A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - Recursos estéticos manuais

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Nathercya Ruth Nunes da Costa
01379617
Estética e cosmética
Para chegar a uma abordagem terapêutica correta nesse caso, inicialmente deve ser feita uma anamnese detalhada para saber em qual momento a paciente começou a apresentar esse quadro de FEG e microvarizes, além de descobrir quais, ou, se houveram tratamentos anteriores para essas disfunções e descobrir quais os hábitos dessa paciente.
Algumas condutas terapêuticas podem ajudar a amenizar e tratar essas disfunções, como massagens modeladoras, DLM, radiofrequência, corrente russa, ultrassom, e até mesmo métodos mais invasivos, como lipoaspiração e lipoesculturas. A corrente russa é uma ótima opção para o tratamento da flacidez tissular apresentada pela paciente, pois estimula contrações musculares, modelando o corpo e combatendo a flacidez. Além da corrente russa, a instalação de hábitos como atividades físicas musculação e alimentação adequada são de enorme ajuda nos tratamentos e na melhora.
Já para o quadro de FEG apresentado pela paciente, existem algumas abordagens terapêuticas que podem auxiliar no tratamento da disfunção, e a argiloterapia é uma dessas. Algumas argilas indicadas para o tratamento são: argila vermelha, que é estimulante para os músculos e apresenta propriedades tonificantes e redutora de medidas, excelente para flacidez, celulites, e gorduras localizadas; argila amarela, que apresenta ação antienvelhecimento e nutrivitalizante, com efeito tensor, e melhora a circulação sanguínea. Outras indicações para o tratamento de FEG são a ultrassom, a radiofrequência, e a gessoterapia. Na gessoterapia – que pode acontecer até duas vezes na semana – os ativos que podem ser usados para o tratamento de FEG podem ser: café verde, algisium C, asiaticoside, centella asiática, entre outros. O uso de centella asiática, além de tratar o caso de FEG, vai atuar sobre o sistema circulatório do retorno venoso, aumentando a elasticidade das paredes venosas, melhorando a circulação sanguínea, nesse caso, é indicado o uso de meias de compressão de nível 20-30mm/Hg, pois apresenta nível 3 de FEG e microvarizes, ou seja, já há um cansaço e peso nas pernas, que poderá ser aliviado com o uso de meias.
Fontes de pesquisa: 
- Livros do ser educacional: recursos estéticos manuais, disfunções dermatológicas aplicadas à estética e métodos e técnicas de avaliação.
https://www.sigvaris.com/pt-br/sua-saude/terapia-de-compressao/niveis-de-compressao-e-indicacoes
https://blog.maconequi.com.br/o-que-significa-mmhg-nas-meias-de-compressao/#:~:text=Compress%C3%A3o%20de%2030%20a%2040%20mmHg&text=tratamento%20de%20%C3%BAlceras%20abertas%20e,e%20linfedema.
https://interfisio.com.br/a-eficacia-da-radiofrequencia-no-tratamento-do-fibro-edema-geloide/
https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/20941-celulite-graus-3-e-4-quais-os-tratamentos-disponiveis#:~:text=Tratamentos%20para%20celulite%20grau%203,ac%C3%BAmulo%20de%20l%C3%ADquido%20na%20regi%C3%A3o.
https://www.esteticainrio.com.br/hermes/excelencia/344921_DRENAGEM%20LINFATICA%20BENEFICIOS%20NO%20TRATAMENTO%20DO%20FEG%20FIBRO%20EDEMA%20GELOIDE.pdf

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.