 10 indicadores dos anos estudados. Foi atribuída uma pontuação de 0 à 3, dependendo do índice. Somou-se a pontuação dos indicadores de cada empresa e acrescentou os dez anos. Dessa forma, cada empresa possuía uma pontuação geral que foi dividida entre quartis. As empresas que se encontravam no primeiro quartil foram classificadas como fracasso e as empresas que se localizavam no último quartil foram classificadas como sucesso.
	Após esse processo, realizou-se a análise estatística descritiva no SPSS. Em seguida a análise discriminante, na qual a variável dependente era a classificação pelo quartil (sucesso ou fracasso) e a variável independente eram os indicadores de desempenho. Sendo assim, foi possível avaliar os resultados e discutir o problema.
	A classificação dos resultados foi corretamente efetuada, representando um elevado grau de confiança na análise baseada em atribuição de pontos e quartis dos indicadores de desempenho. A partir da avaliação das empresas por meio dos indicadores de desempenho e a aplicação de análise discriminante, obteve-se os centróides, ou seja, média dos centros, que é imprescindível para análise dos pesos e classificação dos agrupamentos. É importante ressaltar que o modelo de análise discriminante é significativo. Através da análise de coeficientes e valores é possível determinar a importância relativa de cada preditor na função discriminante. A correlação canônica mede a associação entre os escores discriminantes e os grupos. Quanto maior é esse valor, mais forte é a correlação, variando de 0 a 1, ou seja, quanto mais próximo de 1 se encontrar o valor melhor será a correlação. Nesse caso o índice de rentabilidade do ativo, é a variável mais importante pois o valor é relativamente alto, o que mais de aproxima de 1, o que indica uma boa correlação. Já o indicador que possui menor correlação é o índice de composição do endividamento.
	Dessa forma, O problema de pesquisa pode ser considerado como respondido, uma vez que foi possível identificar e avaliar o desempenho de empresas de sucesso e fracasso a partir da análise discriminante, que possibilitou avaliar o desempenho das empresas com um grau de assertividade de 91,4%. É importante ressaltar que o modelo de análise discriminante é significativo. A análise também possibilitou verificar, através da atribuição de pesos e centróides, quais indicadores são mais relevantes para determinar o sucesso ou fracasso empresarial. A técnica estatística utilizada é imprescindível na avaliação de desempenho das empresas, possibilitando, assim, predizer o futuro das empresas através seus indicadores.

Outros materiais