Buscar

A contribuição da leitura para a formação social - Redação ENEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A contribuição da leitura para a formação social
	Segundo a pensadora Elaine Sekimura, “Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar a cultura e valores, incitar a imaginação e a criatividade”. Essa visão, embora correta, não é efetiva no cenário global, e principalmente no Brasil, haja vista que é muito comum encontrar pessoas que, não apenas por falta de tempo, como também de acesso, não tenham o hábito de leitura. Assim, faz-se necessário analisar tais fatores.
	Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o excesso da jornada de trabalho e atividades, que são uma das principais causas da falta de tempo. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a ausência de tempo para a leitura acaba resultando em indivíduos com um pensamento crítico raso e mais fácil de ser manipulado por não ter uma formação social adequada.
	Em segundo lugar, a falta de medidas que facilitem o acesso à leitura também pode ser apontado como causa do problema. De acordo com pesquisas científicas, o hábito de ler promove o desenvolvimento do cérebro. Ao excluir pessoas do direito de ler, ferimos os direitos da população de ter acesso à educação básica. Dessa forma, a união da sociedade é essencial para garantir o hábito da leitura e a formação de cidadãos.
	Portanto, pode-se inferir que a contribuição da leitura para a formação social é um tema relevante e que carece de soluções. Desse modo, o Ministério da Educação, órgão responsável por organizar o sistema de ensino e definir as diretrizes educacionais, deve promover a criação de bibliotecas em áreas mais pobres, por meio de parcerias com os governos locais. Espera-se, com isso, facilitar o acesso a livros para todos.

Outros materiais