Buscar

Aula_02rh

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
PROF. VALERIA BELLAS
Rio de Janeiro, 13 de Julho de 2011
*
*
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Rio de Janeiro, 13 de Julho de 2011
Aula 2
A Administração de Recursos Humanos
E seus Principais Subsistemas
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Ao final da aula, você deverá ser capaz de:
 
1. Relacionar a Administração de Recursos Humanos à estratégia organizacional.
2. Identificar os subsistemas e atividades que compõem a estrutura global da área de RH.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Na aula 1, verificamos que o cenário mercadológico atual está em forte processo de mudança, exigindo das organizações melhor preparo e capacidade de adaptação para reagirem à intensa competição que o caracteriza. 
As empresas são compostas por pessoas que, por meio de seus conhecimentos e habilidades, são decisivas para apoiar a estratégia organizacional de sobrevivência no mercado. Sendo assim, as Organizações precisam estabelecer ações para identificar e desenvolver esses “profissionais do conhecimento”, garantindo seu posicionamento competitivo. 
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Cabe a área de Recursos Humanos definir estratégias eficazes de pessoas para dar suporte às organizações no alcance dos objetivos estratégicos definidos.
Como o mercado de trabalho está em constante ebulição, exigindo profissionais dinâmicos, criativos, arrojados, adaptáveis às rápidas mudanças e com capacidade transformadora, identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, independente do seu segmento de atuação (indústria, serviços, instituições financeiras, entre outros) é hoje um dos grandes desafios para a área de Recursos Humanos.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Esse desafio torna-se cada vez maior devido à crescente volatilidade e exigência dos profissionais, que buscam oportunidades de desenvolvimento e carreira desafiadoras, produzindo importantes movimentações no mundo corporativo. 
Um ponto relevante de atenção na administração de RH atual é a atração e retenção de talentos. Neste ambiente competitivo, que ações terão efetividade para atrair e reter esses talentos? Como motivá-los e apoiá-los para a plena aplicação de suas potencialidades? Como diferenciá-los buscando formas de reconhecimento inovadoras?
Essas são questões que o RH, em conjunto com as lideranças, busca responder para definir estratégias consistentes com os objetivos organizacionais. 
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Podemos destacar alguns dos objetivos da administração de Recursos Humanos, que são:
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Com essa amplitude de propósitos, entende-se que a administração de Recursos Humanos deva ter uma atuação integrada e eficiente. Dessa forma, a área de RH é composta por subsistemas que apresentam atributos de responsabilidade relacionados à estratégia global da área, estando interligados entre si de forma processual e não mais funcional. 
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Quando nos referimos a processo, estamos destacando a maneira pela qual se realiza uma atividade, utilizando métodos, técnicas e ferramentas dentro de um conceito de continuidade e interatividade; pois, numa organização, as atividades desempenhadas inserem-se dentro de um sistema, apresentando uma finalidade definida dentro da cadeia produtiva. 
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Nem todas as organizações apresentam a abrangência destacada na figura anterior, pois, dependendo do seu segmento e sua estratégia, direcionarão o foco para somente algumas dessas atividades.
A seguir, vamos conhecer melhor os principais subsistemas da área de RH e suas respectivas atividades:
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
PLANEJAMENTO DE RH
Define a estratégia global da área de RH, a quantidade necessária de pessoas para ocupação dos cargos organizacionais e os indicadores que irão monitorar os resultados estabelecidos no planejamento inicial.
REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
Relaciona-se à política salarial e de benefícios definida pela empresa, descrição de cargos, realização de pesquisas salariais, objetivando equidade interna e aperfeiçoamento contínuo das práticas aplicadas, tendo em vista a retenção de talentos.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Promove ações de capacitação para garantir a atualização, preparação e desenvolvimento contínuos dos funcionários. Essas ações são estruturadas dentro de um Plano de Desenvolvimento Anual, resultante do levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento de todo o quadro funcional da organização, contemplando os treinamentos que serão ministrados, prazos, locais e custos envolvidos.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
RELAÇÕES TRABALHISTAS
Define critérios, normas e procedimentos, garantindo a aplicação de ações justas e respeitando os acordos sindicais estabelecidos. 
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
Engloba a operacionalização e o controle dos processos de admissão, demissão, assiduidade, cálculo e processamento de salários, recolhimento de impostos trabalhistas, férias, entre outras atividades . 
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Promove ações de comunicação interna que buscam informar, motivar e comprometer os funcionários, desenvolvendo a satisfação e o orgulho de pertencer à organização. Em geral, estruturam-se canais de comunicação internos (jornais, revistas, intranet, entre outros) para divulgação de informações e interação com o público interno.
Define estratégias de captação e identificação de talentos para  a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
HIGIENE E SEGURANÇA
Define a estratégia global da área de RH, a quantidade necessária de pessoas para ocupação dos cargos organizacionais e os indicadores que irão monitorar os resultados estabelecidos no planejamento inicial.
MEDICINA DO TRABALHO E SEGURANÇA
Desenvolve ações para garantir condições físicas e ambientais seguras e adequadas ao pleno exercício das atividades dos trabalhadores. 
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Nesta disciplina, estudaremos mais detalhadamente a importância da área de Recrutamento e Seleção, responsável pela identificação e captação dos melhores talentos, entendendo-se que o conceito de “melhor” refere-se ao alinhamento de três elementos básicos:
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Portanto, esse conceito tem um caráter específico e, no processo seletivo, um profissional que não tenha sido aprovado em uma organização poderá ser o escolhido por outra, que necessita exatamente de sua experiência e perfil de competências. 
É o processo de Recrutamento e Seleção que irá suprir as lacunas de competências que a organização necessita para atingir seus objetivos estratégicos, de forma integrada ao negócio.
O profissional de RH que gerencia esse processo é chamado usualmente de Selecionador, e o seu desafio é exatamente encontrar as pessoas “certas” para exercer com excelência o rol de atividades propostas para atingir os resultados esperados pelas lideranças.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
A contratação de um profissional inadequado gera impactos significativos para as organizações, que envolvem: aumento de custos pela necessidade de nova seleção; perda de produtividade devido ao tempo que um novo profissional necessita para ambientar-se às políticas,  aos procedimentos e à cultura da organização; desmotivação das equipes pela troca de profissionais (principalmente quando envolve os líderes). 
Esses impactos podem afetar o posicionamento da empresa no mercado e a relação estabelecida com seus clientes além de, indiretamente, produzir o distanciamento dos objetivos estratégicos definidos.
Portanto, podemos considerar que selecionar é uma arte e que, obviamente, é possível de ser aprendida, pois existem técnicas e ferramentas a serem incorporadas e desenvolvidas para aprimorar a atuação do Selecionador, proporcionando maior confiabilidade a seu processo de tomada de decisão.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Uma organização é um conjunto de pessoas que trabalham, produzem e relacionam-se dentro de um objetivo comum a ser alcançado. Toda empresa tem um propósito no ato de existir,
buscando cumprir e atender um desejo ou uma necessidade da sociedade. 
Porém, num mundo em que o tempo e espaço perdem o sentido devido aos avanços tecnológicos, a mudança é a regra e os trabalhadores do conhecimento passam a ser os gestores do principal capital da empresa, a busca e a retenção de talentos tornam-se os grandes desafios da gestão estratégica de RH e o processo de seleção torna-se bidirecional, ou seja, empresa e candidato escolhem-se mutuamente.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Nesta aula, você:
Identificou a importância da área de Recursos Humanos dentro da estratégia organizacional.
- Descobriu como a área de Recursos Humanos encontra-se estruturada nas organizações.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais