A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 2 - Currículo e Didática na Educação Especial

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 2 - Currículo e Didática na Educação Especial
Questão 1/5 - Currículo e Didática na Educação Especial
Leia a passagem de texto:
“Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Nilma Lino. Diversidade e Currículo. In: Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 17. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf. Acesso em 05 set. 2019.
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio sobre a organização de um currículo coerente com a diversidade, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A pluralidade do alunado na dinâmica escolar evidencia um currículo coerente com a diversidade.
Você acertou!
Comentário: “A pluralidade do alunado e das relações que se estabelecem no contexto escolar evidencia a complexidade da organização de um currículo coerente à diversidade” (livro-base, p.29).
	
	B
	O currículo é desvinculado das práticas de inclusão e exclusão que se estabelecem na sala de aula.
	
	C
	A organização escolar inclusiva é coerente com um currículo contra a diversidade.
	
	D
	A organização curricular coerente com a diversidade privilegia situações escolares que segrega o alunado com necessidades especiais.
	
	E
	Um currículo coerente com a pluralidade do alunado evidencia uma organização escolar padronizada, homogênea e igual para todos.
Questão 2/5 - Currículo e Didática na Educação Especial
Considere o seguinte extrato de texto:
“A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Nilma Lino. Diversidade e Currículo. In: Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p.9. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf. Acesso em 05 set. 2019. 
Com base no extrato de texto e nos conteúdos do livro-base Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio, assinale a alternativa que apresente os sujeitos envolvidos no planejamento curricular:
Nota: 20.0
	
	A
	O professor e o aluno.
Você acertou!
Comentário: “O planejamento do currículo, por si só, implica diretamente considerarmos quem o planeja (o professor) e para quem ele é planejado (o aluno)” (livro-base, p.30).
	
	B
	O aluno e o gestor.
	
	C
	O pedagogo e o psicopedagogo.
	
	D
	Os pais e o professor.
	
	E
	Os alunos e a equipe administrativa.
Questão 3/5 - Currículo e Didática na Educação Especial
Atente para a seguinte citação:
“Quanto às estratégias criadas para lidar com as dificuldades, destaca-se a adaptação.[...] tem a ver com a capacidade criativa, o que nos faz perceber que mesmo com algumas dificuldades, pessoas com deficiência usam da criatividade para se adaptarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DAXENBERGER, Ana Cristina; POLIA, Andreza Aparecida (Orgs.). Inclusão: do discurso às práticas educacionais. Curitiba: Appris, 2018.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio, em uma visão holística, o currículo articula três dimensões: reflexão, estratégia e ação. Assinale a alternativa que se refere à reflexão:
Nota: 20.0
	
	A
	Essa dimensão envolve bases filosóficas, ideológicas, princípios e objetivos,  e tem como foco pensar o currículo escolar.
Você acertou!
Comentário: "Envolve bases filosóficas, ideológicas, princípios, objetivos, entre outras, enquanto pensamos o currículo. [...] da reflexão, surgem as estratégias, e estas embasam a ação, tornando o currículo um fator de mudança que afeta os pensamentos [...], oportunizando uma resposta mais adequada à diversidade" (livro-base, p.34).
	
	B
	Abrange as ações e experiências escolares com o objetivo de colocar o currículo em prática.
	
	C
	Envolve as atividades na prática, desconsiderando as adaptações curriculares.
	
	D
	A dimensão da reflexão se refere ao momento da execução do currículo.
	
	E
	A reflexão deve abolir quaisquer estratégias de pensamento que estejam embasadas na promoção da diversidade.
Questão 4/5 - Currículo e Didática na Educação Especial
Considere o fragmento de texto:
“Embasadas na LDB 9394/96 e na Declaração de Salamanca (1994), podemos dizer que o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas. Sendo assim, as escolas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus estudantes, acomodando os estilos e ritmos de aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REGO, Janielle Kaline; BARRETO, Raisa Queiroga; BENÍCIO, Débora Regina Fernandes de. O currículo na escola inclusiva: uma perspectiva na educação especial. https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID2761_13092016151304.pdf. Acesso em 05 set. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio sobre planejamento curricular, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Ao planejar, o professor deve desconsiderar as potencialidades e dificuldades dos alunos.
	
	B
	O professor, enquanto planeja, é influenciado por suas próprias crenças e valores.
Você acertou!
Comentário: “O professor, enquanto planeja é influenciado por suas concepções pessoais, valores, histórias [...]. Com base nesses requisitos, pode planejar tendo em vista o aluno e suas potencialidades, dificuldades e necessidades.  Ainda é influenciado pelos recursos materiais” (livro-base, p.30)
	
	C
	Os recursos materiais disponíveis na comunidade não influenciam a organização do planejamento do professor.
	
	D
	Há evidências de que a subjetividade e a formação do professor não influenciam no planejamento do currículo.
	
	E
	Para planejar, o professor ignora suas concepções e história de vida e considera os acordos com os pais dos alunos.
Questão 5/5 - Currículo e Didática na Educação Especial
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Na área educacional, o trabalho com identidade, diferença e diversidade é central para a construção de metodologias, materiais e processo de comunicação que deem conta de atender o que é comum e o que é específico entre os estudantes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Camargo, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciên. Educ., Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n1/1516-7313-ciedu-23-01-0001.pdf. Acesso em 08 set. 2019.
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos da aula 5 (vídeo 7), o espaço destinado ao aprofundamento e enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, no período contraturno, é chamado de:
Nota: 20.0
	
	A
	Sala de recursos
Você acertou!
Comentário: De acordo com a aula 5 (vídeo 7, Na prática, 3"10' a 5"), “Sala de Recursos: é uma das alternativas mais utilizadas, objetivo o aprofundamento e enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e a criação de oportunidades para trabalhos independentes e para investigações nas áreas de interesse, habilidades e talentos. Ocorre no contra turno”.
	
	B
	Sala de aula regular
	
	C
	Classe de reforço escolar
	
	D
	APAE
	
	E
	Classe de aula comum

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.