Buscar

APX3 Corpo e Movimento 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃOFUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UABCurso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial – APX3/ 2021.1
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 27/06 – 19h
Disciplina: Corpo e Movimento na Educação
Coordenadora(o): Martha Lovisaro
Aluno(a): 
Matrícula: Polo: Angra dos Reis 
 
"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
Platão
ATENÇÃO!
Confira a sua avaliação antes de enviar
Não deixe de enviar a APX3 no prazo, evite que os imprevistos impeçam o envio da mesma, não deixe para última hora. Alertamos que as APXs devem ser enviadas via link da plataforma e em nenhuma hipótese outro meio de comunicação. A não observância deste aviso irá desconsiderar a APx.
Questão 1- (2 pontos) Qual a importância da atenção para a prática psicomotora?
De acordo com o conteúdo estudado na aula 16, a atenção é um estado de alerta psíquico e extremamente importante para a aprendizagem no exercício psicomotor, sendo assim, torna-se um elo de memorização facilitando que o exercício possa ser desenvolvido de forma satisfatória. Desta forma, a atenção é fundamental para a evolução humana e, na psicomotricidade, a falta de atenção inviabiliza o crescimento psicomotor do indivíduo.
Questão 2- (2 Pontos) Com suas palavras fale a respeito da trilogia da aprendizagem:
Na trilogia da aprendizagem observamos três domínios importantes; o domínio cognitivo, afetivo e motor. No domínio cognitivo são desenvolvidas atividades intelectuais e a capacidade de reconhecer informações, no domínio afetivo são desenvolvidas as emoções, a sensibilidade e os sentimentos, e, no domínio motor, são desenvolvidos os movimentos corporais que se utiliza para realizar qualquer atividade.
Na trilogia não existe aprendizado se os domínios de comportamento não estiverem articulados entre si, ou seja, eles possuem peso igual em todos os processos de aprendizagem.
Questão 3- (2 Pontos) “No diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo, o tônus integra toda a história dialética das informações exteriores, e inter-relaciona-as para dar origem à fenomenologia do comportamento humano.” (Fonseca,1998). Portanto, explique com suas palavras a função do Tônus na construção do diálogo corporal no processo do ensino aprendizagem professor/aluno. 
No processo de ensino aprendizagem, o professor deve observar com maior sensibilidade toda as formas de comunicação e expressão corporal existentes no ambiente escolar, de modo que favoreça toda interação acerca do conhecimento que pode ser gerado através de todos esses significados. 
Como exemplo, podemos citar as articulações afetivas presentes na sala de aula, onde a afetividade gera uma “energia” durante o processo de ensino, trazendo para ambos mais experiencias e conhecimento na aprendizagem. Nesta relação, todos são beneficiados. 
Questão 4- (2 pontos) Qual é a importância da observação do comportamento da criança no contexto familiar?
A observação direta da interação familiar, traz o reflexo da conduta do aluno na escola e no meio em que vive, a partir desse contexto, é possível avaliar aspectos naturais e avaliativos, como por exemplo; se o aluno depende do auxílio do adulto para se vestir, comer, desenvolver atividades do dia a dia, quem é esse adulto, como ele interfere nesse desenvolvimento, entre outras observações. A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional da criança, que se sentirá mais confiante com o apoio que recebe nesta articulação de saberes e cuidado. 
Questão 5- (2 Pontos) Com base no texto complementar “Humberto Maturana o espaço relacional da construção do conhecimento”. 
“Nós, seres vivos, somos sistemas determinados em nossa estrutura. Isso quer dizer que somos sistemas tais que, quando algo externo incide sobre nós, o que acontece conosco depende de nós, de nossa estrutura nesse momento, e não de algo externo” (Maturana, 1998b, p. 27).
Tomando por base o texto complementar a seguir, diga com suas palavras qual o sentido de educação para o autor. Utilize para resposta apenas as linhas sinalizadas.
Para o autor, o sentido da educação se dá pela interação da linguagem do indivíduo com o outro e com o meio em que vive, mas sem que seu fator de responsabilidade pessoal e autônoma seja desprezado. Nessas relações os processos de construção de conhecimento se caracterizam por processos educativos permanentes e interruptos em suas estruturas cotidianas.
.
Referencias:
Araújo, Denise Sardinha Mendes Soares de. Corpo e movimento na educação. v. 2: Fundamentos pedagógicos e da psicomotricidade para as primeiras séries do Ensino Fundamental / Denise Sardinha Mendes Soares de Araújo; Martha Lovisaro – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. 176p.; 19 x 26,5 cm. ISBN: 85-7648-316-5 1. Corpo e movimento. 2. Educação física escolar. 3. Aprendizagem psicomotora. 4. Psicomotricidade educacional. I. Título.
Disponível em:
https://canal.cecierj.edu.br/012016/dd2a3ec2cd0a90a7bd5acd8b3909a67a.pdf

Outros materiais