Buscar

APOL O ENSINO DA GEOGRAFIA E SUAS LINGUAGENS

Prévia do material em texto

APOL O ENSINO DA GEOGRAFIA E SUAS LINGUAGENS
“O mapa é construído imaginando-o desenhado num cone que envolve a esfera terrestre, sendo, em seguida, desenrolado. [...] a esfera é projetada a partir do Equador, tangenciando um dos paralelos. [...] Os meridianos se cruzam no polo, semelhantemente ao que acontece na esfera”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. Mapas. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=432&evento=5>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o trecho citado e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica em que um dos hemisférios é transformado em cone e depois é planificado:
A- Mercator.
B- Cônica.
C- Mista.
D- Mista.
E- Cilíndrica.
Convenções cartográficas são códigos ou normas criadas pela necessidade de reproduzir com lealdade as características de um determinado espaço. Um mapa pode ser compreendido independentemente do país em que foi produzido, pois os códigos são aceitos internacionalmente. As figuras, cores, linhas, desenhos ou hachuras encontrados em um mapa cartográfico para ser utilizados como referência reproduzem as características de um determinado local. Exemplo: as rodovias com linhas e traços; os rios, lagos, mares e oceanos representados pela cor azul; as florestas e matas na cor verde”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:   SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES. Convenções cartográficas. <http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/matrizes/matrizes_cie/anexos/texto-22.pdf>. Acesso em 08 ago. 2017. 
De acordo como o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a direção convencionada nos mapas que está localizada no alto da folha
A- Sul.
B- Sudeste.
C- Noroeste.
D- Norte.
E- Nordeste.
“Como toda projeção resulta em deformações e incorreções, às vezes algumas características precisam ser distorcidas para representarmos corretamente as outras. As deformações podem acontecer em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÓ GEOGRAFIA. Projeções cartográficas. <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Cartografia/?pg=3>. Acesso em 10 ago. 2017.  
Tendo em vista o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica que é realizada com base em um ponto de vista nos antípodas ao ponto central:
A- Mercator.
B- Estereográfica.
C- Peters.
D- Cilíndrica.
E- Cilíndrica.
“O uso da cartografia é essencial”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIOLA, Cerli Freire; AGUIAR, Waldiney Gomes. Orientação e localização geográfica: conceitos e importância social. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2376-8.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017.
Sobre a orientação geográfica, discutida no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Podemos utilizar os astros para sabermos as direções geográficas, por exemplo: a partir de onde o Sol e a Lua aparecem e desaparecem no horizonte, pode-se identificar o Leste e o Oeste.
(  ) No Hemisfério Norte, por meio da estrela Ursa Polar e da constelação Ursa Menor, é possível a identificação do rumo Sul.
(  ) No Hemisfério Sul, a orientação pode ser realizada por meio da constelação Cruzeiro do Norte, que identifica o rumo Norte.
(  ) A bússola ajudou a traçar rumos e redes de itinerários a partir de um ponto conhecido, como os portos.
(  ) Levando em consideração o movimento de rotação da Terra, podemos afirmar que os astros “aparecem” no Leste e “desaparecem” no Oeste. 
A- V – F – V – V – V
B- F – F – V – F – V
C- V – F – V – F – V
D- V – V – V – V – F
E- V – F – F – V – V
“Dentro dessa perspectiva, o cinema, enquanto arte, tem a vantagem de dialogar com outras artes, conseguindo, dessa maneira, se comunicar com profundidade e envolvimento. Porém, como em qualquer arte, exprime direta ou indiretamente os valores de quem escreve o roteiro, do diretor, da sociedade e do momento histórico no qual foi realizado. É interessante acrescentar, ainda, que todas as formas de arte possuem linguagens e códigos específicos, que devem ser conhecidos para a melhor compreensão do que está sendo transmitido”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. O Trecho de Filme como recurso nas aulas de Geografia. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=406>. Acesso em 08 ago. 2017.
Tendo em conta o fragmento e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, sobre o conhecimento dos pontos cardeais no Brasil, analise as assertivas:
I. No Brasil, achamos estranho quando vemos, em um filme, uma cena em que o ator diz que algo está acontecendo na parte leste ou norte de um prédio.
PORQUE
II. Estamos alfabetizados geograficamente, e nossos alunos são capazes de encontrar facilmente cada ponto cardeal seja em sala de aula ou na rua. 
A- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B- As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C- A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D- A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E- As asserções I e II são proposições falsas
“O mapa é construído imaginando-o situado num plano tangente ou secante a um ponto na superfície da Terra. As linhas traçadas na esfera são projetadas no plano, partidas de certo ponto do interior da esfera [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. Mapas. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=431&evento=5>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica em que os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos são retos, convergindo para os polos:
A- Mercator.
B- Polar.
C- Peters.
D- Peters.
E- Mista.
“Por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude), é possível localizar qualquer ponto da superfície terrestre. No entanto, é preciso dominar esses conceitos e torná-los aplicáveis na nossa prática de vida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIOLA, Cerli Freire; AGUIAR, Waldiney Gomes. Orientação e localização geográfica: conceitos e importância social. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2376-8.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o fragmento e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, assinale a alternativa correta sobre a longitude:
A- Longitude terrestre é a medida angular entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto da Terra, no sentido Leste ou Oeste, variando entre 0 (zero) a 180 graus.
B- Longitude terrestre é a medida angular entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto da Terra, no sentido Norte ou Sul, e pode ser calculado pela variação do fuso horário.
C- Longitude terrestre é a medida entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, pela qual é possível fazer a localização de qualquer ponto terrestre.
D- Longitude terrestre é uma medida antiga, criada no século XV, que foi muito usada para as Grandes Navegações. Hoje em dia, ela caiu em desuso devido ao uso do GPS, muito mais moderno.
E- Longitude terrestre é a medida criada na Antiguidade e muito usada para as Grandes Navegações portuguesas e francesas. A longitude é usada apenas para calcular o fuso horário dos países.
“A construção de um mapa se dá imaginando-o desenhado num cilindro tangente ou secante à superfície da Terra, que é depois desenrolado. As áreas próximasaos polos e os próprios polos não podem ser projetados na superfície cilíndrica. Os paralelos ficam com as mesmas medidas de comprimento em relação à linha do Equador”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. Mapas. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=431&evento=5>. Acesso em 10 ago. 2017. 
De acordo com o trecho mencionado e com os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, quais são os principais usos da projeção cilíndrica?
A- A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação do mapa-múndi, para mapas marítimos e para mapas de regiões de baixas latitudes.
B- A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação de regiões de altas latitudes, como na Linha do Equador.
C- A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação das regiões polares, porque a deformação é mínima.
D- A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação regiões polares porque elas se abrem e são ampliadas, sendo mais fácil a visualização.
E- A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação do Círculo Polar Antártico: a projeção mais conhecida é a de Mercator.
“Escala cartográfica é uma relação matemática que existe entre as dimensões reais e aquelas da representação da realidade contidas em um mapa ou globo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTIAGO, Emerson. Escalas cartográficas. <http://www.infoescola.com/cartografia/escala-cartografica/>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Determine a escala no mapa, sabendo que 0,2 m equivalem a 1000 km em linha reta:
A- 1:5.000.000.
B- 1:8.000.000.
C- 1:1.000.000.
D- 1:6.000.000.
E- 1:2.000.000.
.] constata-se que grande parte dos alunos têm dificuldades para se orientarem no espaço onde vivem. Percebe-se, também, desconhecimento em sua formação nas séries iniciais, de informações indispensáveis para a compreensão de alguns conceitos bem como sua importância na vida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIOLA, Cerli Freire; AGUIAR, Waldiney Gomes. Orientação e localização geográfica: conceitos e importância social. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2376-8.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Com base no trecho citado e nos conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, analise as alternativas abaixo:
I. Como exemplo a ser usado em sala de aula, pode-se realizar a atividade de inserção de cartazes fixados na sala de aula com a orientação geográfica desse espaço, a fim de os alunos criarem um sentido de orientação geográfica.
II. O professor pode orientar os alunos a escrever palavras referentes ao ponto cardeal estudado. Por exemplo: para a palavra Leste, um sinônimo correto seria Ocidente.
III. Com a utilização de uma bússola no centro da sala e no chão, os alunos podem ser instigados pelo professor a encontrar a parede que representa corretamente os pontos cardeais.   
A- I e III
B- I e II
C- I
D- II
E- III
“Rosa dos ventos é um desenho que aparece no mostrador de bússolas, em mapas, plantas, maquetes, etc. A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação...” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOGDOENEM. Orientação e localização na superfície terrestre. <https://blogdoenem.com.br/orientacao-localizacao-superficie-terrestre/>. Acesso em 08 ago. 2017. 
Com base no trecho citado e nos conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a alternativa que indica corretamente o sinônimo da rosa dos ventos:
LETRA D Rosa náutica.
“Como toda projeção resulta em deformações e incorreções, às vezes algumas características precisam ser distorcidas para representarmos corretamente as outras. As deformações podem acontecer em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÓ GEOGRAFIA. Projeções cartográficas. <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Cartografia/?pg=3>. Acesso em 10 ago. 2017.  
Tendo em vista o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica que é realizada com base em um ponto de vista nos antípodas ao ponto central:
LETRA B Estereográfica.
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“— Bombaim é longe? perguntou Passepartout.
— Bem longe, respondeu o agente. Vai precisar passar ainda uns dez dias no mar.
— E onde fica Bombaim?
— Na Índia.
— Na Ásia?
— Naturalmente.
— Diabos! É que eu ia lhe dizer... Há uma coisa que me encafifa... é meu bico!”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERNE, Júlio. A volta ao mundo em 80 dias. Tradução de Teotonio Simões. <http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/voltamundo.html>. Acesso em 28 jul. 2017. 
De acordo com o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica e o trecho citado, analise as asserções:
I. Dar volta ao mundo em 80 dias era algo inimaginável. Uma carruagem atingia pouco mais de 20 km/h e não passava por montanhas e oceanos. Essa concepção mudou.
PORQUE
II. A narrativa de Verne criou uma nova visão de mundo e do mundo, uma outra concepção de seu “tamanho”, possibilitado pela velocidade e pelas tecnologias apresentadas na obra. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
LETRA A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
“No processo de alfabetização cartográfica, os princípios de orientação e localização estão presentes no ensino de Geografia. O Professor aborda esse conteúdo por diferentes métodos de ensino e aprendizagem da cartografia em sala de aula”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINA, Marco. Leitura do Espaço Geográfico. <http://mundogeo.com/google-earth-na-sala-de-aula/2014/03/17/leitura-do-espaco-geografico/> . Acesso em 10 ago. 2017. 
De acordo com o trecho citado e com os conteúdos abordados no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a opção que justifica corretamente o motivo da dificuldade dos alunos ao fazer a leitura do espaço geográfico:
LETRA B Porque o mundo é complexo, seja pela intensa urbanização, pelo desenvolvimento tecnológico ou mesmo pela forma como procedemos ao explorar e usar o ambiente, assim, o espaço se torna cada vez mais complexo e difícil de ser interpretado.
“O espaço geográfico não é uma porção isolada de objetos, ao contrário disso, considera todos os objetos existentes numa extensão contínua, sem exceção”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Julio César Félix. Categorias analíticas da geografia: caminhos para leitura do espaço geográfico. Revista Diálogos. n. 14, ago. / set., 2015, p. 239. 
De acordo com o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, analise as sentenças a seguir sobre a evolução das linguagens espacial, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Atualmente é possível ao professor ensinar os alunos que o planeta tem a forma de geoide, mas é necessário lembrá-los de que nem sempre foi assim e que essa forma foi convencionada devido às mudanças tecnológicas.
( ) A “descoberta” da forma de geoide da Terra foi convencionada por meio dos satélites e equipamentos tecnológicos desenvolvidos neste século.
(  ) Os conhecimentos do fundo do mar permaneceram insignificantes até a metade do século XX.
( ) Os conhecimentos sobre o fundo do mar foram proeminentes no século XVIII, que já detinha equipamentos sofisticados de exploração marinha.
( ) A maior parte da superfície dos oceanos, mas não toda, já tinha sido mapeada pelos navegadores do século XVIII,como James Cook. 
LETRA B V – V – V – F – V
Observe o mapa a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, Laércio. O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica. Editora Intersaberes, 2016. p.139. 
Considerando os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione qual projeção cartográfica está indicada na figura mencionada:
LETRA A Mollweide.
] a esfera é projetada a partir do Equador, tangenciando um dos paralelos. O polo é projetado [...]. Os meridianos se cruzam no polo, semelhantemente ao que acontece na esfera”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. Mapas. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=431&evento=5>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o fragmento e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica em que um dos hemisférios é transformado em cone e depois é planificado:
LETRA B Cônica.
“Analisando e estudando as escolas norteadoras do pensamento geográfico, é possível identificar que o conceito de espaço geográfico sofreu muitas mudanças. Em algumas destas escolas, o conceito referido não se constituía num conceito-chave para a disciplina, já em outras o conceito passou a ser chave para os estudos geográficos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Rodrigo Kuhn. A evolução do conceito de espaço geográfico.  <http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/trabalhos/5199.pdf>. Acesso em 03 ago. 2017. 
Considerando o trecho citado e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica sobre a importância da construção do conceito de espaço na escola, analise as proposições:
I. Ensinar a geografia implica desenvolver conceitos absolutos, dada a imutabilidade do espaço.
II. Ensinar geografia significa dar conta do processo que levou à atual organização do espaço, adequado à realização do trabalho e que vai sendo modificado com a finalidade de atender essa exigência.
III. A alfabetização geográfica, como a alfabetização em português ou em matemática, é importante para que os alunos possam exercer a cidadania. 
LETRA C II e III
“O professor, como mediador, deve passar para as crianças, desde seus primeiros anos na escola, que o mapa é um instrumento que traz informações e que não é apenas uma ilustração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIOS, Ricardo Bahia; MENDES, Julyend Silva. Alfabetização cartográfica: práticas pedagógicas nas séries iniciais. <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%288%29.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, analise as seguintes assertivas:
I. O ser humano tem a capacidade de traduzir as informações mais efêmeras que existem no espaço para meios permanentes.
PORQUE
II. O homem tem necessidade de fazer uma leitura do espaço, que vai desde as inscrições nas cavernas até as atuais ferramentas, como o Google Earth. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
LETRA A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
A exposição ‘A Vastidão dos Mapas’ traça paralelos entre mapas dos séculos XVI a XVIII, pertencentes ao acervo do Santander Brasil, com obras de arte contemporânea que abordam questões como o espaço geográfico, fronteiras e fluxos territoriais. Artistas como Vik Muniz e Carla Vendrami estão entre os mais de 30 que assinam as obras contemporâneas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUIA GAZETA DO POVO. A vastidão dos mapas. <http://guia.gazetadopovo.com.br/exposicoes/exposicao-a-vastidao-dos-mapas/>. Acesso em 28 jul. 2017. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos na leitura do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, analise as seguintes proposições sobre os mapas antigos analisados no livro-base:
I. A leitura do espaço geográfico é importante.
PORQUE
II. Dependemos do conhecimento do nosso espaço para sobreviver. 
LETRA A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
“No entanto, não basta à criança desvendar o universo simbólico dos mapas: é necessário criar condições para que o aluno seja leitor crítico de mapas ou um mapeador consciente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIOS, Ricardo Bahia; MENDES, Julyend Silva. Alfabetização cartográfica: práticas pedagógicas nas séries iniciais. <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%288%29.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Considerando o fragmento e os conteúdos abordados no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a alternativa que menciona corretamente a crítica feita por Castrogiovanni em relação ao ensino da geografia na escola:
LETRA B Para o autor, há uma grande incapacidade da escola em propiciar situações que levem os alunos a constantes movimentos entre o codificar e o decodificar, o criar e o ler, o interpretar e o imaginar situações. A escola e, portanto, a geografia, continuam distantes da vida.
“O professor, como mediador, deve passar para as crianças, desde seus primeiros anos na escola, que o mapa é um instrumento que traz informações e que não é apenas uma ilustração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIOS, Ricardo Bahia; MENDES, Julyend Silva. Alfabetização cartográfica: práticas pedagógicas nas séries iniciais. <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%288%29.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, analise as seguintes assertivas:
I. O ser humano tem a capacidade de traduzir as informações mais efêmeras que existem no espaço para meios permanentes.
PORQUE
II. O homem tem necessidade de fazer uma leitura do espaço, que vai desde as inscrições nas cavernas até as atuais ferramentas, como o Google Earth. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
LETRA A
“Representar uma dada realidade física em um plano não é uma tarefa muito simples, sobretudo quando essa representação envolve todo o globo terrestre. O primeiro problema está no fato de a Terra apresentar uma forma esférica, o que torna impossível a sua representação em plano. O segundo problema está no fato de que essa esfera não é perfeita, possuindo contornos e traços não muito bem definidos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENA, Rodolfo Alves. O que é cartografia? <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cartografia.htm>. Acesso em 28 jul. 2017. 
Sobre os mapas antigos estudados na seção “2.1 A necessidade de mapear” do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, analise as proposições:
I. Os mapas antigos estudados nessa seção do livro-base tem o mérito de serem originais.
II. Quem cartografou vivia até então isolado e, portanto, não sofreu influência de outros povos.
III. Tudo foi copiado de outros povos: aqueles que elaboraram os mapas apenas tinham a necessidade de se orientar.
IV. Existia o domínio da escrita por parte desses povos: os mapas eram complementares.
LETRA C I e II
“Uma das maiores aventuras do século XVI teve início em um dia como este, no ano de 1519. Neste ano, o navegador Fernão de Magalhães (1480-1521), patrocinado pela monarquia espanhola, comandou a primeira expedição que deu a volta ao mundo. O português, contudo, não terminou a viagem e morreu no caminho. Contudo, a expedição teve sequência e o audacioso objetivo foi alcançado após mortes dos marinheiros e perdas das embarcações. Segundo relato do italiano Antonio de Pigafetta(1480 ou 1491-1534), um dos poucos sobreviventes, a aventura teve mais momentos de adversidades e milagres que de marcha vitoriosa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HISTORY. Hoje na História: Fernão de Magalhães parte para a primeira viagem de circum-navegação do mundo (08.08.1519) <https://seuhistory.com/hoje-na-historia/fernao-de-magalhaes-parte-para-primeira-viagem-de-circum-navegacao-do-mundo>. Acesso em 28 jul. 2017 
Segundo os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, qual foi a importância da viagem de Fernão de Magalhães para a geografia? Selecione a alternativa correta:
LETRA C O planeta passou a ser visto como redondo

Outros materiais