Buscar

Atividades Privativas da Advocacia e Mandato Judicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Brenda Amengol
ÉTICA – OAB
Atividades Privativas da Advocacia;
Mandato Judicial. 
· Exercem a advocacia pública os integrantes da Advocacia-Geral da União, da Defensoria Pública e das Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do DF, dos Municípios, das autarquias e das fundações públicas, estando obrigados à inscrição na OAB, para o exercício de suas atividades.
· O advogado que renunciar o mandato continuará, durante os 10 dias seguintes à notificação da renúncia, a representar o mandante, salvo se for substituído antes do término desse prazo. Assim, quando houver a apresentação de instrumento de mandato de novo advogado antes do término do prazo legal, o advogado que renunciou deve afastar-se imediatamente. O advogado deve notificar o cliente da renúncia de mandato, preferencialmente mediante carta com aviso de recebimento.
· É defeso (proibido) ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente como patrono e preposto do empregador ou cliente.
· Considera-se efetivo exercício da atividade de advocacia a participação anual mínima em 5 atos privativos de advogado, em causas ou questões distintas, que devem ser comprovadas por cópia autenticada de atos privativos.
· A função de Gerente Jurídico é privativa de advogados com regular inscrição nos Quadros da Ordem dos Advogados.
· A consultoria, assessoria e direção jurídica são atividades privativas da advocacia. Quando se tratar de postulação nos juizados especiais, fica dispensada a presença de advogado quando o valor da causa não ultrapassar 20 salários mínimos. 
· O mandato judicial ou extrajudicial não se extingue pelo decurso do tempo, salvo se o contrário for designado no respectivo instrumento. Logo, ausente previsão de prazo no instrumento, o mandato extrajudicial é válido e não será extinto pelo decurso de qualquer prazo. 
· No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social. 
· O estagiário pode, isoladamente, assinar petições de juntada de documentos, retirar e devolver autos em cartórios, mas assinar contratos e prestar consultoria jurídica, somente quando for em conjunto com o advogado.
· O estágio profissional de advocacia pode ser oferecido pela instituição de ensino superior autorizada e credenciada, em convenio com a OAB, complementando-se a carga horária do estágio curricular supervisionado com atividades práticas típicas de advogado e de estudo do Estatuto e do Código de Ética e Disciplina, observado o tempo conjunto mínimo de 300 horas distribuído em 2 ou mais anos.
· Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, somente podem ser admitidos a registro, nos órgãos competentes, quando visados por advogados. 
· São nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas. Também são nulos os atos praticados por advogado impedido, no âmbito do impedimento, suspenso, licenciado ou que passar a exercer a atividade incompatível com a advocacia. 
· 
2

Outros materiais